ERIKA TAMURA: Etihad Airways

 

Semana passada fui convidada para uma reunião de agentes de viagens brasileiros atuantes na área de Kanto no Japão.

Todos foram convidados para a apresentação de uma nova empresa aérea que começará os vôos entre Japão e Brasil, Brasil e Japão. A companhia aérea é a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos e com sede em Abu Dhabi.

 

A companhia aérea Etihad Airways começará os vôos entre Japão e Brasil, Brasil e Japão (foto: Erika Tamura)

 

E com isso, nós que moramos no Japão, poderemos optar por mais uma nova rota de vôo para a viagem ao Brasil. Com escalas em Abu Dhabi, o cliente terá mais uma chance de pousar em território árabe, visto que já existem a Emirates air line e a Qatar airways, agora com a entrada operacional da Etihad com vôos diários com destino á São Paulo.

O que isso significa? Significa, no meu ponto de visto que os sheiks árabes tem muito dinheiro, óbvio! Isso não é novidade para ninguém…. Mas por outro lado significa a consolidação do mercado brasileiro, e no caso seria nipo-brasileiro.

Com isso, o Brasil mostra forças econômicas e o poder de atrair investimentos de capital estrangeiro. E o motivo não é tão somente uma Copa do Mundo ou uma olimpíadas, o motivo vai além, como diz o próprio presidente da Etihad no Japão, não adianta pensarmos apenas em copa do mundo, ou um evento específico, é muito dinheiro investido para pensar pequeno, estamos pensando grande, para depois da copa, depois das olimpíadas termos uma boa atuação no mercado consumidor brasileiro, e o Brasil está em uma ótima época para investimentos, pois o preço do dólar favorece isso.

Visivelmente notável a boa imagem financeira do Brasil, muito diferente de anos atrás onde os investidores fugiam do Brasil por causa da sua imagem de terceiro mundista e sem chance de elevação qualitativa.

Para quem não sabe Abu Dhabi é a capital dos Emirados, sua fonte econômica emana principalmente do petróleo, e a maioria dos controles financeiros situam-se em Abu Dhabi. A cidade também ficou mundialmente conhecida devido as corridas de fórmula um, que ocorrem anualmente na cidade. Abu Dhabi nos apresenta algumas particularidades curiosas, como o preço da gasolina ser mais baixo que o preço da água! Portanto andar de táxi ali é bem acessível, aliás, pelo que ouvi, o transporte em si é bem acessível, pois o ônibus é grátis.

A conferência de apresentação da empresa foi feita em português por Érica Busnardo, brasileira que trabalha na empresa desde a sua fundação há 10 anos. Um privilégio ter toda a apresentação feita em português, pois por mais que todos ou a maioria ali na reunião dominem o idioma japonês, em português há muito mais agilidade no andamento da apresentação. O que já gera um ponto positivo para passar mais confiabilidade aos clientes.

Bom, fica aqui mais uma dica para viajar com uma alternativa a mais de rota e com uma empresa aérea excelente, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer novas culturas.

Acredito que o dinheiro gasto em viagens não é despesa e sim investimento! Pois só quem conhece e respeita a cultura alheia pode exigir respeito para a cultura de seu próprio país! Sem contar que é fascinante olhar para trás e ver o tamanho de sua bagagem cultural. O conhecimento é subjetivo e é a única coisa que pode ser chamado de seu, de verdade! Pois é uma coisa sua, que ladrão não rouba, que não se dá, se compartilha mas não se entrega a outra pessoa, e com certeza a única coisa que se leva dessa vida…

 

 

*Erika Tamura nasceu em Araçatuba e há 15 anos mora no Japão, onde trabalha com desenvolvimento de criação. E-mail: erikasumida@hotmail.com

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JOJOSCOPE: Life by Lufe especial Japão O fotógrafo Lufe Gomes partiu munido apenas de sua excepcional sensibilidade, para uma imersão num Japão profundo. Foi um roteiro inusitado, pousando ...
UDÊ: Em dois países Morar na Liberdade, bairro de São Paulo, é como morar em dois países ao mesmo tempo. E não é para menos. Pesquisando no site da Prefeitura de São P...
ERIKA TAMURA: Jogada Bonita Morando no Japão há tanto tempo, ainda consigo me surpreender com as atitudes fantásticas de alguns brasileiros, atitudes essas que merecem destaque! ...
CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Sem palavras | ... Sem palavras O silêncio que buscamos Seja nos conventos Seja em meio ao tumulto Alcançamos às vezes. Nada mais incomoda Das vozes em soprano...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *