CURITIBA: Nikkei assume comando do Cindacta II

O 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada na cidade de Curitiba (PR), está sob novo comando.

Em cerimônia realizada no dia 19 de janeiro, o coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, natural da cidade de Maringá (PR), assumiu o cargo de comandante. É a primeira vez na história que um nikkei comandará o Cindacta II.

 

É a primeira vez que um nikkei assum e o comando do Cindacta II. Foto: divulgação

 

A cerimônia militar de transmissão de cargo contou com a presença do cônsul geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, do ex-presidente do Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF-4), desembargador Tadaaqui Hirose, do diretor do Escritório no Brasil do Governo da Província de Hyogo-Japão, Nobuyuki Nagata, e do presidente do Nikkei Clube de Curitiba, Nobuyuki Nagata.

A missão institucional do Cindacta II é garantir a vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzir as aeronaves que tem por missão manter a integridade e a soberania do espaço aéreo brasileiro, na área de sua responsabilidade.

Para o suporte às suas operações, o Centro é apoiado por 15 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), nos quais estão estrategicamente instalados os radares, as estações de telecomunicações e os equipamentos de auxílio à navegação. Diuturnamente, na sede, em Curitiba, e nos Destacamentos, quase 3000 militares e civis colaboram para a segurança do controle de tráfego aéreo e para o crescimento do país.

 

Investimentos – Atualmente, o Cindacta II é responsável pelo controle do tráfego aéreo de uma região com intensas movimentações aéreas, representando mais de 30% do movimento aéreo nacional. Para realizar a sua missão com propriedade, investe continuamente na atualização de seus sistemas operacionais, na qualidade e excelência de seus recursos tecnológicos e na qualificação de seus recursos humanos. O Centro presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

 

Related Post

ARUJÁ: Expo Aflord movimenta turismo e vê conquist... O ácaro rajado, um dos principais problemas enfrentados pelos produtores de flores ornamentais, pode estar com seus dias contados. Resultado de uma pa...
PARÁ: Exposição mostra personagens da cultura japo... (CRÉDITO DAS FOTOS: GERALDO RAMOS)     A cultura japonesa, com seus personagens inusitados, pode ser conferida até 15 de novembro,...
RIBEIRÃO PIRES: Município recebe verba de Walter I... O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) esteve em Ribeirão Pires, na Grande ABC, para anunciar R$ 250 mil em verbas parlamentares para custeio da sa...
TAIKÔ: São Paulo e Rio de Janeiro recebem o tradic... Um dos mais tradicionais grupos percussivos do Japão, o grupo Kodo desembarca no Brasil, após oito anos, para uma série de apresentações em São Paulo ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *