ERIKA TAMURA: 0 brasileiro é patriota?

Patriotismo, segundo o dicionário, é o sentimento de orgulho, amor e devoção `a pátria e aos seus símbolos. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas.

Pois bem, respondendo a pergunta título do artigo, na minha opinião não acho o brasileiro nem um pouco patriota. E vejam bem o meu caso, eu precisei sair do país para aprender a ser brasileira e a amar o Brasil.

Portanto, esse é um artigo escrito por uma brasileira que há 20 anos saiu do Brasil, mas que nunca deixou de pensar como brasileira. Claro que, vivendo no Japão, adquiri muita experiência de vida. Muita mesmo! Hoje posso afirmar que, nem se eu vivesse 100 anos no Brasil, não aprenderia metade do que o Japão me ensinou e continua me ensinando. Todos os dias tem sido um aprendizado.

Numa dessas minhas viagens pela Europa, escutei de um estrangeiro: “Por que vocês, brasileiros, não são patriotas?”. E isso doeu…

Comecei a pensar nessa frase que me martelava a cabeça… E vi que o brasileiro adora tudo o que vem de fora, sendo que não valoriza o que o país oferece de melhor.

Aqui no Japão, o alimento em si é muito caro, fruta é artigo de luxo, e no Brasil, a abundância poderia ser usada como ostentação aos olhos dos estrangeiros.

Mas não é apenas isso, alguém já parou para pensar, refletir e entender o hino nacional brasileiro? Não? Pois façam isso hoje, agora!! Verão que maestria, uma sutileza enriquecedora, que enaltece toda a riqueza natural do Brasil, e cita com exatidão o quão lutador é o povo brasileiro. Quando pararem para escutar o hino nacional, estrofe por estrofe, compreendendo cada frase, entenderão o que é se emocionar patrioticamente. Vamos parar com essa ideia de que hino nacional só é escutado na Copa e Olimpíadas, sim, é legal ouvir no pódio, mas a nossa nacionalidade deve ir além disso, deve estar no coração e na alma.

Vejam os americanos, eles têm orgulho em ser americanos, amam o país acima de tudo, batem no peito e cantam o hino como se fosse um clamor pela vida. Os japoneses, têm o hino nacional mais triste e mais fúnebre que já ouvi, mas eles amam isso. E durante a guerra eles tinham os soldados kamikazes! Alguém imagina algum brasileiro dando a sua vida pelo Brasil, se houvesse uma guerra?

Nós brasileiros, estamos longe de sermos exemplos de patriotismo, isso se reflete na própria política. Se as coisas chegaram onde chegaram, foi porque deixamos, o país está carente de amor próprio, sofrendo com má administração e um povo condizente com a situação.

Dá para mudar? Claro que sim! E nunca é tarde para que a mudança ocorra.

O que eu quero dizer com esse artigo, vamos amar mais o nosso país, vamos ter orgulho de sermos brasileiros.

Eu precisei sair do Brasil para perceber o quanto eu sou brasileira, apesar da cara de japonesa. Mas afinal, qual a cara do Brasil? Pode ser qualquer uma, o Brasil é tão acolhedor que, qualquer pessoa pode ser brasileira sem um estereótipo definido. Acho o máximo isso!

Fiquei muito feliz, quando eu percebi que a minha filha tem orgulho em ser brasileira. Para ela, o fato de ser uma brasileira na escola japonesa, não era um diferencial negativo, e sim uma qualidade a mais, pois ela falava para todos que tinha o privilégio de conhecer duas culturas e dois idiomas. E quando eu perguntei para ela se ela tinha vontade de se naturalizar japonesa, ela me respondeu: “Pra que? Eu gosto de ser brasileira!”. E eu pensei, é isso! Criei muito bem meus filhos, eles sabem exatamente quem eles são, e qual o papel deles nesse mundo. Estou satisfeita!

Entendo que o momento atual no Brasil, não é dos melhores, mas isso nunca tirou do povo brasileiro, as características únicas como, animação, calor humano, saber viver, positividade, musicalidade, flexibilidade…

E todas essas qualidades têm um valor muito alto no parâmetro da humanidade, no mercado de trabalho então, nem se fala. Por isso, dentro de cada coração brasileiro, deveria aflorar esse sentimento de orgulho e zelar mais pela união do seu povo.

Culturalmente, o pensamento corrupto tem que ser aniquilado da realidade brasileira. Não dá para cobrar a integridade dos políticos se você continua querendo dar carteirada por aí. Não adianta falar 3 idiomas e não dar bom dia para o porteiro, lixeiro, faxineiro. De nada adianta querer cobrar, se a lição de casa não está sendo feita.

Amo o Japão por “n” motivos, mas nunca vou deixar de ser brasileira, pois é importante para mim ver que um filho seu não foge a luta!

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 20 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

     

    Related Post

    OPINIÃO: Exame crítico do Decreto de Intervenção n... *Kiyoshi Harada   A intervenção Federal decretada no Estado do Rio de Janeiro é peculiar.  O seu fundamento está no inciso III, do art. 34 ...
    MUNDO VIRTUAL: Educação Digital   *Euclides Pereira Pardigno O mundo digital abre uma série de possibilidades, envolvendo lazer, trabalho, vida social, finanças, estudo, v...
    ERIKA TAMURA: Fim dos Consulados Itinerantes no Ja... Foi com muita tristeza que recebi a notícia de que os consulados itinerantes no Japão encerraram suas atividades, por ordem do Itamarty. Consulado ...
    AKIRA SAITO: MAIS ESFORÇO POR MENOS ESFORÇO “O verdadeiro entendimento dos conceitos do Budô necessita de ser compreendido em sua forma prática paradoxal”   No Budô nada é como aparenta...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *