DOAÇÃO: Livros de Makoto Tanaka doados à Biblioteca do Bunkyo

No último dia 10 de janeiro, a Biblioteca do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), recebeu a doação de 1.534 livros que pertenciam a Makoto Tanaka. Essa leva se somou aos 728 livros de bolso encaminhados no final do mês de agosto.

 

Makoto Tanaka em 2011, durante evento em que foi homenageado. Foto: arquivo

 

Makoto Tanaka, nascido em 31 de março de 1928, na província de Yamanashi, era economista formado pela Universidade de Tóquio e chegou ao Brasil em 1973 como representante do Sanwa Bank. Em 1979, passou a atuar como diretor executivo da Bradesco Investimentos. Em 1985, foi para a Delloite Consultoria e Auditoria permanecendo até 1994, quando se aposentou. Em seguida, fundou a Libercon Business Consulting Ltda.

Em 1998, pela editora Nihon Tosho Kankoukai, lançou o livro “Chikyu no Hantaigawa Kara Mita Nihon” ( O Japão visto pelo lado contrário do planeta).

De 2003 até 2009 exerceu a presidência da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, entidade em que também ocupou a presidência do Departamento de Consultor, Conselho Fiscal, foi diretor gerente e vice-presidente. Também atuou como vice-presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Em 2009, fez parte da diretoria do PL Golf Club.

Em 2011, ele foi um dos condecorados de Outono do governo japonês com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata.

Tanaka faleceu no último dia 10 de outubro, depois de uma semana de internação no Hospital de Houston – sentiu-se mal durante viagem ao Japão.

Os livros foram encaminhados pela viúva Dra. Nilce Sakata, com quem viveu durante 40 anos no Brasil. São publicações, na totalidade em japonês, relacionados à economia, documentários históricos, dicionários, etc.

 

Livros doados pela viúva de Makoto Tanaka ao Bunkyo. Foto: Arquivo

 

Acervo – Localizada à Rua São Joaquim, 381 (2º andar do prédio anexo), no bairro da Liberdade, a Biblioteca do Bunkyo foi criada logo após a fundação da entidade. Atualmente, abriga um acervo com cerca de 60 mil exemplares, entre livros em japonês (maioria) e português. Possui ainda um acervo especial sobre temas relacionados à comunidade nipo-brasileira. Entre os itens de consulta existem jornais, revistas, enciclopédias, livros (literatura mundial e japonesa, romance, esporte, saúde, agronomia, indústria, estudos sociais, etc.), mangás e fitas de vídeo.
O horário de funcionamento é de terça sábado, das 9h às 17h30.

Informações: (11) 3208-1755 (ramal 128)

Related Post

CIDADES/VALE DO RIBEIRA: Nakayama visita Sete Barr... No dia 14 de junho, Tetsuya Nakayama, 88 anos, monge que mora em Lucélia, 120 km de Marília, visitou Sete Barras após 77 anos. Ele veio ao Brasil com ...
CONCERTO: Coral Feminino Nipo-Brasileiro apresenta... O Coral Feminino Nipo-Brasileiro de São Paulo, que reúne 44 coralistas dos corais Bunkyo, Paineiras e Piccollo, apresenta neste domingo (21), às 16h30...
MARILIA: Consulado do Japão fará atendimento itin... A sede social do Nikkey Marília receberá nesta terça-feira (dia 27) o atendimento itinerante do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Na quarta (28) ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *