ELEIÇÕES 2016: Candidatos nikkeis a vereador em São Paulo chegam à reta final preocupados com votos brancos e nulos

A três dias das eleições municipais, o clima entre os candidatos nikkeis entrevistados pelo Jornal Nippak é de apreensão diante do atual cenário político. Certeza da vitória só mesmo após o resultado final. “Vamos trabalhar até o último instante, não temos outra alternativa”, destacou o candidato Ushitaro Kamia (PDT).

Para ele, questões como impeachment e Operação Lava Jato deixaram a população mais conscientes  sobre a importância de escolher bem seus representantes. “Tudo isso serviu para deixar os eleitores mais atentos para as funções de um vereador, que é a de fiscalizar o Executivo e aprovar os gastos da Prefeitura”, diz Kamia, para quem a renovação da Câmara Municipal de São Paulo, a maior do país, deve ficar próxima aos 40% mesmo índice da eleição de 2012, quando 22 novos vereadores assumiram uma das 55 vagas.

 

Neste domingo, 8.886.324 eleitores vão às urnas na capital paulista. Foto: divulgação

Neste domingo, 8.886.324 eleitores vão às urnas na capital paulista. Foto: divulgação

 

Preocupação – Apesar de afirmar que chega “confiante” nesta reta final de campanha, o vereador George Hato (PMDB), que tenta seu segundo mandato, também revela uma preocupação. “Não sabemos como os eleitores vão reagir nas urnas. A previsão é de muitos votos brancos e nulos”, conta Hato, afirmando que concentrou sua campanha na comunidade nikkei. “Se fosse uma pizza, diria que os nikkeis representam mais da metade dos meus votos”, compara ele, afirman do que “o mais importante é que fiz uma campanha olhando nos olhos dos eleitores”.

Líder da bancada do PSDB e buscando seu sexto mandato na Câmara Municipal, o tucano Aurélio Nomura é outro que está ansioso. “Chegamos muito bem até aqui e cientes que fizemos um bom trabalho. Tivemos aceitação em todos os lugares que visitamos e os votos foram de continuidade, o que nos deixa muito satisfeito”, conta Nomura, explicando que “muitos já acompanham nossas ações na Câmara Municipal e através da mídia, como o Jornal Nippak”. Para ele, um dado positivo e que o deixou surpreso foi ter constatado que “muitas pessoas assistem ao noticiário da TV Câmara”.

Para Victor Kobayashi, que tenta uma vaga pelo PSD, a receptividade “foi muito boa”. “Muitas pessoas que conversei foram beneficiadas com as ações do Instituto Paulo Kobayashi e outras foram alunos do meu pai [o deputado federal Paulo Kobayashi]”, conta, acrescentando que “também procurei estimular os mais jovens a pesquisarem os trabalhos dos candidatos”.

Segundo Kobayashi, a falta de recursos financeiros obrigou os candidatos a fazerem uma campanha mais econômica. “Foi no boca a boca mesmo”, disse, explicando que “todos os processos de manifestações que o país assistiu nos últimos anos tiveram origem nas escolhas erradas lá trás”. “Cabe aos eleitores mudar essa situação”, destaca Kobayashi, que, numa previsão “otimista”, calcula em 12 o número de cadeiras de sua coligação (PSD/PMDB). “Numa visão mais conservadora estamos trabalhando com oito cadeiras”, contabiliza. Já George Hato projeta entre 7 e 10 o números de vagas para os candidatos da coligação. “Vamos brigar para o PMDB fazer quatro vereadores”, diz.

 

Experiência – Para Aurélio Nomura, além do trabalho realizado, “o que tem ajudado é o desempenho do nosso candidato a prefeito, João Doria, que aparece com 30% e a tendência é que cresça ainda mais”. “Isso facilita também a aceitação dos candidatos a vereador pela coligação”, explica Nomura, para quem “essa apatia dos eleitores cresceu muito depois do PT”. “O partido, que antes representava a mudança, foi uma grande mentira e isso fez com que as pessoas ficassem ainda mais desacreditadas”, destaca Nomura, afirmando que “o atual formato da campanha vai favorecer quem já está com mandato”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Confira algumas propostas dos candidatos entrevistados pelo Nippak

     

     

    Aurélio Nomura, do PSDB

    Aurélio Nomura, do PSDB

    Nomura quer continuar apresentando ‘projetos importantes para SP’

     

    “Tenho a honra de ter sido o autor de leis de grande importância para a cidade de São Paulo como é o caso da lei que garante o aleitamento materno, as vagas para gestantes, o atendimento pedagógico hospitalar para crianças e adolescentes em tratamento prolongado, a criação do Parque Augusta e do Mapa do Ruído, entre outras.

    Fui um dos poucos vereadores que votou contra o aumento abusivo do IPTU pretendido pela Prefeitura, em 2013. Também fiscalizo as ações do executivo e cobro resultados realizando mais de 150 horas de audiências públicas. Investi na educação indicando emendas para reformas de creches e escolas, na saúde para a compra de equipamentos e reformas, além de recapeamentos, eventos culturais, entre outros.

    Enviei requerimentos ao Tribunal de Contas do Município para que a Prefeitura esclarecesse os enormes gastos com as ciclovias e ciclofaixas, afinal, só a ciclovia da Avenida Faria Lima custou mais de R$ 50 milhões.

    Atualmente, sou o líder do PSDB na Câmara e, se reeleito, darei continuidade ao trabalho que já desempenho no Legislativo. Vou batalhar para que meus projetos de lei, em tramitação e tão importantes para a cidade, sejam aprovados na Câmara Municipal, como o Projeto de Lei nº 318/2012 que cria a Unidade Móvel para Atendimento Médico-Veterinário, levando para as regiões periféricas da Capital consultas, tratamento preventivo e até cirurgias, incluindo castração nos animais domésticos de pequeno porte. Tenho também o Projeto de Lei nº 261/2014 que garante o direito das pessoas que mantenham união estável homoafetiva à inscrição, como entidade familiar, nos programas de habitação popular. Havendo um próximo mandato, novos projetos importantes serão apresentados e, como em todos os mandatos, estarei sempre disposto a ouvir e atender as demandas da população”.

     

    (Aurélio Nomura, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo)

     

     


     

     

    George Hato, do PMDB

    George Hato, do PMDB

    Como médico, George Hato prioriza saúde e ‘levanta a bandeira do esporte’

     

    “Como médico priorizo a saúde e levanto a bandeira do esporte para todos, pois a prática de atividades físicas regulares traz inúmeros benefícios para a mente e o corpo, além de melhorar a qualidade de vida, previne doenças. Sei das dificuldades que temos na área da saúde e tento combate-las. Precisamos melhorar  os atendimentos nos Postos de Saúde, UBS, ampliar o PSF (Programa de Saúde da Família) oferecer uma atenção básica e humanizada investindo  na qualidade, no atendimento à nossa população.

    No esporte sigo com os investimentos nos campos de futebol, construções de pistas de skate, campos de gatebol para a nossa comunidade nipo-brasileira, pois com ele podemos corrigir problemas sociais como a violência, o desrespeito, a marginalização, a evasão escolar e a indisciplina, ensinando regras e como respeitar a vida em sociedade, além de resgatar  nossas crianças e jovens das ruas, das drogas, dando  oportunidade de uma qualidade de vida melhor e formando um cidadão de bem.

    Na educação vou continuar o trabalho com as creches e também trabalhar para ampliar e aperfeiçoar o CEU (Centro Educacional Unificado)”.

     

    (George Hato, vereador do PMDB)

     

     


     

     

    Kamia, do PDT

    Kamia, do PDT

    Kamia pauta sua atuação ‘em prol de melhorias aos munícipes’

     

    ‘Sempre procurei pautar minha atuação na Câmara Municipal de São Paulo em prol de melhorias aos munícipes. Seja na infraestrutura, na saúde e educação, a atenção dada às demandas além de detectar as necessidades da população o fazem atuar de forma incansável – tanto na Câmara Municipal, quanto nas ruas, ao lado dos moradores.

    Tanto é assim que, em menos de um ano (quando assumi uma das vagas), consegui a pavimentação de 40 ruas, vielas, vias e avenidas. Um esforço em conjunto com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, além das centenas de famílias das comunidades que há décadas esperavam pelo asfalto.

    Outro ponto importante a ser destacado é o apoio aos grupos de estudos de doenças raras e graves. Atualmente, são milhares de doenças que ainda não possuem um diagnóstico preciso – e com a atuação de estudiosos, portadores e especialistas, os pacientes podem ter mais qualidade de vida.

    Enquantro vereador, atuei na Comissão de Saúde, Comissão de Trânsito, Transportes, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, nos cinco mandatos na Câmara Municipal; trouxe grandes conquistas para o município, como a desativação do Lixão da Vila Albertina, além de contribuir com a aprovação da nova Lei de Zoneamento (conjunto de regras – de parcelamento, uso e ocupação do solo – que define as atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade).

    Além disso, sou autor de leis importantes em São Paulo, como o “Mês da Saúde Preventiva da Obesidade Infantil”, que incentiva a venda de produtos mais saudáveis nas cantinas de escolas; criei  a lei que oferece incentivo fiscal visando a inserção do deficiente no mercado de trabalho e destinei recursos, via emenda parlamentar, para o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e ao Hospital São Luiz Gonzaga, para modernização e melhorias no atendimento”.

    (Kamia, do PDT)

     

     


     

     

    Victor Kobayashi, do PSD

    Victor Kobayashi, do PSD

    Plataforma de Kobayashi está baseada ‘na experiência à frente do IPK’

     

    ‘Minha plataforma de campanha está baseada na experiência dos dez anos de realizações no IPK – Instituto Paulo Kobayashi, de projetos de inserção social envolvendo a educação, cultura e esportes, em parceria com a iniciativa privada, entidades beneficentes e associações. Acredito que o acesso à educação de qualidade, multidisciplinar e inclusiva é o caminho para a construção de uma cidade melhor.

    Se eleito, vou trabalhar para incentivar as empresas a atuar como parceiras das escolas da rede municipal, aos moldes do projeto similar que permite a cogestão de uma UBS ou hospital público.

    Uma de minhas prioridades será intensificar as relações entre a cidade de São Paulo e órgãos do governo japonês para troca de experiências nas áreas de educação, segurança e mobilidade. Vou promover seminários, encontros técnicos e workshops para conhecermos e adaptarmos as boas experiências daquele país na nossa cidade.

    Como vereador vou fiscalizar os atos da prefeitura, além de defender e representar a população, indicando as necessidades aos órgãos competentes.

    Pretendo trabalhar para liberar as emendas ao orçamento em obras essenciais e de grande impacto para a população. Através das emendas que consegui em 2013, as antigas lâmpadas das ruas da Liberdade foram trocadas por novas de luz branca, foi feita a reforma do mercado Kinjo Yamato, e 14 praças puderam ser revitalizadas e reequipadas’.

    (Victor Kobayashi, candidato do PSD)

     

     


     

     

    CANDIDATOS NIKKEIS A VEREADOR NA CAPITAL

     

    Nome na Urna: Akiko Akiyama

    Nome Completo: Akiko Akiyama

    Partido: PSOL
    Nome na Urna: Aurélio Nomura

    Nome Completo: Aurélio Nomura

    Partido: PSDB – Coligação PSDB/PSB/PP/DEM

     

    Nome na Urna: Fabiano Yamashita

    Nome Completo: Fabiano Takeshi Yamashita

    Partido: PHS – Coligação: PHS – PMB – PPS

     

    Nome na Urna: George Hato

    Nome Completo: George Vatutin Hato

    Partido: PMDB – Coligação: União Por São Paulo

     

    Nome na Urna: Hélio Takata

    Nome Completo: Hélio Teruo Takata

    Partido: PTB – Coligação: PTB

     

    Nome na Urna: Kamia

    Nome Completo: Ushitaro Kamia

    Partido: PDT – Coligação: PT/PDT/PR/PROS

     

    Nome na Urna: Lucas Namasu

    Nome Completo: Lucas Hideo Namasu

    Partido: PSDB – Coligação: PSDB/PSB/PP/DEM

     

    Nome na Urna: Mauro Hashimoto

    Nome Completo: Mauro Akio Hashimoto

    Partido: PEN

     

    Nome na Urna: Naomi Yamaguchi

    Nome Completo: Greice Naomi Yamaguchi

    Partido: Novo

     

    Nome na Urna: Ota

    Nome Competo: Masataka Ota

    Partido: PSB – Coligação: PSDB/PSB/PP/DEM

     

    Nome na Urna: Patricia Tani

    Nome Completo: Patricia Kiyomi Tani

    Partido: PSDC

     

    Nome na Urna: Paulo Sakamoto

    Nome Completo: Paulo Noriyuki Sakamoto

    Partido: PP – Coligação: PSDB/PSB/PP/DEM

     

    Nome na Urna: Professora Marilda Watanabe(*)

    Nome Completo: Marilda Watanabe Mazzocchi

    Partido: PSL

     

    Nome na Urna: Professor Maeda

    Nome Completo: Mario Maeda Júnior

    Partido: PTN

     

    Nome na Urna: Rodrigo Goulart

    Nome Completo: Rodrigo Hayashi Goulart

    Partido: PSD – Coligação: União Por São Paulo

     

    Nome na Urna: Rogerio Nagai

    Nome Completo: Rogerio Eduardo Nagai

    Partido: PV

     

    Nome na Urna: Saito-San

    Nome Completo: Eduardo Tsuneo Saito

    Partido: PSDC

     

    Nome na Urna: Sérgio Koei

    Nomde Completo: Sérgio Koei Ikehara

    Partido: PSTU

     

    Nome na Urna: Shinsho Takara

    Nome Completo: Shinsho Takara

    Partido: PTN

     

    Nome na Urna: Silvia Nakano

    Nome Completo: Silvia dos Santos Nakano

    Partido: PSL

     

    Nome na Urna: Simone Hieda

    Nome Completo: Simone Michico Gava Hieda

    Partido: PSDC

     

    Nome na Urna: Tachibana

    Nome Completo: Marcos Jesus Tachibana

    Partido: PTN

     

    Nome na Urna: Thiago Kawabata

    Nome Completo: Franklin Thiago Neves Kawabata

    Partido: PPL

     

    Nome na Urna: Tomaz Kurashima

    Nome Completo: Tomaz Kiyomu Kurashima Júnior

    Partido: PV

     

    Nome na Urna: Victor Kobayashi

    Nome Completo: Victor Kobayashi

    Partido: PSD – Coligação: União Por São Paulo

     

    Nome na Urna: Watanabe

    Nome Completo: Humberto Yudi Watanabe

    Partido: DEM – Coligação: PSDB/PSB/PP/DEM

     

    Nome na Urna: Yamada

    Nome Completo: Hiroaqui Yamada

    Partido: PSDC

     

     

    (*) Indeferido com recurso

    Última atualização: 28 de setembro. Fonte: TRE-SP

     

    Related Post

    BENEFICENTE: 13º Jantar Show das 4 Entidades acont... Como acontece anualmente desde 2004, quatro entidades assistenciais nipo-brasileiras – Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-no-Iê, Assistênc...
    POLÍTICA: Keiko Ota participa de audiência pública... A deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) esteve no último dia 27/4 em Minas Gerais. Ela participou de audiência pública promovida pela Comissão Parlament...
    PARQUE DO CARMO: FEDERAÇÃO DE SAKURA E IPÊ REALIZA... Começa nesta sexta-feira, 4, e prossegue no sábado e domingo (5 e 6), no Parque do Carmo, a 39º Festa das Cerejeiras. Com o apoio da Secretaria do Ver...
    COMUNIDADE: 5º Japan Sul conquista espaço no calen... A União das Associações Culturais de Santo Amaro realizou nos dias 13 e 14 de setembro, no Clube da Eletropaulo, na região de Santo Amaro (zona Sul de...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *