EMPRESAS: Oki Electric adiquire 70% da automação bancária da Itautec

 

A Itautec anunciou na manhã da quarta-feira, 15, que está promovendo um importante redirecionamento estratégico por meio de um acordo com a japonesa OKI, o qual resultará na criação de uma nova empresa de automação e serviços no Brasil. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o grupo Itautec informa aos seus acionistas e ao mercado que firmou, nesta data, um contrato de compra e venda de ações com a Oki Electric Industry Co. Ltd., para formação de parceria estratégica nas áreas de automação bancária e comercial e de prestação de serviços. A Itautec pertence à Itaúsa, holding que controla o banco Itaú-Unibanco, Duratex e Elekeiroz.

 

Itautec receberá R$ 100 milhões da OKI que herdará a carteira de clientes e a tecnologia de produção das unidades de automação e serviços (foto: divulgação)

 

Conforme os termos do acordo, a nova empresa, ainda sem nome definido, receberá aporte de R$ 100 milhões da OKI, que herdará a carteira de clientes e a tecnologia de produção das unidades de automação e serviços da Itautec. Com isso, OKI passa a deter 70% de participação na nova empresa e a Itautec, os 30% restantes. A operação está prevista para ser concluída em dezembro deste ano, conforme estimativa da Itaúsa, e está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao cumprimento de determinadas condições previstas no acordo.

O anúncio, feito hoje em evento na cidade de Tóquio, no Japão, destaca o objetivo da Itautec, que possui grandes empresas em sua carteira de clientes, como o próprio Itaú-Unibanco, e extensa rede de serviços em mais de 3,7 mil cidades, de conquistar maior participação no mercado de automação e serviços de TI por meio de um parceiro estratégico.

A OKI é uma das maiores empresas de automação bancária do Japão, tendo como carro-chefe caixas de autoatendimento (ATMs) recicladoras de cédulas, e é uma das líderes nos mercados da China, Rússia e Indonésia. Segundo ela, o acordo com a Itautec é parte da estratégia de expansão das atividades em mercados emergentes, como os da América Central e do Sul. Em nota, ela também diz que pretende construir uma base sólida no Brasil, atuando com projeto, desenvolvimento, fabricação e oferta de serviços de manutenção de caixas eletrônicos.

Após a conclusão da transação, a unidade de computação da Itautec, que também atua com a marca Infoway, será paulatinamente desativada. A companhia afirma que haverá cumprimento integral de todos os contratos e obrigações de fornecimento, manutenção e garantia dos equipamentos. O comunicado não diz se o acordo envolverá também a participação da Okidata, fornecedora de equipamentos e serviços de impressão no Brasil.

Recentemente, a Itautec promoveu mudanças em sua diretoria executiva com a saída de Mario Anseloni. O executivo havia assumido a empresa em janeiro de 2010 e foi o responsável pela execução de uma grande reestruturação nas operações, que envolveu desde a expansão e a reordenação do portfólio, reforço da atuação comercial, melhorias na gestão até demissões de trabalhadores de sua fábrica em Jundiaí, além de “ajustes’” no quadro de funcionários. Saneada, a empresa agora pôde se desfazer de boa parte de seus ativos.

 

Fonte: Convergecom

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Em seu segundo mandato, Bruno Omori co... O presidente da ABIH-SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo –, Bruno Omori, não tem o que reclamar de 2014. O ano, p...
VALE DO PARAÍBA: Nishimoto prestigia início das ob... O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em Paraibuna no último dia 15, para iniciar, oficialmente, as obras de duplicação da rodovia...
SOCIAL: GAMBARÊ, JAPÃO!   Cerca de 200 torcedores dos "Samurais Azuis", entre anônimos e vips,  se reuniram na noite do último sábado (14) no Salão Nobre do Bunkyo (S...
COMUNIDADE: No Bunkyo, políticos nikkeis destacam ... Realizado no dia 24 de março por 34 entidades nipo-brasileiras no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência So...
Tags: ,

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *