CULTURA: SABERES DO JAPÃO LEVA CULTURA JAPONESA À COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS NESTE SÁBADO

Aprender a fazer origami (dobraduras em papel e tecido), pintar o sete com tinta sumi, técnica milenar japonesa, e aprender as técnicas do caratê no estilo Kobudo são apenas alguns dos saberes tradicionais japoneses que serão compartilhados com mais de cem crianças moradoras de Paraisópolis no evento Saberes do Japão, neste sábado, 8.

Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura japonesa, o evento, organizado voluntariamente pelos jornalistas Erika Yamauti e Cássio Aoqui, será realizado em parceria com a ONG Pró-Saber SP, que atua há 14 anos com educação integral para crianças da comunidade.

 

Participantes do programa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Foto: divulgação

 

Por meio de professores voluntários, serão apresentados diferentes elementos da cultura nipônica de forma participativa – as crianças interagirão em todos os momentos, constituindo-se em uma tarde lúdica e divertida. “Particularmente, gostaria muito de ver um público cada vez mais amplo com acesso não apenas à gastronomia – há muito o sushi e o sashimi já caíram no gosto da elite brasileira – mas também às artes e aos costumes do Japão. Especialmente para crianças e jovens, trata-se de um mundo onírico, colorido e bastante curioso”, conta o empreendedor social Cássio, um dos realizadores que, ao lado de Erika, esteve em janeiro deste ano no Japão, participando do “Programa de Convite a Descendentes de Japoneses das Américas Central e do Sul de Visita ao Japão”.

O programa, realizado pelo MOFA (Ministry of Foreign Affairs of Japan – Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão), reuniu 10 nikkeis (descendentes de japoneses), todos comunicadores latino-americanos, para uma jornada que proporcionou a redescoberta de valores e da própria identidade nikkei.

Após o retorno, cada ex-bolsista tem a missão de promover e divulgar a cultura japonesa, através da realização de um evento. Erika é uma referência da comunidade nikkei de São Paulo, e Cassio é especialista em empreendedorismo social no Brasil. Os dois jornalistas resolveram então unir suas habilidades e conhecimentos para criar um evento em conjunto.

 

Crianças de Paraisópolis terão contato com a cultura japonesa. Foto: divulgação

 

Daí surgiu o projeto “Saberes do Japão”, que levará a cultura japonesa para a favela de Paraisópolis, em São Paulo, oferecendo atividades culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos moradores de Paraisópolis, na sede da ONG Pró-Saber, que atende 175 jovens da comunidade. A atividade acontecerá no dia 08 de abril (sábado), das 14 às 17 horas.

“Estamos nos dedicando a esse projeto de coração, porque sentimos uma vontade imensa de retribuir e agradecer pelas experiências lindas que tivemos no Japão! Gostaríamos muito do apoio de todos que puderem nos ajudar no dia do evento, ministrando workshops, fazendo apresentações culturais, mostrando danças, esportes e cultura japonesa para as crianças”, ressalta Erika.

Os interessados em participar do evento como voluntários, instrutores ou para apresentações artísticas podem entrar em contato pelo email saberesdojapao@gmail.com.

 

 

SABERES DO JAPÃO

Quando: 8 de abril (sábado), das 14h às 17h

Onde: ONG Pró-Saber SP (rua Manoel Antonio Pinto, 974, Paraisópolis)

Público: Crianças, jovens e adultos moradores da comunidade de Paraisópolis e participantes da ONG Pró-Saber

Entrada gratuita

 

 

Related Post

LAZER: IV Noite do Havaí Beneficente A Comissão de Incremento Social do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) em parceria com a Comissão de Jovens da e...
SUKIYAKI DO BEM: Ceramista Hideko Honma promove 6ª... Idealizado pela ceramista Hideko Honma, a 6ª edição do Sukiaki do Bem acontece neste sábado (2 de junho), no Tivoli Mofarrej, no bairro dos Jardins, c...
ESPECIAL/MATO GROSSO DO SUL: Associação Okinawa de...   A Comunidade Okinawana residente em Campo Grande (MS) comemora este ano 100 Anos de Imigração. Para marcar a data, a Associação Okinawa de Cam...
JOJOSCOPE: Desconstruindo Miyazaki O Espaço Mizú é uma escola de arte charmosa e aconchegante no bairro da Pompéia, em São Paulo. Esse espaço que transborda criatividade e talento foi o...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *