ERIKA TAMURA: Carlos Kubo no Japão

Estive na embaixada brasileira em Tóquio, onde fui levar o meu abraço ao artista Carlos Kubo, que está realizando uma exposição das suas obras.

Sou uma admiradora dos trabalhos do Kubo, e fiquei muito feliz quando soube da exposição no Japão.

 

 

E hoje, dia 16 de maio, foi realizado um coquetel inaugural da mostra das obras do Kubo. Sinceramente, foi lindo! O embaixador André Corrêa do Lago fez um discurso belíssimo, como sempre, enalteceu os valores de artistas brasileiros que têm ligação com o Japão. O embaixador lembrou que é de suma importância manter esse vínculo entre Brasil e Japão, pois os artistas como Carlos Kubo saem do eixo Europa-Estados Unidos e ganham notoriedade no Japão.

A exposição está sendo realizada na Embaixada do Brasil em Tóquio, onde o prédio é uma obra de Ruy Ohtake, na sala Tomie Ohtake (recém inaugurada), e que fica ao lado da sala Manabu Mabe. Como o próprio embaixador André disse, temos que reconhecer a importância de artistas tipo brasileiros, tipo descendentes, enfim, não importa a denominação, importa o espírito artisticamente talentoso.

Conversei com Kubo, antes da abertura oficial da exposição, e ele me confessou estar apreensivo com o discurso que faria durante a cerimônia, Kubo alegou que para ele, a melhor forma de expressão é pintando quadros, mas após o discurso do embaixador, lhe foi dada a palavra e ele se saiu muito bem, demonstrando que a sua preocupação foi em vão.

O artista explicou o nome da exposição: Gratidão. Gratidão pela vida, é isso.

Kubo falou sobre gratidão, e que deveríamos ser gratos mais vezes, mas muitas vezes acabamos por esquecer de agradecer. Foi por esse motivo que o nome da exposição é gratidão, para lembrar a importância do agradecimento no dia a dia.

Incrível como parece que o mundo conspira para que tudo aconteça de uma forma continuada. A semana passada escrevi o artigo “A vida é trem bala”, onde falei sobre a importância de valorizar cada momento vivido, e agora me deparo com uma exposição de arte onde o tema é gratidão. Como disse Steve Jobs, a vida tem vários pontos, onde a nossa função é liga-los.

Chegamos num momento da vida em que temos que parar para pensar e ver que reclamar não faz mais sentido, o que temos que fazer é agradecer, afinal já somos vitoriosos.

Muitas pessoas me perguntam, o que você pede para Deus nas suas orações? E eu respondo que não peço mais nada, apenas agradeço! Tenho muito mais do que mereço, menos do que eu quero, pois egoistamente nunca estamos satisfeitos, mas tenho certeza de que tenho o suficiente. E não tem nada relacionado a bens materiais, e sim a satisfação como ser humano.

Hoje, durante a exposição na embaixada, me emocionei algumas vezes, por exemplo: um fã de Carlos Kubo viajou de Shizuoka para Tóquio só para conhece-lo! E nem ficou para o coquetel inaugural, pois precisava pegar a estrada de volta. É isso que faz tudo valer a pena. O dinheiro compra esse carinho? Jamais…

Essa foi mais uma prova de que o reconhecimento por um trabalho bem feito é mais importante que qualquer bem material. Todos aqueles políticos com os nomes envolvidos em corrupção não sabem o que é ser reconhecido profissionalmente, aquela satisfação de dever cumprido e ter em troca um carinho alheio, e que a remuneração financeira é apenas consequência de um bom trabalho, sem ilicitude, sem pisar em ninguém, sem quaisquer tipo de negatividade.

É por isso que um trabalho com obras artísticas como a de Carlos Kubo, não poderia ter um nome mais apropriado, afinal a gratidão é só o início da sensação de plenitude.

 

 

 

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

    photo1

    Related Post

    AKIRA SAITO: ETERNAMENTE JOVEM “O corpo só se torna velho se a mente envelhecer também – Yoshida Akira”     O tempo passa e inevitavelmente um ano parece hoje em di...
    ERIKA TAMURA: Dólar a R$ 3,00 Eu não sou nenhuma economista, nem uma especialista financeira, mas com a minha experiência no Japão, posso dizer que o dólar a 3 reais traz algum...
    HAIKAI BRASILEIRO: O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    TÊNIS DE MESA: Comunidade nikkei de Ivoti (RS) rec...   Seguindo o programa de divulgação de novas técnicas da modalidade, a cidade de Ivoti (RS) recebeu a Clínica Butterfly gratuita, ministrada p...

    3 Comments

    1. Luiza Takako Kikuti says:

      Parabéns !!! Belíssimo trabalho ,valorizar o simples olhar para frente , acredito não ser fácil mas quando o interior fala mais alto é possível tudo . Um grande abraço

    2. Vera Bertolini Tsuda says:

      A Arte! Se expressa por si!! É quando se trata de Gratidão, envolve o sentimento com o belo! Parabéns Carlos , parabéns Érica! Orgulho do Brasil!

    3. Érika, parabéns pela materia! Realmente temos que ser mais gratos às nossas vidas. Conheço este maravilhoso artista plástico Carlos Kubo merecedor de todos elogios pelos belíssimos trabalhos que vem realizando. 👏🏼👏🏼👏🏼

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *