ERIKA TAMURA: A vitória de Shinzo Abe

Enfim, tivemos domingo, a eleição no Japão. A convocação para novas eleições foi feita por Shinzo Abe num momento delicado para o Japão.

Como disse num artigo anterior, Abe, se mostrava cansado perante a mídia, e usando o conflito com a Coréia do Norte como desculpa, pediu para que seja feita nova eleição no território japonês. Mas se analisarmos bem, de cansado, ele não tinha nada, ele apenas percebeu o enfraquecimento da oposição e achou o momento oportuno para se fortalecer.

Mas eis que surge uma pedra no sapato de Abe, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike. Ela, como não quer nada foi ganhando terreno, montou um partido, e deu o bote, virou rival do até então aliado, Shinzo Abe, e começou uma disputa para o cargo de deputada com a intenção de se tornar a primeira ministra do Japão.

O discurso de Koike, pode ser lindo, mas a atitude dela, fez com que, até o eleitorado que acreditava nela, se virar contra, pois foi taxada como traidora pelo povo de Tóquio.

E o resultado dessas eleições, mostrou exatamente como o japonês pensa, ou seja, trabalhe focado e seja leal com quem acredita em você, que os resultados serão positivos.

Ou seja, quem ficou mudando de partido, pulando de galho em galho, não conseguiu se eleger.

O voto no Japão é facultativo, e isso faz com que os votos sejam qualitativos. Nada melhor do que essa situação para traçar o eleitorado japonês.

O que mudou? Quer dizer que aconteceu esse reboliço todo pra continuar tudo como está?

A resposta é não! Há mudanças sim. Primeiro que, o primeiro ministro japonês, agora conseguiu separar o joio do trigo, agora, definitivamente, ele sabe onde ele está e com quem está. Sabe que a governadora de Tóquio, agora é rival. E olha que no discurso de campanha dela, ela apelou.

Mas para nós, brasileiros, nada disso é novidade, não é mesmo? Pois artimanhas políticas, conhecemos quase todas. E os brasileiros quando sabem do quadro político japonês, dizem: ” Isso é a política”.

Pois bem, mas não deveria ser assim. Acredito em fidelidade partidária, mas acredito muito mais em fidelidade ao povo. Isso não tem preço. Político que cumpre o que promete, que trabalha pelo povo, que briga pelos ideais nacionais, não é essa a definição de política? E cadê?

Olha, podem falar o que for do Shinzo Abe, mas eu nunca escondi a minha admiração por ele. Até mesmo nos momentos de crítica, eu entendia o lado dele. Não estou defendendo nem tomando partido da situação, mas sou brasileira que vivo no Japão, e sei muito bem que, se hoje, nós brasileiros temos o direito de nos inscrevermos no seguro social e ainda podemos receber ajuda do governo japonês, foi porque o Abe brigou por isso. Foi dele a ideia de que estrangeiro, que paga imposto, tem os mesmos direitos que japoneses.

Não vou ser hipócrita de dizer que coloco a minha mão no fogo por ele, mas gosto muito da postura do Abe.

Shinzo Abe vem de uma família de políticos, o avô foi primeiro ministro do Japão, e o pai ocupou o cargo de ministro das relações exteriores, talvez venha daí o seu interesse por assuntos estrangeiros. Sem contar que, em uma conversa informal, Abe disse que precisa cuidar bem dos brasileiros que vivem no Japão, pois os brasileiros receberam os japoneses muito bem.

Pois então, primeiro ministro, estamos aqui, em território japonês, trabalhando e fazendo desse país a nossa morada.

Como a coalizão do primeiro ministro Abe, ganhou as últimas eleições com grande diferença, esperamos que haja mudanças benéficas para os brasileiros no Japão também. Mesmo sabendo que a prioridade no momento seja outra, eu acredito nesse governo e nesse país.

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

    Related Post

    ERIKA TAMURA: Potencial humano do brasileiro Tenho acompanhado passo a passo todas as notícias sobre o Brasil. O país vive um momento delicado, que poderá ser muito decisivo para o futuro. Indepe...
    ERIKA TAMURA: Sem desistir de sonhar   Há um tempo atrás li o livro: “Nunca desista dos seus sonhos” do Augusto Cury. E na minha opinião, todos os dekasseguis deveriam ler esse livr...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Tu vens, tu vens… eu...   Os leitores que me acompanham também nas redes sociais já entenderam a razão do título desta Nipônica, mas nem todos sabem por que o ado...
    SILVIO SANO: Amigo de jurado e jurado… mui a... Vamos lá! Já abordei o tema aqui e até dei título quase idêntico. E vou repeti-lo para atender a pedidos, visto que dificilmente o faço por apenas um ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *