CURITIBA-PR: Cerâmica do Japão: a geração emergente do forno tradicional japonês

Das técnicas tradicionais às obras de arte originais, da antiguidade à vida contemporânea, 35 ceramistas japoneses expõem sua visão sobre o tema “Vasilhames”

 

Chega a Curitiba, em 12 de janeiro de 2016, a Exposição Itinerante Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês, que ficará em cartaz no Museu Paranaense até 7 de fevereiro. Promovida pela Fundação Japão como parte integrante das comemorações dos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade Japão-Brasil, a mostra traz ao país obras de 35 artistas em atividade nas sete regiões mais representativas dos fornos no Japão.

O tema desta exposição, “Vasilhames”, revela a perspectiva de cada artista na compreensão da funcionalidade deste objeto tão presente no dia a dia dos japoneses, assim como a sua visão sobre a situação atual e o futuro da cerâmica japonesa.

Ceramica_No.61_ok-340x271

A exposição, iniciada no Rio de Janeiro em dezembro de 2015, segue ainda para Brasília e Bauru, no interior de São Paulo.

Segundo Masami Shiraishi, curador e diretor do Museu de Arte da Província de Yamanashi, o Japão é um dos países em que a arte da cerâmica floresceu com grande prosperidade.

“O país não só conta com um grande número de ceramistas, como também com um contingente significativo de apreciadores dessa arte”, afirma.

Para o curador da mostra, o privilégio de ter as quatro estações nitidamente distintas e um clima ameno e diversificado provavelmente conferiram ao povo japonês uma forte afeição por objetos feitos de elementos básicos da natureza, como a argila.

Além da produção comercial de artefatos destinados ao uso prático cotidiano, os ceramistas demostram uma riqueza na originalidade. Alguns visam o uso prático, enquanto outros buscam a criatividade, empregando a técnica tradicional às formas; outros, ainda, utilizam a argila simplesmente como elemento básico para moldagens experimentais.”

 

Ceramica_No01_ok-460x366A mostra revela também a compreensão de cada artista sobre as funções dos vasilhames, apresentando a natureza da cerâmica japonesa atual. Enquanto alguns buscam o aprimoramento das técnicas tradicionais, muitos acrescentam refinamento ao design com o intuito de criar obras de arte ainda mais originais. Outros, livres das limitações da tradição, buscam novas formas, adaptando-as ao estilo de vida moderno, criando obras ainda mais notáveis. Há, ainda, aqueles que procuram enfatizar a praticidade da cerâmica na vida contemporânea. Em comum, os ceramistas têm a dedicação a uma arte inovadora para a próxima geração.

 

 

Serviço

Exposição Itinerante

Cerâmica do Japão:
A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês

12 de janeiro a 7 de fevereiro de 2016

 

Local
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – Alto São Franscisco
Curitiba – PR

ENTRADA GRATUITA

Horário de funcionamento
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

 

Informações
Consulado Geral do Japão em Curitiba

Museu Paranaense
Tel.: (41) 3304-3300

 

Realização
Fundação Japão
Consulado Geral do Japão em Curitiba
Museu Paranaense

Related Post

MOGI DAS CRUZES: Templo Budista de Mogi ganha pain... O Templo Budista Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes, administrado pelo reverendo Enryo Shimizu, está passando por uma revitalização. Dentro, o que cha...
SOCIAL: Lançamento da terceira edição do livro “O ...   Literatura - Aconteceu na noite do dia 20 (quinta-feira), o lançamento da terceira edição do livro “O Nikkei no Brasil”, no Salão Nobre da S...
SOROCABA: Grupo limpa parque para a Festa Japonesa   O Parque Kasato Marum, no Campolim, amanheceu cheio de descendentes de japoneses ligado à União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Soro...
33º FESTIVAL KODOMO NO SONO – BAZAR BENEFICE... Praça de Alimentação: Yakissoba, Yakitori, Udon, Moti, Futomaki, Guioza, Tempurá, Sushi, Sashimi, Okonomiyaki, Paella, Batata frita, Pastel, Pernil, H...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *