DIREITO: Brasileiros participam do 13º Encontro Internacional de Juristas em Portugal

Realizado na cidade de Porto (Portugal), de 18 a 22 deste mês, o 13º Encontro Internacional de Juristas reuniu profissionais do Direito do Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Itália e Espanha, além do país anfitrião. O evento é realizado todos os anos pela Rede Internacional de Excelência Jurídica – as últimas edições foram em Roma, na Itália, em 2014, e Granada, na Espanha, em 2015 – e tem como objetivo manter integrados os profissionais da área, proporcionando espaços de confraternização e network, além de realizar visitas a instituições públicas de interesse, incluindo Universidades e entidades relacionadas às atividades jurídicas e à cultura do Direito.

 

Encontro reuniu profissionais do Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Itália e Espanha, além de Portugal (Foto: Arquivo Pessoal)

Encontro reuniu profissionais do Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Itália e Espanha, além de Portugal (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Harada recebe medalha do professor Ricardo Klaus, da Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)

Harada recebe medalha do professor Ricardo Klaus, da Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)

Do Brasil, participaram vários profissionais, entre eles o jurista Kiyoshi Harada; o presidente do Instituto Rui Barbosa (órgão que rege todos os Tribunais de Contas do país), Sebastião Helvécio; o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Pontes de Lima; a procuradora federal Lúcia Lombardi; Márcia Zampar; Adriene de Andrade (presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais); André Souza (membro do Conselho Superior da Universidade de Brasília e assessor internacional do Cade); Antonio Carlos de Moraes (professor da Universidade Federal de Santa Catarina; Carla Fabiana Martins (presidente da Comissão Brasileira de Desenvolvimento Jurídico Ambiental Espacial); Domingos Augusto Taufner (conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo; Dóris de Coutinho (conselheira do Tribunal de Contas de Tocantis); Elenir Ceriato (juíza de Santa Catarina); Elias Sousa Maria Galvão ; Hélio Machado e Valeria Nogueira.

 

Kiyoshi e Felicia Harada com Lúcia Lombardi e Manoela Menezes (Foto: Arquivo Pessoal)

Kiyoshi e Felicia Harada com Lúcia Lombardi e Manoela Menezes (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Publicação – Este ano, a programação contou com o lançamento da obra coletiva “Juristas do Mundo” – Volume IV, realizado na Casa do Infante Don Henrique, com a condecoração de seus autores – entre eles o brasileiro Kiyoshi Harada. “Tivemos também palestras sobre corrupção no mundo, com ênfase para Brasil, Portugal e Angola, que formam o perigoso triângulo da corrupção”, disse Harada, explicando que a palestra foi proferida pelo candidato à Presidência de Portugal, Paulo Morais.

Entre as palestras, Harada destaca “O tratado para uniformização de Normas sobre os direitos do consumidor” e “Convenção de Viena 1980 que rege os negócios internacionais”. A agenda incluiu ainda visitas ao Palácio da Bolsa, ao Supremo Tribunal de Justiça de Porto e à Prefeitura de Porto.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Empresa japonesa procura ex-funcionári...   Há 25 anos, com a escassez de mão de obra no país, muitas empresas japonesas começaram a recrutar trabalhadores brasileiros. Com a Sumikin S...
    COMUNIDADE: Entidades recebem doação após sucesso ... Após o sucesso de público nas apresentações do cantor Itsuki Hiroshi no Brasil, em novembro, em dezembro foi a vez das entidades Assistência Dom José ...
    JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Caminhoneira supera p... Judithe Shibata pode ser considerada uma mulher de muita fibra, que não teme desafios, principalmente quando é para romper com preconceitos machistas....
    110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Apesar do atraso n... Ex-presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi, escolhido para o cargo de diretor executivo da comissão paulist...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *