ERIKA TAMURA: 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão

Nesse ano de 2015, comemoraremos os 120 anos do tratado de amizade entre os dois países que mais amo. Considero os dois países como minha pátria.

Os eventos festivos acontecerão simultaneamente no Brasil e no Japão, com toda pompa e importância que o Tratado representa.

As relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil foram estabelecidas em 1895, e nessa época, o Brasil tinha carência de mão de obra nas plantações de café, por isso recebia uma grande demanda de imigrantes. Então o governo brasileiro sugeriu ao governo japonês o estabelecimento de relações diplomáticas com intuito de receber imigrantes japoneses. E como o Japão estava numa fase de crescimento populacional acelerado, o governo japonês que incentivava a política da emigração, aceitou a proposta do Brasil.

Naquela ocasião, nenhum dos dois países possuíam Embaixada no território do outro, por esse motivo o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil foi assinado em Paris, na França, onde ambos possuíam representações diplomáticas.

E aqui no Japão, a movimentação para a organização das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, já  iniciou-se a todo vapor. Será dado ênfase a comunidade brasileira que vive no Japão, pois depois de muitos anos, fizeram o caminho inverso do que ocorreu no início do tratado. E hoje possui uma parcela significativa, tanto econômica como social, dentro da sociedade japonesa.

Sem contar que 2015 comemora-se os 25 anos do Movimento Dekassegui.

Sei que no Brasil, os trabalhos para os eventos comemorativos também estão em ritmos acelerados. Tanto é que a escola de samba de São Paulo, Águia de Ouro, entrará na avenida do sambódromo com o tema dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. E com isso, movimentará e muito as comunidades nikkeys espalhadas pelo Brasil, sem contar a presença de muitos japoneses do Carnaval de Asakusa, que viajarão especialmente para a data festiva.

Esse ano de 2015, haverá um intercâmbio muito grande de pessoas na ponte aérea Brasil-Japão e vice-versa. Eu pelo menos já fui informada de alguns eventos no Japão, e outros tantos no Brasil. Novamente fico dividida, entre um país e outro, ano passado decidi ir embora de vez para o Brasil, mas no balanço geral, passei mais tempo no Japão do que no Brasil de fato, e acho que esse ano não será diferente. Com tantas comemorações, tantos convites fica difícil saber onde vou, mas mantenho sempre todas as portas abertas. Optarei sempre, por onde eu puder ajudar.

Para o Japão, posso adiantar que a comunidade se enriquecerá com a quantidade de workshops, palestras e seminários, portanto é a hora de ficarem todos atentos e aproveitarem as oportunidades, sem contar que o Japão contará com a presença de muitos políticos brasileiros no país, é a chance de um contato ou de alguma reinvindicação pessoalmente.

Com tudo isso, querendo ou não, acaba girando a economia dos dois países, pois o turismo significa uma boa movimentação monetária, economicamente falando, o Brasil e o Japão estão com a economia estagnada, cada um no seu patamar, é claro. Então é a hora de nós brasileiros, nos darmos a devida importância dentro do Japão, aproveitando o clima de festividades para ter voz, e não somente festar, mas se fazer presente na escalada social dentro da comunidade japonesa.

 

===============================================================

Erika-Tamura

Erika Tamura

nasceu em Araçatuba e há 15 anos mora no Japão, onde trabalha com desenvolvimento de criação. E-mail: erikasumida@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TÊNIS DE MESA: A importância dos Jogos Abertos do ... Realizado de 19 a 29 de novembro na cidade de Bauru (SP), os Jogos Abertos do Interior mantêm o esporte amador em geral, já que todos os atletas da 1ª...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Por que não participar das...   Conforme afirmei na Nipônica anterior à da manifestação do dia 15 de Março, mesmo em meu círculo de amigos tinha um, do tipo “espírito d...
JORGE NAGAO: Futebol Faz Chorar   A cerimônia da Fifa Ballon D’or 2013 foi emocionante. Haja coração! As lágrimas rolaram em rostos famosos. Como sede da Copa-2014, apesar do...
HAICAI BRASILEIRO   O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Ma...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *