EMBU-GUAÇU: 59ª Caravana da Abeuni acontece de 18 a 26 de janeiro em Embu-Guaçu

 

A Abeuni (Aliança Beneficente Universitária de São Paulo) estará organizando de18 a26 deste mês, no município de Embu-Guaçu (SP), a 59ª Caravana Assistencial. Evento realizado duas vezes por ano – um em cada semestre – as Caravanas costumam reunir mais de 200 voluntários e atendem cerca de 1500 pessoas. O objetivo é oferecer serviços odontológicos e orientações de saúde geral visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade local.

Em Embu-Guaçu o atendimento será feito na Escola Municipal Amanda Consuelo da Cunha, no Parque São Paulo. Segundo Leonardo Tadao Nakashima, um dos organizadores da Caravana, o município já recebeu duas Minicaravanas da Abeuni – nos mesmos moldes da Caravana, porém, mais curta.

 

Caravana oferecem serviços odontológicos gratuítos a população. (foto: divulgação)

 

O contato é feito diretamente com a Secretaria de Saúde do município. “Normalmente já temos algum conhecimento prévio sobre a cidade”, conta Nakashima, acrescentando que o atendimento é feito de domingo a terça, com uma interrupção na quarta-feira para limpeza do local. O trabalho é retomado na quinta e prossegue até sábado.

Apesar de o caro-chefe ser o atendimento odontológico – são realizados os procedimentos mais simples, como extração e obturação – a Caravana também oferece serviços na área da saúde, como medição da pressão arterial e de glicemia, além de atendimento profilático.

Nos casos mais complicados, a Prefeitura entra como parceira da Abeuni colocando uma ambulância à disposição próxima à escola.

“Nosso foco é no voluntariado. É puxado, mas ficamos com a sensação de dever cumprido”, destaca Nakashima, lembrando que as Caravanas também funcionam como uma espécie de “batismo” para os calouros. “Aqueles que conseguem passar o evento inteiro estão aptos para ingressar na Abeuni e, consequetemente, a participar de outras atividades”, explica Nakashima.

 

Evento visa melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade local (foto: divulgação)

 

Qualidade de vida – Entidade filantrópica sem fins lucrativos fundada em 1984 a partir do departamento universitário da Associação Beneficente Nipo-brasileira (Abenibra) – que muitos anos antes já prestava assistência de saúde para a comunidade nipo-brasileira – a Abeuni reúne universitários e formados em diferentes áreas que desenvolvem não só o trabalho social assistencial, mas também o lado pessoal, como o trabalho em equipe, liderança e a organização e ainda promove a troca de idéias, experiências e a amizade.

Desde sua fundação, já realizou mais de 90 eventos assistenciais em diversas cidades do estado paulista, com atendimento à população carente, além dos projetos de ação continua na cidade de São Paulo.

Órgão de utilidade pública, reconhecido pela Assembléia Legislativa de São Paulo (Lei Estadual 9.135/95), pelos trabalhos realizados em prol da sociedade, tem como missão “melhorar a qualidade de vida da população por meio de um atendimento humanizado, promovendo saúde, educação e cidadania em conjunto com o desenvolvimento pessoal e social dos voluntários”.

Para participar, é preciso ser universitário ou graduado em qualquer área de atuação, além de estar motivado e com vontade de ajudar ao próximo.

Mais informações pelo site: www.abeuni.org.br

 

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LINS: Escola recebe nome de ‘Prof. Cezário Toshio ... Localizada no bairro Cinquentenário da Imigração Japonesa, em Lins (SP), a EMEI  dedicada a educação infantil, dirigida por Paula Rúbia,  teve a placa...
SUMÔ: Campeonato do Grande ABC reúne cerca de 200 ... Realizado no dia 31 de maio, em Santo André, o 40º Campeonato Regional do Grande ABC contou com a participação de cerca de 200 atletas de Santo André,...
KARAOKÊ: Toshio Yamao é reeleito presidente da UPK... Por unanimidade, o atual presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), Toshio Yamao, foi eleito para mais um mandato frente à entidade. A eleição foi...
SÃO PAULO-OSAKA: Vice-prefeita de SP recebe comiti...   A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, recebeu na sede da Prefeitura de São Paulo na segunda-feira (25), o vice-prefeito de Osaka, Seigo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *