EDUCAÇÃO: Governo do Japão oferece bolsas de estudos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pós-graduação

O Governo Japonês, através do Ministério da Educação (Mext), oferece, anualmente, cinco tipos de bolsa de estudo para brasileiros em universidades japonesas.

 

As inscrições para a bolsa de estudo devem ser feitas de acordo com a modalidade escolhida:

– Pesquisa (Pós-graduação): 2 a 29 de maio de 2012

– Graduação, Escola Técnica e Cursos Profisssionalizantes: De 1 a 29 de junho de 2012

– Cultura e Língua Japonesa: Janeiro e fevereiro/2013

 

 

1) PESQUISA (PÓS-GRADUAÇÃO)

Bolsa em diversas áreas do conhecimento para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa.  Inclui  curso de  língua japonesa nos seis primeiros meses da bolsa.

 

 2) GRADUAÇÃO

Bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa, em diversas áreas do conheciemnto, com duração de 5 anos. Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

 

3) ESCOLA TÉCNICA

Bolsa para cursar a escola técnica no Japão, com duração de 4 anos.  Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

Áreas de Estudo: 1) Engenharia de Materiais, 2) Engenharia Mecânica, 3) Engenharia da Informação, da Comunicação e Network, 4) Engenharia Elétrica e Eletrônica, 5) Engenharia Marítima, 6) Arquitetura e Engenharia Civil, 7) Outras áreas (consulte o regulamento completo  no site)

 

4) CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Bolsa para realizar cursos profissionalizantes no Japão, com duração de 3 anos.  Consiste no curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas durante o primeiro ano, e no curso profissionalizante nos 2 anos seguintes.

Áreas de Estudo: 1) Engenharia Civil, 2) Arquitetura, 3) Engenharia Elétrica, 4) Eletrônica, 5) Telecomunicação, 6) Nutrição, 7) Educação Infantil, 8) Secretariado, 9) Administração Hoteleira, 10) Turismo, 11) Moda, 12) Design, 13) Fotografia

 

5) CULTURA E LÍNGUA JAPONESA

Bolsa para estudantes universitários de língua, literatura e cultura japonesas, para aprimoramento da língua e estudos japoneses em vários aspectos.

 

Além disso, os interessados poderão agendar um horário com o orientador de bolsas, que atenderá na Embaixada do Japão, durante o período da inscrição para tirar dúvidas sobre o processo de seleção.

 

Mais informações:

EMBAIXADA DO JAPÃO – Departamento Cultural

SES – Av. das Nações, quadra 811 lote 39   70425-900 Brasília-DF

Tel: (61)3442-4200   Fax:(61)3443-9051

E-mail: cultural.japao@bs.mofa.go.jp

http://www.br.emb-japan.go.jp


 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIO SANO > NIPÔNICA: A COPA NÃO DEVERIA SER NO ... NÃO?!... Ao menos, explicitamente, para 38% dos brasileiros, segundo pesquisa Data Folha realizada em meados de fevereiro. A pesquisa aponta ainda...
AKIRA SAITO: REIGI “Uma pessoa sem educação, dificilmente poderá exercer em sua totalidade sua função como cidadão”   Reigi em japonês significa “etiqueta” “reg...
SILVIO SANO: NIPÔNICA: OS POLÍTICOS E AS FRALDAS&#...   ... DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE E PELA MESMA RAZÃO! Esta frase do escritor português Eça de Queiroz (1845-1900) está “bombando” nas red...
JORGE NAGAO: Yudi dançou no Rock in Rio   O Rock in Rio, apesar do enorme sucesso, virou piada mundial quando se transferiu para Lisboa e depois Madri. Imagina um Rock in Rio Tóquio?...

2 Comments

  1. muito bondia
    Chamo me Marcelino BESSUNHA YA
    sou de nacionalidade guineense fis amecanica geral e especialisei na mecanica de automveis.
    Agora,precisso de uma bolsa para um estudo de perfeiçoamento na mecanica auto no japao. Principalmente na mecatronica.
    actualmente estou no Senegal.Gostaria de beneficiar dum bolso de estudo no Japao como um pais supermente avansada na tecnologia de automoveis.
    em fim muito obrigado pela atençao

  2. Bacana, tenho 27, vou entra logo numa universidade e depois que me forma quero fazer uma pos no Japão, já tenho nivel básico de lingua japonesa, mais antes disso acho que no final de 2016 vou ir la com visto de turista para conhecer mais de perto o Japão, não sou japonês e muito menos tenho parentesco.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *