EMBU: Semana da Cultura Japonesa terá diversas atrações

Para comemorar os 104 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Prefeitura de Embu das Artes (SP), por meio da secretaria de Cultura, realiza de 15 a 24 de junho, a Semana da Cultura Japonesa. A festa será aberta em 15/6, às 20h, com a Exposição Nikkei de Arte e Craft, que homenageará Iwao Nakajima (1934-2011), artista plástico que viveu na cidade e contribuiu para o desenvolvimento da arte naif, uma tradição em Embu das Artes.

 

Apresentações culturais reforçam presença japonesa no município (foto: divulgação)

 

As comemorações da Semana continuam com várias atrações que enfatizam a cultura, a arte, os costumes e a gastronomia do Japão. Faz parte da Semana o Festival de Cultura Japonesa Animaembu, com concurso de ilustração mangá Ano do Dragão, shows de música e dança, desfile cosplay, exposição e oficinas de ikebana, origami, animekê, mangá, exposição de raça Akita, taikô e diversas outras atividades.

 

Animaembu faz parte da semana do Festival de Cultura Japonesa (foto: divulgação)

 

De acordo com os organizadores, muitos imigrantes se instalaram na região de Embu das Artes e entorno, como Cotia, criaram cooperativas agrícolas importantes, com produtos vendidos no mercado municipal de Pinheiros, em São Paulo, e influenciaram no costume e na arte.

 

Público também poderá participar de oficinas (foto: divulgação)

 

Um pouco desta história será contada na Semana da Cultura Japonesa em Embu das Artes.

 

Costumes japoneses estarão presente no Festival (foto: divulgação)

 

PROGRAMAÇÃO

15/6 – 20h: Abertura: 4ª Exposição Nikkei Arte Craft e homenagem a Iwao Nakajima. Visitação; 16/6 a 9/7 – das 9 às 17h: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29)

16/6 – 13h: Culto “Aoba Matsuri”, de celebração ao nascimento de Buda. Templo Dion-In (Rua Professor Mário Osassa, 1149, fim da rua, Jd. Magali)

17/6 – 10h: 54º Culto Ecumênico em Homenagem aos Antepassados. Cemitério do Rosário ( Avenida Elias Yazbek, 1713)

23 e 24/6  – 10 às 23h: Animaembu Nippon Matsuri – 5º Festival da Cultura Japonesa. Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, Centro).

 

Mais informações pelo tel.: 11/4785-3563 ou pelo e-mail: cultura@embudasartes.sp.gov.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPETÁCULO: Grupo japonês YUI se apresenta gratuit... Depois do enorme sucesso no ano passado, o grupo YUI - Trio de Instrumentos Tradicionais do Japão volta ao Brasil para duas únicas apresentações. O pr...
KARAOKÊ: 17º Concurso da Acal reúne cerca de 300 p...   17º Concurso da Acal (foto: Silvio Sano)   Para muitos cantores da terceira idade, o concurso de karaokê da Acal (Associação Cul...
OFICINA DE HISTÓRIAS CONTADAS COM ORIGAMIS – SUSTE... PÚBLICO ALVO ADULTO ACIMA DE 18 ANOS: EDUCADORES, EDUCADORES AMBIENTAIS, PROFESSORES, CONTADORES DE HISTÓRIAS, PSICÓLOGOS, ARTETERAPEUTAS, PEDAGOGOS, ...
RIO DE JANEIRO: 15ª Festa do Japão divulga cultura... Desde ano passado inserida no calendário oficial da cidade, a 15ª Festa do Japão RJ foi realizada este ano nos dias 27 e 28 de agosto, no Parque do Fl...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *