ELEIÇÕES 2012: Comunidade nikkei terá três representantes na Câmara Municipal de SP

 

A comunidade nipo-brasileira saiu “lucrando” nessa eleição municipal. Para quem estava com receio de não ter nenhum representante na Câmara Municipal de São Paulo na próxima legislatura, o saldo foi positivo.

Dos 30 candidatos nikkeis que estavam na disputa, três tiveram êxito. Reeleito com 29.236 votos, Aurélio Nomura, do PSDB, ficou com a oitava das nove vagas destinadas aos tucanos.

Aurélio Nomura   terá companhia dos novatos George Hato (PMDB) e Masataka Ota (PSB). Ushitaro Kamia, que também tentava se reeleger, obteve 22.683 votos. Para Nomura, “foi a eleição mais difícil que já disputei”. Ciente das dificuldades, como o grande número de candidatos nikkeis, o agora reeleito vereador Aurélio Nomura explicou que a saída foi buscar votos em outros locais “não só dentro da coletividade”. “Foi importante ter outros caminhos”, avaliou.

 

Aurélio Nomura comemora reeleição (foto: divulgação)

 

Segundo ele, tão importante quanto diversificar os votos foi poder contar com uma equipe “que me apoiou integralmente”. “Graças a esse empenho consegui chegar lá”, afirmou Aurélio, que aproveitou para colocar seu Gabinete à disposição. “Hoje mesmo já comecei a ligar para todos que nos apoiaram para dizer que nós honraremos o voto que nos foi dado”, disse Nomura, acrescentando que sua estratégia se mostrou acertada.

“Muitas pessoas achavam que não ia me reeleger porque não tinha a estrutura do Kassab. Tive que partir para uma ação independente e consegui vencer porque apresentei propostas”, destacou, lembrando também que os candidatos que confiaram somente nos votos dos eleitores da comunidade nikkei não tiveram sucesso. “Comecei minha campanha fora da comunidade nipo-brasileira e fui fazendo o cerco”, disse Aurélio Nomura, um dos poucos candidatos a mostrar preocupação com a elaboração do Plano Diretor Estratégico do município.

“É uma discussão que vai afetar o planejamento da cidade nos próximo 20 anos e, para meu espanto, ouvi poucas pessoas debatendo o assunto. Trata-se da principal lei que afetará não somente a geração dos nossos filhos como também dos nossos netos. Por isso, esperava um debate mais profundo. Mas certamente essa questão será debatida no segundo turno para prefeito”, acredita o vereador, acrescentando que a Câmara Municipal “nunca recebeu tantos vereadores novos como agora”.

“Para se ter uma ideia, do meu partido, apenas quatro retornarão: o Floriano Pesaro, o Claudinho, o Gilson Barreto e eu. No geral, foi uma renovação de 40%, bem acima do que era esperado”, destacou Nomura.

 

George Hato  – Um dos novos colegas da bancada nikkei na Câmara Municipal será o médico George Hato (PMDB), que obteve a segunda maior votação de seu partido, com 24.611 votos, ficando atrás apenas de Ricardo Nunes, que obteve 30.747.

 

George Hato ao lado de Chalita, dos pais e amigos (foto: divulgação)

 

Aliviado, George Hato disse que a campanha deixou seus braços “com duas cores por causa da exposição ao sol”, fruto da intensa agenda. “Foi uma campanha de poucos recursos, feita de porta em porta”, justificou, afirmando que esperava se eleger, mas não sabia com quantos votos.

“Minha votação era imprevisível, mas o mais importante foi alcançar nosso objetivo final”, destacou George, acrescentando que “minha equipe suou muito”. “Visitei pessoalmente cerca de três mil casas, principalmente da zona Leste, além de mais de 10 mil pacientes. Isso durante a semana. Aos sábados e domingos, me dediquei aos eventos da comunidade. Para isso, tive que contar com a ajuda do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos e do meu tio”, conta George, que agradece “todos os amigos da comunidade que me receberam nos eventos, sempre com um sorriso no rosto”.

“Vou trabalhar com afinco para fortalecer ainda mais a nossa cultura, além de incentivar o esporte. Sempre disse que não estou começando nada, apenas darei continuidade ao trabalho que meu pai já vinha desenvolvendo na Câmara Municipal”, afirmou George.

 

Massataka Ota  – Outro debutante na próxima legislatura será Masataka Ota, do PSB. Candidato mais votado do PSB com impressionantes 62.693 votos, Ota foi também o sétimo mais votado no geral. Modesto, Ota explica que “foi uma boa votação”. “Já vinha trabalhando há 15 anos, lutando contra a violência e a impunidade”, suas principais bandeiras, “além de ajudar crianças carentes com distribuição de ovos de páscoa”.

 

Masataka Ota e sua esposa, a deputada federal Keiko Ota (foto: reprodução)

 

“Senti que havia chegado num ponto que, sem poder não daria para resolver muita coisa. Por isso, em 2010, minha esposa, Keiko Ota, concorreu e foi eleita deputada federal. Desta forma, ela pode participar mais ativamente da revisão do Código Penal brasileiro”, esclarece Ota, lembrando que “enquanto isso, eu dava palestras em escolas e percorria a periferia”.

“Posteriormente, também senti necessidade de me candidatar para poder fazer mais ainda. Me candidatei e coloquei nas mãos de Deus”, disse Ota, garantindo que “não fiquei ansioso”.

“Fiz minha campanha discretamente, sem muitos recursos. Contei com a ajuda de muitos voluntários. Percorri as ruas das zona Leste e Norte e da região central. Ia nas lojas do Brás e conversava com as balconistas das Ruas Oriente e Maria Marcolina”, revela Ota, que tinha ainda uma “vantagem”.

Enquanto fazia campanha fora da comunidade nipo-brasileira, sua esposa, a deputada federal Keiko Ota, também do PSB, se encarregava de visitar os eventos da comunidade nikkei, fazendo a ponte com os eleitores nipo-brasileiros.

“Não adiantava estar os dois nos mesmos lugares. A ideia era cobrir o maior número de eventos possíveis, tanto dentro como fora da comunidade”, destaca. Eleito, Ota prega uma união com os outros dois representantes nikkeis na Câmara Municipal a partir do próximo ano para fazer um trabalho em parceria em prol da comunidade. “Vou procurar participar das atividades pois jamais deixaria a comunidade nikkei. Serei mais uma força”, garante Masataka Ota.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE/POLÍTICA: Kamia convida Serra e Kassab ... Noite de terça-feira. Estavam todos lá, reunidos na casa do vereador Ushitaro Kamia (PSD), na zona norte de São Paulo. Aos poucos, o salão foi ficando...
COMUNIDADE: Festival do Japão recebe visitas de pr... Três pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo visitaram a 19ª edição do Festival do Japão. No sábado, na cerimônia de abertura, estiveram presentes o ...
SÃO PAULO: Projeto de Aurélio Nomura que prevê ind... O Projeto de Lei 165/2012, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que prevê indenização por danos materiais aos proprietários de veículos vítim...
ANDRADINA: TAMIKO SE REÚNE COM LIDERANÇAS PARA DEB... A prefeita de Andradina (SP), Tamiko Inoue (PCdoB) realizou, no último dia 6, uma reunião para debater o desenvolvimento agrário no município, voltado...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *