ELEIÇÕES 2012: Em jantar de apoio a Victor Kobayashi, Serra lembra afinidade com a cultura nipônica

 

Amigos e simpatizantes de Victor Kobayashi realizaram no dia 12 de setembro (quarta), no Hotel Matsubara, no bairro do Paraíso (zona Sul), jantar de apoio a sua candidatura. O encontro reuniu algumas das principais lideranças da comunidade nipo-brasileira, além de empresários e autoridades.

 

Jantar reuniu lideranças, autoridades e empresários (foto: Aldo Shiguti)

 

Estiveram presentes, entre outros, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP); presidente da Construtora Hoss, Wagner Suzuki; o presidente da Nicom, Hiroshi Shimuta; o presidente do Grupo Ikesaki e presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki; o presidente da Kibô-No-Iê, Jairo Uemura; o presidente da Sakura, Renato Nakaya; o presidente do Nippon Country Club, Valter Sassaki; o presidente da Federação Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano; o presidente da Asociação Brasileira de Taikô, Orlando Shimada; o presidente da MOA (Mokiti Okada Association) Internacional do Brasil, Benedito Tate; general Akira Obara; o presidnete do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita; o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi; o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto; o subprefeito de Vila Mariana, Manoel Antonio da Silva Araújo; o subprefeito do Ipiranga, Danilo Antão Fernandes; o ex-subprefeito da Penha e do Ipiranga, Cássio Freire Loschiavo; o artista plástico Yugo Mabe; o advogado Samuel Yoshida; o empresário e ex-vereador Jorge Taba e o cantor Joe Hirata.

 

O anfitrião com José Serra (foto: Aldo Shiguti)

 

Cereja do bolo – O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra, foi, o que se costuma chamar, de “a cereja do bolo”. Apesar de sua agenda atribulada, Serra afirmou que fez questão de comparecer ao evento. “Não costumo freqüentar reuniões de candidatos, mas nesse fiz questão de vir”, garantiu o candidato, que destacou sua amizade com o pai de Victor Kobayashi, Paulo Kobayashi.

Um de seus orgulhos como ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi incentivar o programa de combate à AIDS, iniciativa que recebeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e foi considerada modelo para o mundo por técnicos da instituição.

“Em fevereiro de 2001 visitei o Japão ao lado de Paulo Kobayashi para o lançamento do “Programa de Assistência e Prevenção das DST/HIV/AIDS” para a comunidade brasileira no Japão. Na época, eram cerca de 300 mil dekasseguis e a aids era um problema grave pois os brasileiros não tinham o domínio do idioma. Em parceria com o governo japonês, organizamos uma batalha contra a aids. Foi bom. Funcionou porque ganhei todas as eleições presidenciais no Japão”, justificou Serra, afirmando que “o Paulo Kobayashi era muito amigo”.

 

Serra participa do brinde com Ihoshi, Morando, Cristina, Victor, Nakaya, Kita e Serginho (foto: Aldo Shiguti)

 

Com os japoneses – Ao lado do tio de Victor Kobayashi, o jornalista Sergio Kobayashi, da esposa, Cristina, do deputado federal Walter Ihoshi e do coordenador da campanha tucana, o deputado Orlando Morando, Serra também lembrou que cultiva uma amizade com a comunidade japonesa desde 1986, ano que se candidatou pela primeira a deputado federal, mas que conviveu com os japoneses desde a época em que seu  pai trabalhava no Mercado Municipal.

“Ele tinha muitos amigos japoneses, nascidos no Japão mesmo. Era gente trabalhadora, disciplinada. Esse convívio se confirmou na escola e na Politécnica, que tinha 20% de japoneses”, contou Serra, afirmando que “os japoneses dão uma importância muito grande à educação”. “No Brasil, infelizmente não é assim”, disse o candidato, que citou ainda sua passagem de dois anos pela Liberdade, onde estudou no Colégio Anglo-Latino.

“Adoro a cultura e a comida japonesa, menos doce de feijão”, apressou-se em comentar. “Depois que o Paulo faleceu, fiquei muito contente quando vi seu filho, Victor Kobayashi tocando o Instituto Paulo Kobayashi. O Victor é um ativista social de muita qualidade e muita intensidade. Como dizem na Mooca: ‘Vou com a cara dele’. O Victor será muito precioso e produtivo na Câmara Municipal. Não tenho a menor dúvida que será um excelente político”, disse Serra, que arrancou risos dos convidados ao brincar dizendo que “o Victor deve ser menos boêmio que o pai”.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Frases

 

“Somos parceiros desde a época de seu pai e hoje continuamos esta parceria através do Instituto Paulo Kobayashi na área de intercâmbio cultural. O IPK é um de nossos apoiadores e, assim como nós, se preocupa com a formação das gerações futuras. O Victor é o novo representante da geração de jovens descendentes de japoneses”

(Benedito Tate, presidente da MOA Internacional do Brasil)

 

 

“Apoio o Victor Kobayashi por três motivos. Primeiro, porque é um rapaz jovem, de uma família de políticos respeitada na sociedade brasileira. Além do mais, tem um amplo conhecimento do mundo da política que certamente vai ajudá-lo na Câmara Municipal. Segundo, porque é um dos poucos candidatos nikkeis com chances de vencer e, se eleito, será um orgulho para todos nós. Ele será a nossa voz na Câmara Municipal e mostrará a força da comunidade nipo-brasileira diante da sociedade. E, finalmente, o terceiro motivo é porque ele pertence ao PSD, um partido novo, ainda em processo de formação de lideranças e que lhe dará toda chance de, uma vez eleito, colocar suas ideias em defesa do Terceiro Setor, imprimindo uma agilidade numa das áreas menos favorecidas. Será nossa retribuição à sociedade brasileira. Tenho certeza que o Victor será o nosso líder pois, apesar de jovem, já vem respaldado pelo bom político que foi seu pai, isto é, traz no sangue a luta por uma sociedade melhor”

(Hiroshi Shimuta, presidente da Nicom)

 

 

“Tenho amizade com a família Kobayashi desde a época do Paulo Kobayashi, que, desde o início da minha carreira no Brasil, em 1999, sempre me apoiou muito. Foi através de alguns eventos organizados pelo Paulo que conheci o Victor, que continuou sendo meu parceiro. Além de ser muito amigo, tenho um grande carinho e uma grande admiração porque, mesmo sem mandato, ele é sempre muito atuante na área social. Então, não poderia nunca deixar de apoiá-lo”

(Joe Hirata, cantor)

 

 

“Sempre tive o privilégio de ser muito votado pelos nikkeis e em virtude disso me vejo na obrigação de retribuir esse carinho apoiando também um candidato nikkei. Como tinha escolher um entre tantos amigos, escolhi o Victor porque ele foi o que mais se aproximou de mim. Já foi assim na eleição para deputado estadual e está sendo agora. Pelo pouco tempo que assumiu na Câmara Municipal, o Victor mostrou que sua experiência pode ser decisiva para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos”

(Hatiro Shimomoto, ex-deputado estadual)

 

 

O Victor Kobayashi têm todas as qualidades dos imigrantes japoneses e que precisam ser preservadas. Ele é bom, honesto e trabalhador. É isso que o Brasil está precisando. Além disso, o Victor ajuda muito o terceiro setor e a área da saúde”

(Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo)

 

 

“Era muito amigo do Paulo Kobayashi e essa amizade transferi para o Victor. Tenho razões pessoais para apoiá-lo porque o Victor me ajuda muito na realização da Beauty Fair e também porque ele é nosso diretor na Acal. Por tudo isso, espero que ele seja eleito

(Hirofumi Ikesaki, empresário e presidente da Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade)

 

 

“Apoio o Victor Kobayashi porque é sangue novo na política com propostas sérias e dignas em memória de seu pai. Ele merece estar lá”

(Jairo Uemura, da Mebuki)

 

 

“Apoio os amigos, independente do partido que pertencem. Não digo que vi o Victor nascer, mas quase. Ou seja, conheço o Victor desde pequeno e acompanho seu trabalho no Instituto Paulo Kobayashi. Ele mostrou capacidade que o credencia a representar, como todo bom político, a sociedade de uma forma geral. Acredito que ele tem um dom para a política”.

(Yugo Mabe, artista plástico)

 

 

“Apoiamos o Victor Kobayashi porque achamos que, no momento, é o melhor candidato para vereador. Ideia essa compartilhada por toda a família Yoshida

(Samuel Yoshida, advogado)

 

 

“O Victor tem a ficha limpa, uma preocupação de toda a comunidade nipo-brasileira

(Renato Nakaya, presidente da Sakura)

 

 

“Foi o Paulo Kobayashi quem me abriu as portas da comunidade nipo-brasileira para a política. Como político, me sinto responsável por esta campanha e recebi uma missão. Se hoje o Victor está no PSD é porque eu assumi este desafio e tenho esta responsabilidade”,

(Walter Ihoshi, deputado federal)

 

 

“O Victor tem todo potencial para ser um grande representante na Câmara Municipal. É um profundo conhecedor da cidade de São Paulo e é desta experiência que estamos precisando. Conheci o Victor como presidente da JCI Brasil-Japão, como líder dentro do Bunkyo – foi nosso diretor de Comunicação e hoje é vice-presidente licenciado – e como professor universitário. A comunidade nikkei necessita de um representante como o Victor Kobayashi”

(Kihatito Kita, presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL ATRAVÉS DO TEATRO... Quando: Nova turma de maio e junho. Início dia 09/05 até 27/06/2015 (8 encontros) aos sábados das 13h30 ás 16h00. Público: Pessoas de todas as á...
RECIFE: Semana da Cultura do Japão celebra os 120 ... Neste ano especial de celebração do intercâmbio Brasil-Japão, Recife (PE) realiza a I Semana de Cultura do Japão, organizada pelo Centro Cultural Geor...
RIO DE JANEIRO: Moti Tsuki encerra 2013 na Associa...   A Associação Nikkei do Rio de Janeiro finalizou seus eventos em 29 de dezembro de 2013 com animado Moti Tsuki na sede da Rua Cosme Velho, 11...
CULTURA: 1º Fuyumatsuri do Bunkyo de Mogi espera m... Na “contramão” da maioria das entidades nipo-brasileiras, que estão realizando seus eventos às custas de muito sacrifício – em especial neste ano, com...

One Comment

  1. Precisamos resgatar nestas eleições o jeito KOBAYASHI de legislar pelo povo.
    PAULO KOBAYASHI foi um marco na política nacional. KOBAYASHI era a Ética, a Transparência, o Respeito, o Pai de Família como raros existentes.
    Victor Kobayashi 55100 É O DNA DE ÉTICA QUE PRECISAMOS TER NA Câmara Municipal de São Paulo.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *