ELEIÇÕES 2012: “A comunidade nikkei de Campinas saiu perdendo”, diz Tadayoshi Hanada

 

Passadas as eleições municipais, Campinas tenta “juntar os cacos”. Terceiro maior colégio eleitoral do Estado de São Paulo com mais de 785 mil eleitores, Campinas não elegeu nenhum vereador nikkei para a próxima legislatura. Dos 740 candidatos que concorriam as 33 vagas para a Câmara Municipal, nove eram descendentes de japoneses. Desses, dois – Luis Yabiku (PDT) e Paulo Oya (PSC) concorriam a reeleição.

Também cotado para uma assumir uma vaga, o atual vice-presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada (PPS), que obteve 1568 votos, explicou que “estou frustrado, mas não tenho do que reclamar”.

Hanada: falta de tempo (foto: arquivo pessoal)

“Como todos os candidatos, esperava ter mais votos, mas, principalmente no meu caso, era imprevisível, pois comecei a campanha um pouco tarde”, justificou Hanada, lembrando que aceitou o desafio de lançar sua candidatura “atendendo a pedidos de amigos e membros da comunidade nipo-brasileira somente em abril, “quando outros candidatos já estavam a todo vapor”.

Além da falta de tempo para campanha, o vice-presidente do Nipo de Campinas explica que também faltou um trabalho direcionado para as urnas. “Tive que começar do zero. Tudo que fiz até agora nunca foi visando interesse”, disse Hanada, acrescentando que “talvez a minha candidatura tenha prejudicado alguém”. “Mas era tudo o que eu não queria”, afirma ele, destacando que “não foi só por isso” que Campinas não elegeu nenhum vereador nikkei para os próximos quatro anos.

“Teve a questão do afastamento do prefeito, que também trouxe reflexos. Posso até ter atrapalhado, mas minha intenção não era atrapalhar”, conta Hanada, afirmando que, “se bem trabalhada”, a comunidade nipo-brasileira de Campinas consegue eleger até dois vereadores.

“É difícil calcular, mas Campinas deve ter entre 7 e 8 mil eleitores nikkeis. Se fizer um trabalho direcionado, é possível eleger dois representantes. A comunidade tem força para pedir votos e com força política se faz qualquer coisa”, conta Hanada, afirmando que a maioria de seus votos veio da comunidade.

Para ele, “Campinas saiu perdendo” ao não eleger nenhum representante para a próxima legislatura. “Não sei o que pode acontecer nos próximos quatro anos, mas estou com ideia de repetir a dose e pretendo começar a trabalhar nesse sentido desde já. Fui convidado para ser candidato justamente para trabalhar em prol da comunidade nipo-brasileira porque Campinas não tem ninguém que a represente e é preciso pensar na próxima eleição”, destaca Hanada.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Prefeito eleito da cidade de Pedra Bela (SP) morre durante comemoração

 

O candidato vencedor das eleições na cidade de Pedra Bela (SP), na região de Campinas, Jorge Hirodi Orita, conhecido como Dr. Jorge, morreu depois de sofrer um infarto durante uma carreata no último dia 11.

De acordo com informações do DEM, Dr. Jorge estava dirigindo um carro durante uma carreata de comemoração pela vitória, teve um infarto e bateu o veículo em um ônibus. Ele estava acompanhado de sua mulher, que não sofreu ferimentos.

 

Dr. Jorge

Dr. Jorge foi levado par ao Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP), mas sofreu outras paradas cardíacas e não resistiu.

Nascido em Maringá (PR), Jorge Hirodi Orita concorreu neste ano pela segunda vez à Prefeitura de Pedra Bela. Em 2008 saiu derrotado, mas venceu em 2012 com 1.738 votos, 45,53% do total.

Ele tinha 55 anos e deixa esposa, filho e uma enteada.

A cidade deverá ser comandada pela vice-prefeita eleita, Roseli Amaral (DEM).

 

(Do UOL)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE: Walter Ihoshi suger... O governo federal anunciou que estuda a possibilidade de desonerar os impostos sobre a importação de ingredientes que compõem os repelentes. A medida ...
SÃO PAULO: Vereador Aurélio Nomura entrega relatór... Instalada em abril de 2014 para apurar denúncias de áreas contaminadas na cidade de São Paulo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi encerrada...
VIOLÊNCIA: Frente Parlamentar de Apoio às Vítimas ... A Frente Parlamentar de Apoio às Vítimas de Violência, com atuação estadual, foi lançada ontem (4) no Rio de Janeiro. O lançamento foi uma homenagem a...
POLÍTICA: Nishimoto reúne comunidade para “b... O deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) se reúne hoje (10) com a comunidade nikkei da capital paulista. No encontro, que acontecerá no Bunkyo (Soci...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *