CURITIBA/CINEMA: Cinemateca de Curitiba homenageia Keisuke Kinoshita

No ano do centenário do nascimento do diretor Keisuke Kinoshita, o Consulado Geral do Japão em Curitiba juntamente com a Fundação Japão e com a Cinemateca de Curitiba promoverá a mostra de filmes: “100 anos de Keisuke Kinoshita”, como forma de divulgação da cultura japonesa. Os filmes serão todos apresentados em japonês com legendas em português.

 

Keisuke Kinoshita (foto: divulgação)

Considerado “o mestre que igualou Akira Kurosawa”, Keisuke Kinoshita estreou como diretor de cinema em 1943 com a obra Hana Saku Minato (Porto de Flores, em tradução livre – sem título em português), lançando vários filmes que fizeram sucesso e marcaram a história do cinema japonês, tais como: Nijushi no Hitomi (24 Olhos), Karumen Kokyou ni Kaeru (Carmem retorna para casa, em tradução livre – sem título em português) e Narayama-Bushi Ko (A Balada de Narayama).

 

A Balada de Narayama conquistou a Palma de Ouro em Cannes em 1983 (foto: divulgação)

Foi contemporâneo de Kurosawa, seu grande amigo, com quem dividiu a popularidade, além de ter produzido filmes em parceria. No dia 5 de dezembro deste ano comemora-se 100 anos do nascimento de Kinoshita, hoje reconhecido mundialmente como o “Gênio das Comédia”.
Na mostra são apresentadas 12 das suas obras, entre elas suas grandes representantes: “24 olhos”, “A Balada de Narayama” e Kôge (O Perfume do Incenso, em tradução livre – sem título em português).

 

PROGRAMAÇÃO – 100 ANOS DE KEISUKE KINOSHITA

DIA 19 (TERÇA)
16h – Mulher (Onna, Japão, 1948 – 67 min. – Romance, Suspense, Drama)
Elenco: Mitsuko Mito, Eitaro Ozawa.
Sinopse: Toshiko, uma dan­çarina, tenta viver com garra e correção lutando contra a pressão masculina. Toshiko é levada, por ordem do gangster Machida para Hakone, de lá eles seguem viagem até Hamamatsu. Ela é arrastada para a vida bandida de Machida e luta contra seus sentimentos fracos que acreditam nas palavras dele, tentando seguir um caminho correto.

19h – Amor Imortal (Eien No Hito, Japão, 1961 – 107 min. – Romance, Drama)
Elenco: Hideko Takamine, Yoshi Kato, Keiji Sada, Kiyoshi Nonomura, Tatsuya Nakadai.
Sinopse: História dividido em 5 episódios. Primeiro episódio – Ano de 1932 (ano 7 da era Showa), durante o incidente de Shangai. Sadako, filha do camponês Sôjiro, namora Takashi Kawaminami. Takashi e Heibee, filho do senhor das terras Heizaemon Koshimizu, foram à guerra, mas Heibee, ferido na perna, fora dispensado da tropa e voltou para casa. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (1962)

DIA 20- (QUARTA)
16h – O Exército (Riku Gun, Japão, 1944 – 87 min. – Drama)
Elenco: Kazumasa Hoshino, Ken Uehara, Shin Saburi, Shuji Sano.
Sinopse: Aos 19 anos Yunojo sentiu na pela um dos marcos da história japonesa. 30 anos depois, logo após a Guerra contra a China, já casado Yunojo, segue com o comércio que herdou do pai.

19h – Tragédia no Japão (Nihon No Higeki, Japão, 1953 – 116 min. – Drama)
Elenco: Yuko Mochizuki, Yoko Katsuragi, Masami Taura, Ken Uehara, Teiji Takahashi.
Sinopse: Haruko, viúva de guerra, era empregada da pousada Izuhana, em Atami. Em uma época turbulenta do final da guerra, com um casal de filhos (Utako e Seiichi) para criar, ela chega a trabalhar em uma casa de prostituição, além de ter um terreno, a sua única posse, subtraído pelo seu cunhado.

DIA 21 (QUINTA)
16h – A Rajada de Neve (Kaza-Hana, Japão, 1959 – 78 min. – Romance – Drama)
Elenco: Yasushi Nagata, Chieko Nagashiyama, Toshio Hosokawa, Kuniko Igawa, Yoshiko Kuga.
Sinopse: Haruko, filha de um camponês, apaixona-se por Hideo, o segundo filho de um rico proprietário de terras (Nagura). A família dele, no entanto, não aprova o romance, e os dois tentam o suicídio atirando-se nas águas do Rio Shinano.

19h – Porto de Flores (Hana Saku Minato, Japão, 1943 – 82 min. – Drama)
Elenco: Eitaro Ozawa, Ken Uehara, Mitsuko Mito, Chishu Ryu, Eijiro Tono.
Sinopse: Uma pequena ilha situada no mar de Seto viveu a sua fase de prosperidade com o estaleiro ali instalado. Porém, com o fechamento do estaleiro a ilha entra em decadência, quando certo dia chega às mãos do chefe da vila um telegrama em que Shuzo, filho de Nonagase que é tido como um herói na ilha por ter no passado levantado o estaleiro, comunica querer realizar uma visita. Na esperança de que algo de bom aconteça, os ilhéus aguardam ansiosamente pela ilustre visita. Porém o Shuzo que chega à pacata ilha é um farsante e provoca confusões entre os ilhéus.

DIA 22 (SEXTA)
16h – Assim, Outro Dia (Kyo Mo Mata Kakute Arinan, Japão, 1959 – 74 min. – Drama)
Elenco: Teiji Takahashi, Yoshiko Kuga, Kankuro Nakamura, Kanzaburo Nakamura, Murasaki Fujima.
Sinopse: A pequena casa na praia de Shônan é a residência dos Sato. Shoichi, o provedor, é um assalariado de uma empresa em Tóquio. A esposa Yasuko ocupa-se com os afazeres domésticos e na criação do filho Kazuo, levando uma vida monótona. Para saldar as dívidas, Shoichi resolve emprestar sua casa ao seu chefe para veraneio.

19h – A Balada de Narayama (Narayama-Bushi Ko, Japão, 1958 – 98 min – Drama)
Elenco: Kuniyo Tanaka, Teiji Takahashi, Yuko Mochizuki, Danko Ichikawa, Seiji Miyaguchi.
Sinopse: Aos 69 anos Orin, moradora de um vilarejo, fica viúva e cuidando do seu filho Tatsuhei, que no ano anterior havia perdido a sua mulher, e do seu neto Kesakichi ocupava-se em encontrar uma pretendente para Tatsuhei. De acordo com a tradição local, ao completar 70 anos, o septuagenário deve realizar uma procissão ao monte Nareyama. A procissão, na realidade, significava o retiro na montanha para aguardar pela morte. Porém para a trabalhadeira Orin, não sobrava tempo para se preparar para a procissão. No dia do Nareyama Matsuri (Festival de Nareyama) chega, do vilarejo vizinho, a noiva do Tatsuhei. Orin então pensa que estava apta para partir para o exílio, porém ainda havia uma coisa a fazer

DIA 23 (SÁBADO)
16h – Adeus à Primavera (Seishun-Cho, Japão, 1959 – 101 min. – Drama)
Elenco: Masahiko Tsugawa, Kazuya Kosaka, Akira Ishihama, Toyozo Yamamoto, Yusuke Kawaji.
Sinopse: Cidade de Aizu. À frente do túmulo dos Byakkotai (Tropa dos Tigres Brancos) quatro amigos de infância (Umasugi, Minemura, Teshirogi e Makita) reúnem-se para reencontrar o amigo que foi estudar em Tóquio (Iwagaki).

19h – Vinte e Quatro Olhos (Nijushi no Hitomi, Japão, 1954 – 155 min. – Drama)
Elenco: Hideko Takamine, Shizue Netsukawa, Chishu Ryu, Hideyo Amamoto, Yumeji Tsukioka.
Sinopse: Hisako Oishi, uma professora recém-formada é alocada na escola de uma ilha remota. Lá ela fica responsável pelo 1º ano com apenas 12 alunos. Esses 12 alunos com seus 24 olhos recebem sua nova professora amavelmente. Porém o destino reserva para a professora e seus pequenos alunos um futuro trágico entre guerras e doenças.

DIA 24 (DOMINGO)
16h – O Rio Fuefuki (Fuefuki Gawa, Japão, 1961 – 117 min. – Épico, Drama)
Elenco: Yoshi Kato, Masao Oda, Ryuusuke Daigenji, Hisano Yamaoka, Michiko Aoki.
Sinopse: Período de Sengoku (países em guerra). No império de Kai vivia, em uma humilde casa de camponês ao pé da ponte Fuefuki, Ojii, seu genro Hanpei e os netos (Take, Hisa, Hanzô). Hanzô foi à guerra acompanhando o senhor das terras e conseguiu uma importante vitória na batalha às margens do rio Iida, motivo de orgulho do Ojii.

19h – O Perfume do Incenso (Ko-Ge, Japão, 1964 – 201 min. – Drama)
Elenco: Nobuko Otowa, Mariko Okada, Kinuyo Tanaka, Kazuo Kitamura, Eiji Okada.
Sinopse: História da vida de Tomoko e sua mãe Ikuyo. Após a morte do primeiro marido, Ikuyo casa-se novamente deixando a filha Tomoko com a avó. Anos depois, após a morte da avó Tomoko é vendida como aprendiz de gueixa pela mãe.

Data: de 19 (terça-feira) a 24 (domingo) de junho
Horário: Sessões às 14 e às 19 horas.
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco – Curitiba (PR)
Informações pelos telefones: 41/3321-3252 / 3321-3270

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HOKKAIDO: 1º ISHIN MATSURI Acontece no próximo dia 29 (domingo), das 11 às 16 horas, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência Centro de Intercâmbio Brasil- Hokkaido, na z...
HAIKU: Brasil recebe Prêmio Especial no 23º Concur...   A Comissão Organizadora do Itoen Oi Ocha Shin Haiku, realizado no Japão, anunciou recentemente o resultado do 23º concurso mundial de poema ...
ARTES: Carlos Kubo expõe na 5ª Semana da Cultura J...   O artista plástico Carlos Kubo apresentará 28 obras na 5ª Semana da Cultura Japonesa de Lins SP, que acontece entre os dias 6 e 12 de agosto...
KAROKÊ: Alexandre Hayafuji é campeão do Grand Prix... Alexandre Hayafuji, da categoria Veterano “A” (Kashosho) foi o grande campeão do Grand Prix do 22º Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o Pauli...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *