EMPRESAS: “Papo em Família” é o novo empreendimento da Ambev em parceria com a Maurício de Sousa Produções

 

Ambev lança em parceria com a Mauricio de Sousa Produções “Papo em Família”  (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

De olho nos indicadores, a Ambev lança em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, uma cartilha ilustrada com a Turma da Mônica para ajudar pais e educadores a conversar sobre o consumo de bebidas alcoólicas com seus filhos e alunos. O “Papo em Família” tem o objetivo de estimular o diálogo no âmbito familiar e educacional, imprescindível para que o tema não se torne um tabu e os jovens aprendam sobre os riscos do consumo indevido de álcool.

 

 

o presidente da Ambev, João Castro Neves explica a importância da cartilha. “Há três anos, a Ambev vem ampliando sua atuação voltada ao combate ao uso indevido de álcool. (foto: Luci Judice Yizima)

Em entrevista ao Jornal Nippak, o presidente da Ambev, João Castro Neves explica a importância da cartilha. “Há três anos, a Ambev vem ampliando sua atuação voltada ao combate ao uso indevido de álcool. Com projetos reconhecidos como os Jovens, o Bar e o Supermercado de Responsa, a empresa já conseguiu engajar diferentes públicos no tema” afirma. “Além de formar uma ampla rede de agentes da sociedade cientes do papel que cada um tem na abordagem da questão. Agora, com o Papo em Família, o intuito é envolver também os pais, principais influenciadores da vida dos filhos”, ressalta o executivo.

 

O Papo em Família, o intuito é envolver também os pais, principais influenciadores da vida dos filhos”, ressalta João Castro Neves. (foto: Luci Judice Yizima)

 

“Nos últimos anos, temos engajado muita gente, de diferentes públicos, na nossa rede de Responsa. E os pais dos jovens não poderiam ficar de fora. O exemplo que as crianças e adolescentes têm dentro de casa é fundamental para prevenir o consumo indevido de bebida alcoólica e queremos ajudar nessa orientação. Para isso, formamos um verdadeiro time de peso, com a Turma da Mônica e reconhecidos especialistas no tema”, destaca João Castro Neves, presidente da Ambev.

Mônica de Sousa, representando a Maurício de Sousa Produções destaca a seriedade do projeto Papo em Família. (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

 

Mônica de Sousa, representando a Maurício de Sousa Produções destaca a seriedade do projeto Papo em Família. “Sempre que somos chamados para uma parceria onde se procura estimular a conversa em família, não podemos deixar de atender”, diz. “Achamos que é dentro da família, em conversa entre pais e filhos, que se educa melhor para a vida”, revela Mônica de Sousa.

 

 

 

“Achamos que é dentro da família, em conversa entre pais e filhos, que se educa melhor para a vida”, revela Mônica de Sousa. (foto: Luci Judice Yizima)

 

“Acredito na importância dos personagens deva enriquecer o material educacional, ilustrativo e de forma eficaz para que os pais saibam como tratar do assunto com seus filhos, a fim de que os jovens compreendam que não se pode consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos, em excesso ou associado à direção”, conclui Mônica.

 

O Papo em Família contém uma cartilha, revistinhas, webséries e tiras (foto: Luci Judice Yizima)

 

O Papo em Família contém uma cartilha, revistinhas, webséries e tiras. Como existe uma abordagem distinta para cada faixa etária, as historinhas são protagonizadas por personagens da Turma da Mônica, Turma da Mônica Jovem e Turma da Tina. Quando a criança ainda é pequena, a proibição e a vigilância constante dos pais são  as atitudes mais indicadas. Já quando os filhos são adolescentes, o diálogo é essencial. Em um dos vídeos, por exemplo, o Cebolinha tenta discretamente pegar um copo de  bebida que está sobre a mesa da cozinha quando é surpreendido pelo pai.  Questionado sobre o que está fazendo, o menino responde que só quer “sentir o gostinho”. O pai logo explica que bebida alcoólica não é para crianças.

 

(foto: Luci Judice Yizima)

 

O projeto disponibilizará gratuitamente o material no site da Ambev e também o distribuirá nas 21 ONGs parceiras da Ambev no projeto Jovens de Responsa. Além disso, tudo estará à disposição das secretarias de educação e outros órgãos e instituições que tenham interesse. Até 2014, a Ambev quer impactar 5 milhões de pessoas com o Papo em Família.

 

MIlton Seligman, diretor de Relações Corporativas e Comunicação da AmBev. (foto: Luci Judice Yizima)

O conteúdo foi desenvolvido com base em estudos de instituições internacionais especializadas no assunto como a ONG canadense Éduc’alcool, e em pesquisas do Cisa – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência nacional sobre o tema. Esse processo levou pouco mais de um ano e também contou com a participação de um grupo de especialistas de três áreas distintas do conhecimento – educação, medicina e sociologia – na adaptação do material à realidade brasileira. São eles: a psicóloga e educadora Rosely Sayão; o psiquiatra e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da USP, Dr. Arthur Guerra de Andrade; o professor da Unifesp e fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas, Dartiu Xavier da Silveira; o cientista social e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Edemilson Antunes de Campos, e a médica especialista em prevenção e saúde coletiva Bettina Grajcer.

 

 

Edemilson Antunes de Campos, Milton Seligman.(foto: Luci Judice Yizima)

 

A cartilha é o principal material. Dividida de acordo com as diferentes faixas etárias dos jovens, trata-se de um guia que ressalta a importância e a eficácia do diálogo entre pais e educadores com seus filhos e alunos. As revistinhas, as tiras e as webséries são feitas com base nas orientações da cartilha e mostram situações do cotidiano.

 

 

 

 

 

“Papo em Família” é o novo empreendimento da Ambev em parceria com a Maurício de Sousa Produções (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

A Ambev e o Consumo Responsável

 

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há 10 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Na ocasião, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável. Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado. Além do Papo em Família, que acaba de ser lançado, a companhia possui ainda os projetos: Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Bar de Responsa.

 

Além do Papo em Família, que acaba de ser lançado, a companhia possui ainda os projetos: Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Bar de Responsa. (foto: Luci Judice Yizima)

 

O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 21 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.

 

Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação (foto: Luci Judice Yizima)

 

(Luci Judice Yizima)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

NIPPAK: CADERNO ESPECIAL DEZEMBRO 2012   O Jornal Nippak publicou um Caderno Especial com tiragem de 30 mil exemplares e distribuição gratuíta, com o objetivo de expandir a informaç...
ECONOMIA: Proibidas de demitir, empresas japonesas... Por The New York Times    O emprego vitalício tem sido norma há muito tempo e as dispensas em larga escala continuam sendo um tabu social no ...
JAPÃO: Aluno de Gunma quer se comunicar melhor com... A Universidade Kyoai Gakuen, de Maebashi (Gunma), reuniu alunos de dez escolas de segundo grau para o evento intitulado “Os Primeiros Passos para Muda...
PALESTRA: Fundação Japão traz especialista japonês... Em 2015, ano em que comemoramos 50 anos da introdução do macarrão instantâneo no Brasil, a Fundação Japão em São Paulo traz ao país Masaki Kato, da As...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *