ELEIÇÃO NO BUNKYO: ‘Nosso principal desafio será tornar o Bunkyo independente financeiramente’, diz Harumi Goya

Conforme antecipado pelo Jornal Nippak, a atual presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya, deve oficializar hoje (13) à tarde sua candidatura à reeleição para a Presidência da entidade. Em entrevista ao Jornal Nippak nesta terça-feira, 12, Harumi confirmou que a chapa Integração e Progresso deve ser protocolada na Secretaria do Bunkyo no prazo final para as inscrições.Desta forma, como tudo indica, mais uma vez não haverá disputa para comandar a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira. “Se tivesse mais gente na disputa seria mais emocionante”, disse Harumi. Segundo ela, “são poucas pessoas que se dispõem a trabalhar pela comunidade”. “É necessário ter perfil de liderança e trabalhar voluntariamente”, destaca Harumi, lembrando que sua preocupação ao compor a diretoria para a próxima gestão foi a de priorizar a participação dos jovens.

 

A atual presidente do Bunkyo, Harumi Goya: “Como nikkei, não gosto de largar as coisas pela metade”. Foto: Aldo Shiguti

 

“Na primeira gestão, por falha da Diretoria e também por falta de experiência da minha parte, essa participação acabou sendo fraca”, disse ela, afirmando que decidiu se candidatar à reeleição porque não conseguiu preparar seu sucessor, como havia dito ao Jornal Nippak tão logo tomou posse como presidente.

“Como nikkei, não largo as coisas pela metade e também não estava segura que alguém pudesse dar continuidade [ao trabalho que vinha desenvolvendo]. Se tivesse alguém dentro do grupo, certamente não me candidataria, mas continuo preocupada em fazer um sucessor ou uma sucessora”, garantiu Harumi, explicando que fechou os nomes da Diretoria e dos Conselhos somente na terça-feira à noite. “Foi difícil encaixar os nomes nos lugares certos”, justificou.

Segundo apurou o Jornal Nippak, um dos cargos que mais exigiu habilidade para contornar uma eventual insatisfação dentro do grupo foi a de presidente do Conselho Deliberativo. Foram sondados vários nomes, alguns com “restrições”, até se chegar ao do atual 1º Vice-Presidente, Jorge Yamashita, considerado “um nome de consenso”.

Para Harumi, solucionado esse quebra-cabeça, o principal desafio para a próxima gestão será conquistar a tão sonhada independência financeira da entidade. “Muito se fala em aumentar o número de associados, mas, mais que isso, o mais importante é sabermos trabalhar com os espaços que temos, ou seja, fazer um trabalho mais proativo”, explicou Harumi, que também deve ter pela os preparativos para os festejos dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Eleição – A homologação da chapa deve ocorrer no próximo dia 29 na 152ª Reunião do Conselho Deliberativo, sendo às 8h30 a primeira convocação e a segunda às 9h. Da pauta, inicialmente, consta a eleição dos dirigentes do Conselho Deliberativo, seguindo-se a deliberação sobre o Relatório de Atividades e prestação de contas de 2016. Em seguida, as eleições da Diretoria do Bunkyo e do Conselho Fiscal, com a proclamação dos resultados.

Têm direito a voto os 100 membros do Conselho Deliberativo, além dos membros natos (ex-presidentes da Diretoria e do Conselho Deliberativo).

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Chapa Integração e Progresso

     

    Diretoria

    Presidente: Harumi Arashiro Goya

    1º Vice-Presidente: Osamu Matsuo

    2º Vice-Presidente: Roberto Nishio

    3º Vice-Presidente: Madoka Hayashi

    4º Vice-Presidente: Ricardo Luis Nishimura

    5º Vice-Presidente: Teruco Kamitsuji

    6º Vice-Presidente: Marcelo Hideshima

    7º Vice-Presidente: Carlos Kendi Fukuhara

    Secretário Geral: Anacleto Hanashiro

    Tesoureiro Geral: Gerson Kunii

     

    Conselho Deliberativo

    Presidente: Jorge Yamashita

    1º Vice-Presidente: Kihatiro Kita

    2º Vice-Presidente: Tomio Katsuragawa

    3º Vice-Presidente: Marcelo Shiraishi

    1º Secretário: André Korosue

    2º Secretário: Rumi Kusumoto

    3º Secretário: Claudio Kurita

     

    Conselho Fiscal

    Efetivos: Koitiro Hama, Nagato Hara, Ronaldo Ogassawara

    Suplentes: Takao Yamada, Tetsuya Fujimoto, Jorge Shimao

    Related Post

    DEBATE: Tema de documentário, ‘Yami no Ichinichi’ ... O Cedem, Centro de Documentação e Memória da Unesp, promoverá no próximo dia 17 (quinta), às 18h30, o cinedebate: “Yami no Ichinichi – o crime que aba...
    ELEIÇÕES NO BUNKYO: Confira a lista dos 80 candida... Este ano, conforme antecipou o Jornal Nippak, 80 candidatos se inscreveram ao Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japones...
    SOCIAL: Vencedor do concurso que escolheu a logoma... 120 ANOS – Vencedor do concurso que escolheu a logomarca dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, Bruno Hitoshi Teruia r...
    MARÍLIA: Médico Keniti Mizuno assume presidência d... O médico ortopedista, Keniti Mizuno, é o novo presidente do Nikkey Clube de Marília. A eleição ocorreu neste mês e o mandato da nova diretoria começou...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *