DEKASSEGUIS: Ciclo de palestras discute acordo previdenciário Brasil-Japão

 

A Comissão Jurídica do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizará no próximo dia 26, nas salas 13 e 14 da entidade, ciclo de palestras sobre o Acordo Previdenciário Brasil-Japão e sua Aplicação Prática. O objetivo do evento, que reunirá advogados e especialistas no assunto, é esclarecer o público como funcionam, na prática, as regras do acordo em vigor desde o dia 1º de março deste ano.

 

Consulado do Japão realizou encontro sobre o tema em fevereiro (foto: divulgação)

 

“Justamente por se tratar de um acordo ainda bastante recente, nós queremos saber se ele está funcionando e se as pessoas têm dúvidas. Nós supomos que sim”, explica o coordenador Mario Iwamizu, lembrando que em fevereiro, portanto um mês antes do acordo entrar em vigor, o Consulado Geral do Japão em São Paulo, com apoio do Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior), Niatre (Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores Retornados do Exterior) e Bunkyo, realizou um encontro sobre o tema que contou com a participação de representantes do Ministério da Previdência Social dos dois países. Na ocasião, o evento reuniu mais de 250 participantes e as principais dúvidas referiam-se a somatória do tempo de contribuição nos respectivos países; como evitar a filiação dupla; o tempo e idade mínima para ter direito a requerer a aposentadoria e outros benefícios.

Por isso, Iwamizu destaca o “caráter inédito” deste encontro. “Achamos que é um assunto de interesse geral”, diz, antecipando que entre as questões a ser abordadas está a do certificado que o contribuinte deve retirar no Japão.

O ciclo de palestras, que conta com patrocínio da Avance, será aberto com o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Kiyoshi Harada, que apresentará as “Noções sobre o Acordo Previdenciário Brasil-Japão”, esclarecendo os principais tópicos do acordo e as regras que ele estabelece.

Na sequência, Belara Giraldelo, gerente substituta da APSAI – SP (Agência da Previdência Social de Atendimento de Acordos Internacionais São Paulo) fala sobre “As questões práticas do INSS e o Acordo Previdenciário”, apontando como funciona o seguro social no Brasil e como o Acordo Previdenciário pode beneficiar as pessoas que tenham contribuído nos dois países.

Complementando as informações anteriores, Tatsuya Otake, diretor do Ciate, abordará as “Noções sobre o sistema de seguridade social do Japão e questões previdenciárias de retornados atendidos pelo CIATE”, apresentando um panorama das principais dúvidas de pessoas que procuraram a entidade.

Após o ciclo de palestras, haverá uma sessão de perguntas do público, que contará também com a participação dos advogados Nelson Miyahara e Junzo Katayama, além do professor Reimei Yoshioka, presidente do Niatre.

O evento é gratuito e as palestras serão em português. As vagas são limitadas.

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

Palestra: Acordo Previdenciário Brasil-Japão e sua Aplicação Prática

Entrada Franca – Vagas Limitadas

Quando: 26 de novembro de 2012, segunda-feira, às 19h

Onde: Edifício Bunkyo – 1º andar, salas 13 e 14 (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP)

Inscrições e informações: (11) 3208-1755 ou secadm@bunkyo.org.br , com Ana

 

 

 

Curitiba receberá Ciate Itinerante no dia 24

 

O Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior), com o apoio da ABD (Associação Brasileira de Dekasseguis), promove neste sábado (24), o Ciate Itinerante na cidade de Curitiba.

Na programação consta palestras com o presidente do Ciate, Masato Ninomiya, que abordará o tema “Questões Jurídicas que Envolvem Brasileiros no Japão”; e com o presidente da ICS Meri NPO de Gunma – Ken, Vinicius Akimoto, sobre “Progresso da Convivência Multicultural e Suas Consequências”.

Serão esclarecidos ainda os procedimentos para aposentadoria conforme o Acordo Previdenciário Brasil-Japão”

 

Serviço

Dia: 24 de Novembro de 2012, Sábado, às 14:00 hrs

Local: ABD – Associação Brasileira de Dekasseguis

Rua 24 de Maio, 765-A – Rebouças – Curitiba-PR (entrada pelo estacionamento do Mercadorama)

Informações e inscrição prévia : Tel.(41) 3233-8449 / 9612-2329 ou

e-mail: abd@abdnet.org.br

Entrada Franca

(os que puderem, trazer 1kg de alimento não perecível que será doado ao Lar Santa Mãe Junshin)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

DEKASSEGUIS: Ciate comemora 20 anos com Simpósio I... Para comemorar seu 20º aniversário de fundação, o Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) realiza neste domingo (15), das 9 às...
AVENTURA: Grupo do ‘PAN’ realiza caminhada na Serr... O grupo do Programa Arukokai Naguisa realizou, no dia 18 de agosto, uma caminhada na trilha da Serra do Mursa, a partir do centro de Várzea Paulista, ...
COMUNIDADE: Doação de NPO será repassada para enti... Com o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os dois países e promover a cultura japonesa no Brasil, a NPO (Organização sem fins lucrativos) Awa Ka...
BUNKYO/ELEIÇÃO: Com recusa de Jorge Yamashita, dir... Considerado o “candidato ideal” e que seria “consenso” entre os membros da diretoria do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistên...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *