DIREITO TRIBUTÁRIO: Kiyoshi Harada lança 25ª obra, a primeira com o filho Marcelo Harada

Os advogados Kiyoshi Harada e Marcelo Kiyoshi Harada lançam na próxima terça-feira (19), a partir das 19 horas, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, a obra Código Tributário Nacional – Comentado, da Série Descomplicada (Editora Rideel, 524 páginas). Trata-se do 25º título publicado pelo professor e jurista Kiyoshi Harada, o segundo somente este ano, e o primeiro em coautoria com seu filho.

Segundo ele, a obra demorou quase um ano para ser concluída. “Era uma encomenda feita há quatro anos por uma editora mas que por razões políticas foi redirecionada para a Rideel”, lembra Harada, que prepara para o final deste mês o terceiro lançamento este ano, IPTU – Doutrina e Prática.

O autor é membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (foto: divulgação)

 

Código Tributário Nacional, observa, “comenta cada um dos artigos à luz da ordem constitucional vigente, com base na melhor doutrina moderna e na jurisprudência atualizada de nossos tribunais”. “O ICMS e o ISS que passaram a ser regidas por leis complementares específicas, também, são pormenorizadamente comentados. Também foram transcritas as súmulas pertinentes à matéria tributária editadas pelo STF e STJ”, explica Harada, acrescentando que ficou 15 anos sem fazer lançamento de livros por se sentir “constrangido porque as pessoas se recusam a assinar a lista e fico sem saber quem é”. Mas decidiu cumprir o ritual por ser a primeira obra escrita com o filho.

Apesar de estar “sincronizado com as últimas alterações legislativas e da jurisprudência”, Harada conta que isso não significa que o livro “comunga com todas as jurisprudências”. “Existem vários livros do gênero, quase todos volumosos e complexos. Procuramos simplificar o máximo e traduzirmos os códigos em uma linguagem simples e acessível e de forma objetiva, sem prejuízo do conteúdo”, comenta. Para o jurista, “poucos autores tem conseguido manter as características científicas que o trabalho exige e, ao mesmo tempo, ser pertinentes ao assunto abordado”. “E o que é pior, acabam prejudicando o que está sendo abordado”, afirma.

Kiyoshi Harada com familiares durante homenagem no Bunkyo (foto: arquivo Aldo Shiguti)

 

 

Experiência – “No nosso caso, casamos a doutrina com a profissão, que exerço há 47 anos”, destaca, lembrando que “o operador de Direito tem que se notabilizar pela facilidade com que transmite seus conhecimentos”. “Isso não se consegue através de palavras novas, até porque sou de uma geração que não gosta de linguagem sofisticada”, afirma.

Presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kiyoshi Harada conta que Código Tributário Nacional – Comentado deve despertar interesse aos aplicadores de Direito e auxiliar as Faculdades nos cursos de graduação e pós-graduação. Ou seja, é voltado para estudantes, bacharéis, professores de direito, juízes, membros do Ministério Público, Advocacia Pública e Privada, professores universitários, agentes públicos e profissionais em geral que apreciam a matéria.

 

Currículos – Bacharel em Direito pela Fadusp, em 1967, Kiyoshi Harada é especialista em Direito Tributário pela Fadusp, em 1968; e em Ciência das Finanças, pela Fadusp, em 1969. Professor de Direito Administrativo, Tributário e Financeiro em diversas instituições de ensino superior, é autor de 20 obras jurídicas publicadas pelas diferentes Editoras. Ex- procurador-chefe da Consultoria Jurídica do Município de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas é sócio fundador do escritório Harada Advogados Associados.

 

Marcelo Kiyoshi Harada é bacharel em Direito pela Unip, em 2002. Membro do Instituto de Direito Tributário, IBDT, entidade complementar à USP e especialista em Direito Tributário pela PUC de São Paulo. Concluiu os seguintes cursos na Australian College of English, Sydney/NSW, em 2003-2004: a) General English – Full Time; b) Improving Grammar in 4 weeks; c) Business; d) Prepartório IELTS.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro: Código Tributário Nacional – Comentado. Série Descomplicada. De Kiyoshi Harada e Marcelo Harada

Quando: Dia 19 de junho, às 19 horas

Onde: Livraria Martins Fontes: Av Paulista, 509 – São Paulo

Estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95 (1ª hora gratuita)

Informações pelo telefone: 11/5574-1040

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EXPOSIÇÃO: Proarte Galeria homenageia artistas jap... A Proarte Galeria celebra os 80 anos da criação do Grupo Seibi na exposição “Sete do Seibi”, com abertura no dia 17 de novembro, às 19h, em São Paulo....
TRADIÇÃO: Palestra e workshop no Bunkyo desvendam ...   A Fundação Japão e o Consulado Geral do Japão em São Paulo promovem no dia 2, no Pequeno Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultur...
OSHIBANA: São Paulo recebe Exposição e Conferência... Com elementos da própria natureza, como flores, folhas, frutas, legumes e verduras desidratadas e prensadas, a IX Exposição Oshibana Art – “Um olhar s...
MUSICA: Versátil, Mariana Suzuke lança CD em japon...     Aos 20 anos, Mariana Suzuke Pimenta dos Res, ou simplesmente Mariana Suzuke, acaba de lançar seu primeiro CD com músicas japonesas...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *