DIA DOS ANCIÃOS: Consulado busca pessoas com 100 anos ou mais para homenagem

Para comemorar o “Dia do Respeito aos Idosos” (Keiro no hi), considerada uma das datas mais significativas e importantes para o povo japonês, o Consulado Geral do Japão em São Paulo – que além do Estado de São Paulo abrange as jurisdições de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro – solicita a parentes e familiares de pessoas com 100 anos ou mais entrar em contato com o seu Departamento de Assuntos Gerais para a realização da outorga do “Diploma de Honra ao Mérito para os idosos de 100 anos de idade” e outorga de homenagem instituída pelo Primeiro-Ministro do Japão aos japoneses residentes no exterior com idade acima de 100 anos. No Japão, a data é celebrada no dia 15 de setembro.

 

Consulado do Japão em SP busca idosos com mais de 100 anos para homenagem. Foto: Jiro Mochizuki

 

O público alvo que o Consulado busca são pessoas que tenham nacionalidade japonesa, nascidas até o dia 31 de março de 1918 (era Taisho 7). Este ano serão homenageadas pessoas nascidas entre 1º de abril de 1917 e 31 de março de 1918, inclusive que nasceu anteriormente mas que ainda não foram homenageadas.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo esclarece que a homenagem é restrita às pessoas que ainda não tenham recebido a mesma homenagem anteriormente.

 

Consulado busca pessoas com 100 anos ou mais para receberem “Diploma de Honra ao Mérito”. Foto: Jiro Mochizuki

 

Documentos – A comunicação deve ser feita até o dia 5 de maio. Posteriormente, devem ser providenciados a cópia da Identidade (RNE ou passaporte japonês), o nome, endereço, telefone, e-mail da família ou das pessoas para contato e entrega de correspondência – solicita-se anexar algum comprovante de residência (contas de luz, água ou telefone, entre outros).

Para verificação do nome (ideograma – kanji) registrado no Japão, é aconselhável a apresentação da cópia de Koseki Tohon (Registro Civil do Japão), cópia do passaporte (pode estar vencido) e/ou outros documentos em língua japonesa.

Todos os documentos devem ser entregues pessoalmente no guichê de atendimento do Consulado ou enviados via e-mail, fax, ou correios.

As pessoas residentes fora da jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo devem entrar em contato com o Consulado de sua jurisdição.

 

Data é considerada uma das mais importantes no Japão. Foto: Jiro Mochizuki

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente no Departamento de Assuntos Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo na Av. Paulista, 854 – 3º andar – Bela Vista.

E-mail: cgjnb@sp.mofa.go.jp

Site: www.sp.br.emb-japan.go.jp

Tel.: 11/3254-0100

Fax 11/3254-0110

 

 

Related Post

MAKE VERÃO: Como adequar a maquiagem às tendências...   Por Yumi Kataoka   Make Verão - Para o dia   Como referência nos grandes desfiles, vimos que a utilização de cores met...
MEMAI: ENTREVISTA | MONJA COEN E A CULTURA DA PAZ Monja Coen no ateliê de Hideko Homma. (Foto: Zendo Brasil)   Por Marilia Kubota   Os monges  zen ainda não são pops como o Papa...
EXPOSIÇÃO: Associação Nikkei Bungaku do Brasil rea...   Já se passaram 106 anos da vinda dos primeiros emigrantes japoneses ao Brasil. Ao longo do tempo, diversos grupos literários foram criados, ...
CIDADES/LINS: Walter Ihoshi visita Lins Aproveitando o jantar dançante realizado pelo Departamento Shakô Dansu da Abcel (Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins), no último dia ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *