ENSINAMENTOS: Miguel Hiroshi Shiratori assume a Presidência da BSGI

Primeiro sansei a assumir a Presidência da BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional), Miguel Hiroshi Shiratori inicia uma nova era no comando da organização. Sucessor de Júlio Kosaka, que ficou nove anos como presidente da BSGI e que assume a Presidência do Conselho de Orientação, Miguel Shiratori terá como 1º vice-presidente Julio Tadachi China e Naoto Yoshikawa como vice-presidente do Conselho de Orientação da BSGI.

 

Miguel Hiroshi Shiratori assume a Presidência da BSGI. Foto: divulgação

 

Segundo Miguel Shiratori, o objetivo é dar continuidade aos mesmos ideais de paz, cultura e educação de Daisaku Ikeda, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês que converteu-se ao Budismo de Nitiren Daishonin com apenas 19 anos e tornou-se membro da Soka Gakkai, uma organização que estava então sob a liderança de Jossei Toda, seu segundo presidente.

Com cerca de 200 mil adeptos no território brasileiro, a BSGI tem como objetivo primordial, desde a sua fundação, em 1960, “valorizar cada vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz”. Para tanto, busca contribuir com ações conscientes que promovam o potencial humano, proporcionando a plenitude de cada indivíduo e abolindo qualquer tipo de discriminação. Com base em sua missão vêm promovendo exposições, intercâmbios com universidades e museus entre outras atividades nas áreas da educação e cultura.

 

Evento da BSGI alusivo aos 70 anos de conversão do presidente Daisaku Ikeda ao Budismo. Foto: divulgação

 

Meta – Para o novo presidente da BSGI, a meta é alcançar 300 mil participantes até 2030. Segundo ele, o objetivo será conquistado através do diálogo nas comunidades locais, tendo como base a  difusão da filosofia humanística de Nichiren Daishonin, cuja diretriz básica é felicidade plena de toda humanidade, despertando em cada cidadão o elevado estado de vida que uma pessoa pode atingir.

“Atingindo essa condição iluminada, atingiremos também a sociedade em que vivemos”, explica Miguel Shiratori, acrescentando que hoje em dia tem sido cada vez maior o número de pessoas que se identificam com os ensinamentos da organização, que conta com aproximadamente 80% de seus participantes formados por não descendentes de japoneses.

Com mais de 100 sedes regionais espalhadas por todo território nacional, além de centros culturais nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Londrina, São José dos Campos e Mogi das Cruzes, a BSGI desenvolve programas de ações nas áreas de educação e cultura como o programa da Coordenadoria Educacional cujo principal objetivo é estimular a compreensão profunda de conceitos humanistas e o saber, orientando educadores escritores, oferecendo apoio através de artigos, referências e indicações bibliográficas; documentários e materiais de apoio pedagógico.

 

Miguel Shiratori, Júlio China, Júlio Kosaka e Naoto Ishikawa. Foto: divulgação

 

Atualmente, a Coordenadoria Educacional conta com quatro Departamentos: o Makiguchi em Ação; o de Estudos e Práticas em Ciências da Educação; de Educação Humanista Soka e o Departamento de Orientação Humanista para Pais e Estudantes. Desde 2000, a BSGI mantém também o Colégio Soka e desde janeiro deste ano oferece o Ensino Médio, além do Infantil e o Fundamental.

Na área cultural, as ações  da BSGI incluem desde a realização de exposições até o estímulo às artes através de ações como a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda e o ensino de taiko.

Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a BSGI pode acessar o site: www.bsgi.org.br. O presidente Miguel Hiroshi Shiratori explica que todos estão convidados a participar da BSGI.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    RIO 2016: Japan House abre suas portas nesta sexta... Sede dos próximos Jogos Olímpicos, Tóquio marca presença nos Jogos Rio 2016 apresentando um pouco da cultura local e convidando os brasileiros a parti...
    FALECIMENTO: Comunidade lamenta morte de Kuniei Ka...   Morreu na manhã desta segunda-feira (12), na Unimed de Guarulhos (SP), o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro, Kuni...
    TRADIÇÃO: Conheça os costumes japoneses no oshogat... O Ano Novo, ou oshogatsu, é considerada a data mais importante para os japoneses. É o período em que as pessoas procuram descansar e tirar um tempo pa...
    NESTA SEXTA-FEIRA: Ceramista Hideko Honma lança li... Por Jo Takahashi   Hideko Honma é uma ceramista versátil. Suas peças se encontram em seu belíssimo Atelier, no bairro de Moema, mas também ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *