EDUCAÇÃO: Estudantes do Pioneiro conhecem submarino de pesquisa japonês

 

Dez alunos do Centro Educacional Pioneiro foram escolhidos para visitar o navio oceanográfico Yokosuka, no Porto de Santos, e puderam conferir de perto a tecnologia do submersível de pesquisa Shinkai 6500.

 

Em uma experiência única e imperdível, dez alunos do Centro Educacional Pioneiro foram escolhidos para visitar o navio oceanográfico japonês Yokosuka e conhecer o submersível de pesquisa Shinkai 6500, em sua breve passagem pelo Porto de Santos.

O convite veio do consulado do Japão, que ofereceu a oportunidade para um seleto número de visitantes e reservou dez destas vagas para a escola, mantida pela Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama.

 

Para uma seleção democrática e justa, a coordenação pedagógica lançou o convite para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e resolveu que os interessados passariam por uma espécie de concurso, cujo critério de avaliação seria uma carta dizendo por que deveriam ser os escolhidos.

O resultado foi surpreendente e as justificativas encantaram a comissão julgadora. E os dez sortudos certamente tiveram um sábado inesquecível. A visita foi no dia 25 de maio, com o acompanhamento do coordenador pedagógico Durval Barbosa Alves Ferreira Filho e da professora de português Thais Morgato.

 

 

O grupo foi recebido pela tripulação e conduzido por um passeio pelo navio, ouvindo atentamente as explicações dos oficiais e dos pesquisadores. A princípio os jovens exploraram a cabine de controle. Depois descobriram outros ambientes até chegar à parte traseira da embarcação, onde fica o submarino de pesquisa e o guindaste que o coloca em operação.

Esta viagem do navio foi batizada de QUELLE (sigla para Quest for the limit of life – Busca pelos limites da vida) e também significa “raízes” ou “origem” em alemão. Terá a duração de um ano, com uma volta ao mundo para realizar pesquisas em ambientes extremos em águas profundas.

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

INDAIATUBA: ‘Indaiatuba Matsuri’ unifica festas pa... A Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) realiza nesta sexta, sábado e domingo (7, 8 e 9), no Pavilhão da Víber, o “In...
MUSICA INTERNACIONAL: “Eu tenho orgulho de s... Por - ipcdigital.com e agências (Japão)   A cantora Hikaru Utada comentou pela primeira vez hoje sobre o aparente suicídio de sua mãe que o...
CIDADES/LINS: Abcel realiza lançamento da 56ª Expo... Foi realizada no dia 13, na Abcel (Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins), o lançamento da 56ª Exposição Agrícola de Lins e Região. O e...
TAIKÔ: Festival reúne atração internacional e 30 g... A cidade paulista de Araçatuba será sede do 10º Festival Kawasuji, evento anual de taikô , e que este nesta edição será realizada neste fim de semana ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *