ENTIDADES: Naguisa comemora 45 anos de fundação

Um clima de confraternização e amizade marcou a cerimônia em comemoração aos 45 anos de fundação da Associação Naguisa de Cultura e Beneficência, entidade fundada em 30 de maio de 1972 e que reúne atualmente cerca de 400 associados – a maioria aposentados e ex-funcionários do Sistema Financeiro América do Sul.

 

Eiji Denda com os homenageados cantam o tradicional “parabéns pra você”. Foto: Jiro Mochizuki

 

Realizada no último dia 3, em sua sede, no bairro Cidade Vargas (zona Sul de São Paulo), o evento contou com a presença de associados, diretores e membros do Conselho Deliberativo, além do líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura; do presidente da Fundação Kunito Miyasaka e também membro do Conselho Deliberativo da Naguisa, Roberto Nishio; do vice-presidente do Bunkyo e também membro do Conselho Deliberativo da Naguisa, Osamu Matsuo; Keizo Uehara (superintendente da Fundação Kunito Miyasaka e membro do Conselho Deliberativo da Naguisa); o presidente da UPK, Elzo Sigueta e o assessor parlamentar Olímpio Kozonoe, entre outros.

 

Roberto Nishio e Denda com Atsushi Miyaki e Julio Kirihata. Foto: Jiro Mochizuki

 

Associados na cerimônia comemorativa dos 45 anos da Naguisa. Foto: Aldo Shiguti

 

Na ocasião, foram prestadas homenagens aos associados com 80 anos, 88 anos, 90 anos e acima de 90 anos. Atsushi Miyaki e Júlio Minoru Kirihata, os presidentes que antecederam o atual, Eiji Denda, tiveram seus nomes inscritos na Galeria de Presidentes.

 

O atual presidente da Naguisa, Eiji Denda. Foto: Aldo Shiguti

 

Eiji Denda com Roberto Nishio e Elena Kanegae. Foto: Jiro Mochizuki

 

Antes de iniciar seu discurso, Denda solicitou que todos fizessem um minuto de silêncio em memória a Leo Ozeki e a todos que, como ele, “partiram destas vidas durante o último ano que passou”.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Todos os homenageados. Foto: Jiro Mochizuki

 

Denda lembrou que a Naguisa é um lugar de encontros e reuniões de pessoas, “todas ainda irmanadas pelo fato de terem trabalhado no Banco América do Sul ou numa das empresas do conglomerado”. “Costumamos dizer que a Naguisa é lugar de gente feliz. E, de fato, somos felizes, pois, em companhia de pessoas que comungam os mesmos valores éticos e que apresentam características sociais semelhantes, passamos o tempo jogando sinuca, maya, pontinho, caxeta, ou ainda, aprendendo e treinando cantar karaokê, aprendendo ginástica terapêutica ou fazendo curso de dança livre ou de kenko taisso”, disse Denda, lembrando também que “muitas associadas fazem artesanato, cujos produtos são doados a entidades beneficentes”.

 

Joana Hanada. Foto: Jiro Mochizuki

 

Fumiko Sugai Kagano. Foto: Jiro Mochizuki

 

Atividades – Em sua fala, Denda destacou outras atividades realizadas pelos associados, como a caminhada semanal da turma do Aruko-kai, as viagens e excursões em grupo, o curso de culinária e os 15 grupos de tanomoshi, que se reúnem mensalmente, “ocasião em que realizamos os tanjiokais”.

 

Masafumi Segawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

Hideko Inoue. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Somos felizes por realizarmos eventos sociais ou comemorativos ao longo de todo o ano, como Shinenkai, Doação de Ovos de Páscoa, Dia das Mães, Aniversário da Naguisa, Campanha do Agasalho, Nagui-Chá, Torneio de Majyan, Dia dos Pais, Karaokê Taikai da Naguisa, Culto Ecumênico, Bingo Beneficente com Yakisoba, Dia da Criança, Dia do Porco e, finalmente, Bonenkai”, enumerou Denda, acrescentando que “realmente o tempo passou”.

 

Rosa Hayashida. Foto: Jiro Mochizuki

 

Terezinha Ozeki. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Hoje estamos comemorando 45 anos de fundação da Naguisa, entidade criada pelos primeiros funcionários aposentados do Banco América do Sul, todos eles considerados intelectuais. Graças a intelectualidade dessa gente que ficou impregnada ao gen da Naguisa, somada ao espírito de união, ao espírito de abnegação, ao ideal de servir, apresentados pelos seguidores ao longo desses 45 anos, é que possibilitou chegar-se aos de hoje”, observou Denda, destacando que “uma das heranças culturais mantidas pela Naguisa é o respeito e gratidão para com os idosos”.

 

Neusa Torii. Foto: Jiro Mochizuki

 

Yutaca Yoshida. Foto: Jiro Mochizuki

 

Lembranças do pai – Já o vereador Aurélio Nomura (PSDB) disse que costuma prestigiar os eventos da Naguisa e que nessas ocasiões sempre lembra do pai, o saudoso deputado Diogo Nomura, que fez muitos amigos entre os associados. O líder do Governo do prefeito João Doria na Câmara Municipal destacou que, “o mais importante é que as famílias do Conglomerado América do Sul, com trabalho e dedicação, preservam as raízes dos imigrantes”.

 

Aurélio Nomura, Eiji Denda, Luzia Denda e Elena Kanegae. Foto: Jiro Mochizuki

 

Roberto Sakuma. Foto: Jiro Mochizuki

 

Nomura afirmou que o Banco América do Sul foi de grande ajuda “à medida que acreditou na proposta, dedicação e empenho dessas pessoas que sonhavam crescer profissionalmente e graças a isso hoje os descendentes ocupam os mais altos cargos em todos os setores, contribuindo para a construção do país”. O vereador lembrou, por exemplo, da contribuição dos japoneses na agricultura, “que introduziram à mesa dos brasileiros produtos hortifrutigranjeiros, e também na produção da soja, além da contribuição na Medicina e no setor jurídico”. “E muito dessas conquistas se deve ao trabalho dos senhores”, concluiu Nomura.

 

Masaru Mizuno. foto: Jiro Mochizuki

 

Mituo Kumagai. Foto: Jiro Mochizuki

 

No final, os associados e convidados cantaram o tradicional parabéns pra você, com direito a bolo, e participaram de um almoço com porco no rolete. Para encerrar, show com Takeshi Nishimura e Harumi Miyamura.

 

Shigeo Yasuda. foto: Jiro Mochizuki

 

Homenageados – Os associados homenageados com 80 anos: Eiji Denda, Mituo Kumagai, Yutaca Yoshida, Fumiko Sugai Kagano, Terezinha Ozeki, Roberto Masacatsu Sakuma (81), Hideko Inoue (81) e Shigeo Yasuda; com 88 anos: Neusa Eiko Torii; com 90 anos ou mais: Joana Hanada, Rosa Kinako Hayashida (95 anos) e Masafumi Segawa (96 anos).

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    ROTARY CLUB: Claudio Takata é eleito o mais jovem ... O empresário paulistano, Claudio Hiroshi Takata será o mais novo nikkei “Governador do Distrito 4.420”, para o ano rotário 2017-18. A eleição ocorreu ...
    BEISEBOL: Taça Brasil de Clubes Campeões “João Tad...   BEISEBOL INFANTIL: Paraná Clube conquista título histórico   A categoria infantil do Paraná Clube conquistou um título histórico ao s...
    COMUNIDADE: São Paulo e Paraná definem Comissões p... As comunidades nikkeis de São Paulo e Paraná, Estados que concentram o maior número de descendentes de japoneses no país, já definiram suas respectiva...
    TÊNIS DE MESA: 66ª edição do Intercolonial deve re... Neste fim de semana (de 22 a 24), a cidade de Maringá (PR) vai se transformar na capital nacional do tênis de mesa com a realização da 66ª edição do C...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *