CURSO: Matrículas abertas para as turmas de agosto do curso de japonês Marugoto na Aliança Cultural Brasil-Japão

As inscrições para as novas turmas do curso de japonês Marugoto, uma parceria da Fundação Japão em São Paulo (FJSP) com a Aliança Cultural Brasil-Japão, já estão abertas e têm vagas limitadas.

O curso utiliza os livros Marugoto Língua e Cultura, utilizados nos 28 países em que é ministrado, proporcionando aos alunos diretrizes consideradas referência para o ensino, aprendizado e avaliação do idioma. Este material didático é elaborado especialmente por professores da The Japan Foundation, fundamentado no JF Standard for Japanese-Language Education.

 

Esta metodologia é voltada a alunos a partir de 18 anos de idade e inclui não apenas o aprendizado do idioma, mas também atividades sobre a cultura, o dia a dia, os costumes e as tradições dos japoneses.

O dinamismo das aulas e a abordagem de todos estes assuntos, sempre atualizados, são alguns dos diferenciais do curso, que triplicou o número de alunos em quatro anos de existência.

Desde 2012, com a primeira turma, o curso vem recebendo grande procura não apenas de descendentes de japoneses, mas também de pessoas de todas as idades e origens, por diversas razões, desde interesse em mangás, animes ou artes marciais japonesas, até funcionários de empresas japonesas ou pessoas que sonham, um dia, em fazer uma viagem à Terra do Sol Nascente.

 

Níveis – O Marugoto tem cursos com níveis e módulos adequados às diferentes necessidades e conhecimentos. Na Fundação Japão em São Paulo, são ministradas aulas dos níveis: Básico 2, Pré-intermediários 1 e 2 e Intermediário 1. O curso do nível Básico 2 é para aqueles que já sabem ler um pouco da escrita japonesa e têm uma certa noção de japonês. Já sabem, por exemplo, fazer uma auto-apresentação simples ou comunicar-se com assuntos casuais, como o que gosta de comer, o que fez no fim de semana, etc.

No entanto, o livro didático também abrange níveis Introdutórios e Básico 1, voltados àqueles com nenhuma ou um pouco de experiência com o idioma japonês. As aulas para estes níveis são oferecidas pela Aliança Cultural Brasil-Japão, no curso Marugoto Aliança.

 

Novo módulo – Uma novidade para o segundo semestre é a abertura do Básico 2 Katsudo PLUS. O nível Básico 2 passa, então, a ser dividido em três módulos: Katsudo, Katsudo PLUS e Rikai.

No módulo Katsudo (Atividades), com duração de um semestre, aprende-se a utilizar a língua japonesa de forma adequada às situações e aos objetivos. Neste módulo, são enfatizadas a oralidade e a aptidão de realizar os diálogos por meio de atividades, aprendendo expressões-chave para o dia a dia.

A proposta é que, após o término de cada aula, o aluno consiga se comunicar em japonês em diferentes situações. Não se exige que o aluno saiba escrever em japonês, apenas que saiba ler.

No módulo Katsudo PLUS, a duração será de um ano para que o aluno possa aprender mais detalhadamente o conteúdo deste nível. Serão oferecidas mais atividades de audição e conversação, com enfoque nas habilidades que realmente podem aprimorar a capacidade de resolução de tarefas (can-do) utilizando a língua japonesa. Ele é voltado àqueles que querem estudar japonês sem pressa e com mais atividades.

Embora não seja uma regra, a recomendação é que, após concluir o módulo Katsudo, o aluno siga para o Rikai (Compreensão) do mesmo nível. Neste módulo, os alunos estudam a língua japonesa por meio das quatro competências: ler, escrever, ouvir e falar, reforçando o aprendizado e implementando gradativamente o conhecimento. Além de ouvir e praticar a fala, há atividades de gramática, leitura, interpretação de texto e redação.

Um teste de nivelamento está disponível no site http://fjsp.org.br/marugoto/  .

 

Fundação Japão em São Paulo: Av. Paulista, 37 – 2º andar (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Tel.: (11) 3141-0110

www.fjsp.org.br/marugoto

marugoto@fjsp.org.br

 

Informações sobre o curso e matrículas: Aliança Cultural Brasil-Japão – Rua Vergueiro, 727 – 5º andar (ao lado da estação Vergueiro do metrô)

Tel.: (11) 3209-6630

www.aliancacultural.org.br

 

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: Confira a programação da Celebraç... Para os chineses, 2016 começou oficialmente nesta segunda-feira (8). A diferença ocorre porque os chineses seguem o calendário lunar. Assim como para ...
MOGI DAS CRUZES: 31º Akimatsuri começa neste fim d... A Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) realiza neste fim de semana (9 e 10) e no próximo (16 e 17), em seu Centro Esportivo, no bairro Port...
COMUNIDADE: Aliança Cultural Brasil-Japão busca ap... Diante da grave crise política e econômica que o país atravessa, a Aliança Cultural Brasil-Japão lançou, há cerca de 20 dias, campanha visando arrecad...
JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Skatista brasileiro q... Clebson Motoki, 40 anos, curte adrenalina e emoção desde a infância. As competições de skate no Brasil consagraram o então jovem skatista no circuito ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *