ERIKA TAMURA: Carta aos brasileiros

Prezados brasileiros,

 

Venho por meio desta carta dizer o quão privilegiados são os brasileiros que vivem no Brasil.  Portanto, valorizem essa terra.

Moro há 20 anos no Japão, sou brasileira com muito orgulho, e morro de vontade de voltar a morar no Brasil, mas infelizmente por motivos de oportunidades profissionais, econômicos e financeiros, não posso retornar, ainda.

Faz somente uma semana que estou no Brasil e realmente vejo o Brasil com outros olhos, o povo brasileiro me encanta. O Japão tem como lema para as Olimpíadas de 2020, a palavra OMOTENASHI, que significa hospitalidade, então, eu acho que os japoneses deveriam fazer um curso intensivo com os brasileiros, afinal a hospitalidade do povo brasileiro está no sangue.

Durante essa minha estadia no Brasil, tenho andado de metrô em São Paulo, e confesso estar surpresa com a qualidade do serviço. Vagões limpos, estações limpas e organizadas, intervalos pequenos de partida de um metrô para outro e claro, o povo brasileiro com um calor humano único. Vou fazer um comparativo, no Japão, pego trem e metrô todos os dias, e isso me estressa, pois o povo japonês é de uma estupidez cavalar no metrô. Eles empurram, não cedem o lugar JAMAIS, para quem quer que seja, pode ser grávida, idoso, mães com crianças de colo, cegos, deficientes, ninguém é digno de respeito no metrô do Japão. Eles são organizados sim, são calados, cada um no seu quadrado, mas isso não os impede de serem estúpidos. Quando estou no metrô japonês, sentada (o que raramente acontece) e percebo que há alguém nas condições do assento preferencial, cedo meu lugar e faço questão de falar um japonês carregado de sotaque para que todos percebam que sou estrangeira.

Em contrapartida, no metrô de São Paulo, sempre me cedem um lugar, e vejo um povo acolhedor, que mesmo com o vagão lotado, pedem licença para passar.

Sei que muitos podem não acreditar no que eu escrevo, e que no início pode até dar um nó no cérebro, e automaticamente, voltarem ao começo da frase para uma releitura, mas não estou enganada. Escrevo com propriedade e conhecimento de causa.

O que atrapalha o Brasil é a má administração política, a violência e a ideia de alguns em querer levar vantagem às custas de outros, mas tirando isso, o país é lindo!

E essa carta é para os brasileiros que vivem no Brasil, e digo mais: Tenham orgulho de serem brasileiros! Estive em alguns países na Europa, e prestem atenção, o brasileiro é bem quisto em qualquer lugar do mundo! Afinal, o Brasil é um país de paz, não se envolve em conflitos exteriores, os conflitos nossos são internos mesmo, o Brasil possui diversidade religiosa e lida bem com isso, um dos motivos da neutralidade aos olhos dos conflitos religiosos mundo a fora. E a característica mais bela do Brasil: O povo brasileiro com o seu acolhimento e a sua alegria própria!

E isso caros leitores, todos os brasileiros podem ter orgulho! Porque essa qualidade do povo brasileiro, não está na prateleira de nenhum mercado para vender, dinheiro nenhum compra, nasce-se brasileiro e adquire-se nessa terra abençoada chamada Brasil.

Portanto, você que vive no Brasil, cuide dessa terra, por favor! Ela é muito rica e muito valiosa, e a riqueza que se tem aqui, nem o país mais rico do mundo consegue comprar, o calor humano!

O Japão pode ser país de primeiro mundo, pode ter tecnologia, organização, disciplina, mas nunca se comparará ao Brasil no quesito “saber viver”, no sentido mais amplo da palavra.

Encerro esta carta, com o coração feliz em poder reconhecer que o meu país é o melhor do mundo, Brasil. Mesmo vivendo fora, há muito tempo, jamais abandonei as minhas raízes brasileiras, por isso amo o meu trabalho no Japão, difundindo a cultura brasileira em terras nipônicas e ajudando a comunidade brasileira, pois o vínculo não pode ser perdido, e sim somado!

Muito obrigada à todos.

Um abraço,

Erika Tamura

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

    photo1

    Related Post

    JORGE NAGAO: Tokyo 2020, enfim!   No dia da Independência do Brasil, em Buenos Aires, chegava ao fim a maratona para a escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpic...
    JORGE NAGAO: DOIS MIL E CRISE     A inDEISEjável crise veio da Europa e da AMÉRICA,  YVENS dar o ar de sua desGRAÇA por aqui onde se instala DILMA vez. SOCORRO!...
    ERIKA TAMURA: Shinzo Abe e o abenomics   Ontem assisti pela tv japonesa, um discurso do primeiro ministro japonês, Shinzo Abe. Onde ele explicava a sua medida política denominada Ab...
    JORGE NAGAO: Brasil do Norte e Brasil do Sul Nesta segunda quinzena de março, o assunto dominante na mídia é o golpe de 64 (Revolução, para alguns). Diversos programas de TV, livros(destaque ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *