CURITIBA: Hanamatsuri ou Festa das Flores acontece neste fim de semana na Praça do Japão

 

A Cerimônia do Hanamatsuri ou Festa das flores é a comemoração do nascimento de Buda (Xaquiamuni). A festa das flores é realizada anualmente no mês de abril. O evento é caracterizado pela homenagem ao Buda criança com a oferta de flores e chá adocicado.

 

Hanamatsuri será realizado nos dias 27 e 28 de abril em Curitiba (foto: divulgação)

 

As pessoas oferecem o chá ao Buda, banhando sua imagem, ainda criança, com pequenas porções de chá adocicado naturalmente ( não colocamos açúcar). A imagem do Buda fica dentro de um altar ornado com muitas flores coloridas que é denominado “Hanamido “.O altar representa o jardim em que Buda nasceu e o chá representa a chuva de néctar que caiu no momento de seu nascimento. Conforme a crença popular, as pessoas que assim o homenageiam podem ter seus pedidos atendidos.

De acordo com a sua biografia, no momento de seu nascimento, uma música celestial ecoou pelos quarto cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam mostrando todo o seu colorido e do céu caiu uma suave chuva de néctar.

Existem várias denominações para o Buda : Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “ pessoa venerável da família Shaka”, seu nascimento ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da Índia e quando criança era chamado de Sidharta Gautama. Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya.

O seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante. Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho. Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.

 

 

SERVIÇO

Hanamatsuri ou Festa das Flores

Quando: 27 e 28 de Abril das 11h às 20h.

Onde: Praça do Japão – Curitiba – PR

 

Programação


dia 27 ( sábado )

13h45 – O cortejo de Desfile com criança que vestir KIMONO (houpa japonesa antigo).

14h00 – Cerimônia do KANBUTSU-E

Nos precisamos de crianças para participar do cortejo. Dizem que as crianças que participam desse evento ficam com mais saúde e atraem sabedoria.

Convidamos todos as crianças de Curitiba. Estamos aguardando a sua participação.

As vagas são limitadas!!

quem : crianças de 5 a 9 anos

inscrição e info: 3014-6268 com OEDA

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: 6º Japan Sul é confirmado para os dias... Em um ano particularmente difícil para as associações e entidades nipo-brasileiras, a União das Associações Culturais de Santo Amaro, entidade que reú...
SÃO PAULO: Câmara Municipal aprova aumento do IPTU...   A Câmara Municipal aprovou, às 23h30 desta terça-feira (29), em votação definitiva, o Projeto de Lei (PL) 711/2013, que reajusta o IPTU na c...
COMUNIDADE: 25º Furusato Matsuri confirma expectat... A Associação dos Agricultores de Cocuera realizou nos dias 7 e 8, em sua sede, no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes (SP), a 25ª edição do Furusato...
CULTURA: SABERES DO JAPÃO LEVA CULTURA JAPONESA À ... Aprender a fazer origami (dobraduras em papel e tecido), pintar o sete com tinta sumi, técnica milenar japonesa, e aprender as técnicas do caratê no e...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *