DE SUMÔ A KUNG FU: Bairro da Liberdade recebe Virada Esportiva Oriental neste fim de semana

A Prefeitura Regional da Sé informou que, em função da Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade – mais conhecida como “Feirinha da Liberdade” – as atividades que seriam realizadas na Praça da Liberdade foram transferidas para a Rua Galvão Bueno (próxima ao torii)

 

Do sumô ao karatê passando pela Dança do Leão e Dragão, Kung Fu e Tae Kwon Do. Na Virada Esportiva Oriental 2017, que acontece neste fim de semana (23 e 24), no bairro da Liberdade, há espaços para as mais variadas modalidades originárias dos países asiáticos. No caso, do Japão, Coreia e China, que serão representados pelas associações Rádio Taissô, Rizumo Kenko Taissô, Associação Shizuoka Goju-kan, São Paulo Giants Beisebol e Softbol Clube, Action Kung Fu Dublês Marciais, União Nacional de Dança de Leão & Dragão e Sai Fung Kung Fu.

 

Bairro da Liberdade recebe Virada Esportiva Oriental neste fim de semana. Foto: divulgação

 

Além da Praça da Liberdade, a Virada Esportiva Oriental movimentará também o CEE Ryuso Ogawa, na Vila Guarani (zona Sul), com oficinas e atividades de gatebol; o Estádio Municipal Mie Nishi, no Bom Retiro, com atividades de beisebol e softbol e ocupará também as dependências da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Espaço de Eventos Hakka e Associação Miyagui, com workshops e oficinas. A programação tem início às 10 horas nos dois dias.

A Virada Esportiva Oriental faz parte da Virada Esportiva que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo realiza com o objetivo de aumentar em 20% a taxa da prática de atividade física em São Paulo, como propõe o Programa de Metas da Prefeitura.

 

Sumô será uma das atrações na Praça da Liberdade. Foto: Aldo Shiguti

 

Hugo Hoyama – Serão oferecidas mais de 1.000 atividades gratuitas em todas as regiões da cidade. Na abertura, no sábado de manhã, o campeão de escalada Felipe Camargo subirá até o topo da Ponte Estaiada. Em seguida, em pontos distintos da cidade, acontecem simultaneamente a Virada Oriental, na Liberdade, e o Campeonato de Skate “Banks Park Attack”, no Grajaú.

A Virada também estará presente em unidades do Sesc. O mesatenista Hugo Hoyama conduzirá um torneio recreativo no Sesc Consolação. Já Fernando Meligeni representará o tênis de quadra, com o bate-papo no Sesc Dom Pedro II.

As piscinas públicas de São Paulo serão reabertas neste fim de semana, incluindo a do Ceret, na Zona Leste, que é a maior da América Latina. Centros Esportivos, Clubes da Comunidade e CEUs de todas as regiões oferecem extensa programação de atividades para todos os gostos, como futebol, futsal adaptado, ginástica, basquete, atletismo, voleibol adaptado, diversas artes marciais, zumba, slackline, handebol, xadrez, patinação e muito mais.

 

Demonstração de ginástica também está na programação. Foto: Aldo Shiguti

 

#SampaAtiva – A Prefeitura aproveita a data para iniciar também, de forma gradual, a campanha #SampaAtiva, com o objetivo de fazer com que as pessoas adquiram o hábito de ocupar a cidade praticando atividade física e esportes variados.

A programação completa pode ser obtida no site: https://goo.gl/NtF2EN. Acompanhe também o site www.viradaesportiva2017.com.br e as hashtags #SampaAtiva e #ViradaEsportiva2017.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Virada Esportiva Oriental

    Modalidades

     

    Radio Taisso

     

     

    Rádio Taisso é uma ginástica rítmica originária do Japão. No Japão iniciou-se em 1 928 e no Brasil foi criado em 18/06/1 978, na comemoração dos 70 anos da imigração japonesa neste país. Atualmente contamos com 48 Associações que praticam R.T. em S.P. Sua prática promove Saúde, Bem estar, Disposição, Concentração, Alegria e as pesquisas comprovam: 20 minutos que prolongam a sua vida com a prevenção de: estresse, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol, hipertensão arterial.  Pratique Rádio Taisso e terá mais saúde e qualidade de vida.

    Associação de Rádio Taisso da Liberdade foi o pioneiro nesta modalidade e foi fundado em 1978.         Contamos com a participação de 40 ginastas todas as manhãs de segunda a sábado das 6:00 as 7 horas, na Praça da Liberdade.    Espero a participação de todos.

    Mais informações em: http://radiotaisso.blogspot.com.br/

     

     

     

     

     

    Rizumu Kenko Taisso

    Rizumu Taisso é uma Ginástica rítmica que foi implantado no Brasil em 2011 com a professora Itsuko Ichida. Origem da esta modalidade da ginástica sempre acompanhado com as músicas bastante apreciados.

    Com os movimentos do seu corpo preservamos mentalmente, fisicamente e tornamos harmonia entre praticantes juntamente com as famílias.

    No mundo inteiro a avançada idade um lado bom e outro lado trazendo inúmeras problemas.

    Vamos viver bem com a prática de Rizumu Taisso!

    Rizumu Taisso do Brasil com autorizado no NPO Hojin do Japão e registrado no INPI do Brasil.

    Maiores informações pelo telefone: 11-99629-9108

     

     

     

     

     

     

    Karate-do

     

     

    “Karate-do é uma Arte Marcial originaria de Okinawa e significa o Caminho das Mãos Vazias. De grande valor Cultural, mantém em seus ensinamentos as tradições para o desenvolvimento do ser humano em equilíbrio. Como esporte olímpico, fará sua estreia em Tokyo 2020, em duas modalidades: Kata (demonstração de defesas e ataques) e Kumite (combate).

     

    A Associação Shizuoka Goju-kan é representada no Brasil pelo Renshi-Shihan Akira Saito  (Campeão Mundial e que obteve sua graduação no Japão)”.

    Informações sobre locais de treinamento: www.karatedogojukai.com.br

    e https://www.facebook.com/ShizuokaGojukandoBrasil/

     

     

     

     

     

    Sumô

     

     

    O Sumô é o esporte nacional japonês por seu valor histórico e cultural. Sua origem é antiquíssima, sendo citado no primeiro relato escrito em japonês, o Kojiki. A unificação das ilhas que compõe o arquipélago japonês teria sido através de embates de Sumô.

    O Ozumo ou Sumô profissional é mais que um espetáculo. É patrimônio do povo japonês, visto como um museu vivo, pois mantém intocadas diversos rituais e costumes de séculos atrás. É por isso que é muito comum avistar autoridades e personalidades estrangeiras sendo apresentadas ao Sumô.

    O Sumô mais praticado no Japão e no mundo é a versão amadora, podendo ser praticada por pessoas de qualquer sexo ou idade. Está presente no Brasil desde a primeira leva de imigrantes japoneses e a CBS – Confederação Brasileira de Sumô – que traz e apresenta o esporte nesta Virada Esportiva, é uma das entidades mais ativas e fortes do mundo, sendo fundadora da International Sumo Federation.

    Os atletas brasileiros têm conseguido muito destaque nas duas vertentes: no Ozumo o grande nome é Kaisei Ichiro, que está na primeira divisão; no amador, Luciana Watanabe foi medalha de prata no último World Games!

    Para esta Virada Cultural, a CBS trará Takahiro Higuchi, deca campeão brasileiro e atleta da seleção brasileira para conduzir a apresentação e o workshop.

     

     

     

     

     

     

     

    Aikido

    Criado pelo O sensei Morihei Ueshiba o Aikido na sua essência é a arte da paz e harmonia. Onde os movimentos seguem as leis da natureza cheios de vigor e força sem forçar de forma alguma os movimentos naturais.

    O instituto Maruyama de Aikido é liderado pelo Sensei Roberto Nobuhiko Maruyama 7 dan tem por objetivo a divulgação do Aikido De acordo com as técnicas e orientações da Fundação Aikikai do Japão (Hombu Dojo) onde mantém a tradição e a etiqueta da cultura japonesa!

     

     

     

     

     

     

     

    Ninjutsu

     

    Sensei Fernando Cardoso e DR Masaaki Hatsumi, Soke.

     

    Originário no Japão feudal, o Ninjutsu atualmente é disseminado mundialmente por Soke Hatsumi Masaaki através da escola Bujinkan Dojo. Hoje no Brasil, seu discípulo direto, Shihan Fernando Cardoso coordena os estudos dos alunos na escola Bujinkan Hattori Hanzo Dojo.

    O treinamento cotidiano consiste em desenvolver as habilidades físicas através de técnicas milenares que proporcionam um dinamismo do movimento e a consciência da mecânica corporal, aliados ao autoconhecimento filosófico.

    A Hattori Hanzo Dojo é uma Associação com fins na prática, divulgação e difusão do verdadeiro Ninjutsu ou Budō Taijutsu tradicional e das tradições antigas do Japão.

    Através de suas aulas regulares, cursos e seminários, bem como, de apresentações técnicas, palestras e shows, a Hattori Hanzo Dojo transmite a essência da Arte Ninja ou Budō Taijutsu Ninpō a todos que desejam acessar tais conhecimentos para utilizar em suas vidas, tanto pessoais como profissionais.

    Com uma proposta holística e humana, promove em seus eventos, doações para entidades mais carentes. Desta forma desenvolve em seus alunos e estudantes, um potencial mais humano, além do potencial guerreiro proveniente desta arte marcial.

    Mais informações estão no site: www.bujinkan.com.br

     

     

     

     

     

     

     

    Kung Fu

    O Kung Fu é uma arte marcial de origem chinesa que visa o desenvolvimento físico e mental através de sua prática e disciplina. Essa arte está dividida em centenas de estilos e se popularizou devido ao grande sucesso dos filmes de Bruce Lee na década de 70.

     

     

     

     

     

    Dança do Leão e Dragão

     

     

    As danças do leão e dragão são consideradas uma das mais importantes manifestações culturais da China. Como tradição as danças simbolizam boa sorte e prosperidade e é utilizada geralmente para festividades, cerimônias e ano novo.

     

     

    Associações que irão demonstrar Kung Fu e Dança do Leão e Dragão

     

    Action Kung Fu

     

     

    A Action Kung Fu Dublês Marciais é a primeira empresa no Brasil que atua no mercado artístico, desenvolvendo cenas de ação e artes marciais para cinema, televisão, publicidades e animação (motion capture).

    A empresa foi fundada pelo dublê de ação e professor de Kung Fu Gutemberg Lins, que soma mais de 10 anos de experiência no cenario artistico, sendo um dos mais conceituados profissionais do ramo no país.

    Mais informações em: www.actionkungfu.com.br

    e www.facebook.com/actionkungfu

     

     

     

     

     

     

     

     

    UNDLD – União Nacional de Dança do Leão & Dragão

     

     

    Fundada em Setembro de 2013, por um grupo de amigos praticantes de artes marciais chinesas, a União Nacional de Dança de Leão & Dragão divulga a arte e cultura milenar da China por todo território Brasileiro.

    Somos reconhecidos pelo consulado chinês no Brasil como uma das quatro escolas de artes marciais difusora da cultura e da arte da República Popular da China.

    Mais informações em: www.dancadoleao.com

    e www.facebook.com/undld

     

     

     

     

     

     

    SAI FUNG KUNG FU

     

     

    A SAI FUNG KUNG FU desenvolve e divulga a arte marcial e manifestações da cultura milenar da China.

    No Kung Fu, trabalhamos com o estilo CHOYLAYFUT, proveniente do Sul da China e com as modalidades complementares como o TAI CHI CHUAN PAI LIN, o SANDA e o SHUAIJIAO.

    Divulgamos também a DANÇA DO LEÃO e a DANÇA DO DRAGÃO participando de eventos culturais como a FESTA DO ANO NOVO CHINÊS, desde a sua primeira edição, inaugurações de lojas e aberturas de eventos.

    Mais informações em: https://www.facebook.com/SaiFungKungFu/

    https://www.facebook.com/SelmaSakate/

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Peng Lai

    Peng Lai Brasil, escola de Kung Fu com a missão de ensinar, promover e divulgar a cultura e as artes marciais chinesas no Brasil.

    Mais informações em: http://www.penglai.com.br

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ATS – Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau.

     

     

    ATS Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau é uma escola de artes marciais chinesas localizada na Cidade de Taboão da Serra tendo como Presidente Sifu Fábio Lachi. A ATS é responsável por uma das maiores equipes tradicionais de Dança de Leão e Dragão Chinês do Brasil em especial no Estado de São Paulo. Eventos como Ano Novo Chinês desde o inicio de sua criação e Museu da Imigração são alguns dos diversos pontos tradicionais em que se apresenta.

    Nossa escola ministra Kung Fu Garra de Águia com professores formados pela maior autoridade Mundial do estilo Grã Mestra Lily Lau, ministramos também Boxe Chinês e Tai Chi “Wu Hao”. Seus professores possuem títulos nacionais e internacionais sendo os últimos conquistados nos Estados de São Francisco e Texas – EUA e Pequim na China. Disciplina, equilíbrio, respeito e qualidade são marcas de nossa escola.

    Mais informações em: www.atsgarradeaguia.com.br

    E https://www.facebook.com/atskungfu/

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Tênis de Mesa

    Associações que irão demonstrar o Tenis de Mesa

    Tenis de mesa no Bunkyo

     

     

    Esporte olímpico desde 1988, existem três tipos de empunhaduras: Caneta, Clássico e Classineta. A modalidade teve muitas mudanças de regras ao longo dos tempos. Hoje em dia uma partida tem 5 sets de 11 pontos. Venham praticar Tênis de Mesa no Bunkyo. Ação, Emoção, Saúde e Competição para todas a idades.

    Maiores informações Cid Furuyama 98881-3517

     

     

     

    Fundação Cultura e Educação Mei-Hua

     

     

    A Fundação Cultura e Educação Mei-Hua foi fundada em 8 de setembro de 1988, e em 15 de agosto de 2015 a Fundação formou  uma equipe de tênis de mesa em parceria com o Centro Cultural, Escritório Econômico e Cultural de Taipei – São Paulo, com objetivo de fornecer um ambiente seguro e confortável para compatriotas e ao mesmo tempo em que suas técnicas e habilidades em tênis de mesa são melhoradas.

    Até o presente momento o grupo já conta com mais de 100 membros ativos, periodicamente a Fundação organiza torneios e campeonatos internos, e são feitos intercâmbios com outras equipes por meio de jogos amistosos.

    Mais informações em: http://www.ocac.gov.tw/OCAC/SubSites/Home.aspx?site=0edbd725-aedd-450a-88f4-ccc4259d8947

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100007921005460

     

     

     

     

     

     

    Taekwondo

    Taekwondo – Milenar Arte Marcial Coreana de 2000 anos e Esporte Olímpico, atualmente é um dos esporte-marcial que mais cresce mundialmente, proporcionando ao praticante desenvolver resistência física, coordenação motora, força e flexibilidade, além de saudê mental influenciando na Educação e Disciplina dos jovens, mulheres e 3a idades, Hoje Taekwondo e praticado nos 210 paises e 700,000 praticantes só no Brasil.

     

    Academia Liberdade e primeira academia de Taekwondo do Brasil que preserva Tradição e a Liderança desde 1970.

     

     

    Desde 2005 é sede da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo, que formam mais atletas para Seleção Brasileira, capacitando melhores profissionais, promovendo melhores eventos oficiais e principalmente através de projetos de LPIE do Governo de São Paulo resgatando disciplinando e educando 800 crianças.

     

    Mais informações em: https://www.facebook.com/Liberdade/

     

     

     

     

    Beisebol

    Esporte Olímpico favorito dos americanos, caribenhos e asiaticos, jogado entre duas equipes de 9 jogadores que se revezam entre ataque e defesa.

    O beisebol brasileiro nasceu em meados de 1913/1914 trazido dos Estados Unidos pelas mãos de funcionários de empresas americanas, como a Light (companhia de energia elétrica) que se estabeleceram na cidade de São Paulo. Teve sua eclosão juntamente com a imigração japonesa praticado pelos imigrantes japoneses em busca do ouro preto (café).

    O São Paulo Giants Beisebol e Softbol Clube, fundada em 1946, é fundador da Federação Paulista de Beisebol e Softbol em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Responsável também pela inclusão de ocidentais no “jogo japonês” através da escolinha de beisebol em parceria com a Prefeitura de São Paulo na década de 80. Atualmente, com 71 anos de história, continua passando os valores e princípios do desenvolvimento de valores e caráter humano através do esporte.

     

     

    Mais informações em: http://www.giants.com.br/

    Local: Estádio Municipal Mie Nishi – Av. Pres. Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro.

     

     

     

     

    Kali Silat

     

     

    O Kali Silat é uma arte marcial filipina / Malaia de combate armado e desarmado. Em São Paulo, procuramos formar especialistas em situações “reais” voltados para as questões que acontecem nas ruas.

    Entre os treinamentos oferecidos estão: Combate com bastões, Combate Com facas, Karambit, Tomahawk, Armas improvisadas, Luta desarmada (BOXE FILIPINO), Dumog (Luta de Chão), estudo sobre Armas de fogo, entre outros.

    Hoje o Kali Filipino é usado por algumas das principais forças especiais e forças armadas do mundo. Também é usado pelo cinema em filmes como: Saga Bourne, 300, Caçado, O Protetor, Livro de Eli, entre outros. E séries como: Arrow, Demolidor, Os Defensores, Legends of Tomorrow, entre outras.

    Coordenador em São Paulo: Guro Rodrigo Ramos

    Mais informações em: https://www.facebook.com/kalisilatsaopaulo

    www.kalisilat.com.br

     

     

     

     

     

    Jogos Coreanos

    Os jogos folclóricos abaixo são, geralmente, praticados entre amigos e família em dias especiais ou feriados prolongados. Apresentaremos três jogos tradicionais: Takji (딱지치), Jegi (제기차기) e Tuho (투호).

     

    Takji (딱지치기)

    Ttakjichigi (딱지치기) é um jogo que os competidores jogam um quadrado, feito de dobradura, e cada jogador deve bater esse quadrado em cima de outro, a fim de virá-lo para baixo. Se o competidor obtiver sucesso, o Ttaji, quadrado do seu oponente, torna-se seu.

     

    Jegi (제지기)

    Esse jogo chama-se Jegijigi (제지차기) (Peteca) e é bem similar com a “embaixadinha” brasileira. O objeto principal do jogo é a peteca coreana e esta deve ser “chutada” com a parte inferior do tornozelo. O participante que fizer mais “embaixadinhas”, ganha mais ponto e assim torna-se o vencedor do jogo.

     

    Tuho (투호)

    Tuho (투호) (Flecha) é um jogo tradicional coreano de mira ao alvo, em que o jogador lança uma flecha almejando colocá-la dentro de um cesto com alças. Atrás de uma linha, você lança a flecha e, dependendo de dentro de qual argola em que você lançar, o competidor recebe uma pontuação diferente. O competidor que acertar a flecha dentro do cesto principal irá ganhar mais pontos.

     

     

     

     

     

     

     

    Tai Chi Chuan

    Arte milenar Chinesa.

    São series de exercícios com movimentos harmoniosas e suaves, lentamente executados que equilibra energias Ying e Yang.

    Baseado nos movimentos da natureza, praticantes de Tai Chi Chuan compreende seus fundamentos:

    Tranquilidade que vence inquietude.

    Suavidade vence agressividade.

    Lento vence frenético.

    Como fazemos parte desta natureza, aprender e praticar usando estes princípios, de como atuam dentro de nós, uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior.

     

     

     

    Muay thai

    Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; IPA: [muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. arte marcial tailandesa) é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

     

    Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.

     

     

     


     

     

    Programação

     

     

     

     

     

     

     

     

    Endereços dos Workshops/Vivencia

     

    Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (BUNKYO)

    Rua Galvão Bueno, 540 – Liberdade, São Paulo – SP – Entrada pelo estacionamento.

     

    Escritório Econômico Cultural Taipei-Brasil

    Rua São Joaquim, 460 – Liberdade, São Paulo – SP – 2º Andar

     

    Miyagui Kenjinkai

    Rua Fagundes, 152 – Liberdade, São Paulo – SP

     

    Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

    Av. Pres. Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro, São Paulo – SP

     

    Estádio Ryuzo Ogawa

    Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani (Zona Sul), São Paulo – SP.

     

     

    Related Post

    TÊNIS DE MESA: Tudo pelo esporte Há alguns anos, veio em nosso escritório em São Paulo uma famosa empresa de marketing com o intuito de verificar como andava nossa modalidade, ou seja...
    NIPPAK PESCA: Evolução na tralha do pescador! A vara destinada a pesca é um dos artigos que evoluíram e muito, incorporando os avanços tecnológicos mais recentes. Mauro Novalo   &nbs...
    TÊNIS DE MESA: Liga e Itaquera Nikkey Clube realiz...   O tênis de mesa brasileiro viveu um momento histórico com a realização da 7ª etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, realizada no Se...
    BAZAR: BAZAR do DIA DAS MÃES no Kohii Café   O Kohii Café estará promovendo o 6º KOHIIBAZAR no próximo dia 20 de abril, sábado, de 11 às 18 horas. A idéia é oferecer uma variedade de...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *