ELEIÇÕES 2012: Mesmo sem conhecer, Serra ‘apoia’ projeto Caminhos do Imperador

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, garantiu que, caso seja eleito, apoiará o projeto Caminhos do Imperador, cuja proposta é “configurar e reafirmar o bairro da Liberdade como um centro cultural e comercial do Japão, China e Coréia no Brasil”. A afirmação foi feita na noite de ontem, na Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro, durante bate papo com comerciantes, representantes de associações, políticos e lideranças de bairros e da comunidade nikkei.

 

Ikesaki, Kobayashi, Serra e Ihoshi (foto: divulgação)

 

Respondendo a uma indagação feita pela reportagem do Jornal Nippak se daria continuidade ao projeto, Serra disse não conhecer o projeto e ficou admirado quando soube se tratar de um projeto que devolveria a identidade visual ao bairro. “Mas porque não deu certo?”, questionou. Ao ser informado que o projeto não teve continuidade por falta de recursos, o tucano disse que a parceria público-privada seria uma alternativa e garantiu: “Projetos que devolvem a identidade visual aos bairros trazem vida à cidade. Podem contar com o meu apoio”.

 

Bate-papo reuniu políticos, comerciantes e lideranças na Associação Comercial de São Paulo (foto: Aldo Shiguti)

 

O projeto Caminhos do Imperador foi objeto do 1º Termo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), o Instituto Paulo Kobayashi. Em parceria com o Bradesco, dono de uma agência no local, o IPK entregou, em 2008, a primeira de um total de dez etapas, que inclui a revitalização da Praça da Liberdade e reformas na fachada do banco, em estilo oriental.

 

José Alarico Rebouças, José Serra e Hirofumi Ikesaki (foto: Aldo Shiguti)

 

Antes de iniciar sua palestra, Serra disse que “vir à Liberdade é algo agradável”. “Estudei no Colégio Roosevelt e ia a pé até a Rua Galvão Bueno pegar ônibus para o Ipiranga, onde morava”, disse. “Estudei no Anglo Latino e circulava muito pela região quando fazia política estudantil”, comentou Serra, que arrancou risos ao lembrar do bonde camarão [que ganhou esse apelido por ser vermelho].

 

Auditório da Associação Comercial de São Paulo ficou lotado (foto: Aldo Shiguti)

 

Experiência – Em seu balanço, Serra apontou “algumas coisas que a administração Serra-Kassab fez na região e algumas coisas que estão a caminho”, como a criação da Praça das Artes, no Largo do Paissandu, intervenções na Praça Roosevelt e Parque D, Pedro e reformas na Biblioteca Mário de Andrade. Exaltando sempre sua experiência, o tucano abordou ainda o projeto Nova Luz, a questão da cracolândia e o problema do lixo.

 

O deputado Walter Ihoshi foi o mestre de cerimônia (foto: Aldo Shiguti)

 

Estiveram presentes, entre outros, o superintendente da Associação Comercial de São Paulo, José Alarico Rebouças; o presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal), Hirofumi Ikesaki; o presidente do Conseg Liberdade (Conselho Comunitário de Segurança), Akio Ogawa; o ex-comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo; o deputado estadual Orlando Morando (PSDB); e os vereadores, Floriano Pesaro (PSDB), Adolfo Quintas (PSDB) e Gilberto Natalini (PV), além do suplente Victor Kobayashi. O deputado federal suplente Walter Ihoshi (PSD-SP) foi o mestre de cerimônia.

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Memorial da América Latina abre suas p... Adiado depois de uma tentativa frustrada de realizar a décima edição no Centro de Eventos Pro Magno, no bairro da Casa Verde (zona Norte de São Paulo)...
BAIRRO ORIENTAL: Chuva e homenagem marcam 48º Toyo... Um Toyo Matsuri “atípico”. Sem a presença do presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, com chuva no sába...
110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Apesar do atraso n... Ex-presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi, escolhido para o cargo de diretor executivo da comissão paulist...
SANTOS: ASSOCIAÇÃO JAPONESA DE SANTOS RECUPERA CAS... Deputados federais aprovaram no último dia 10 de novembro o projeto de lei 4476/94 que permite a doação, pela União, de um imóvel da Sociedade Japones...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *