ERIKA TAMURA: Gaman, sabe o que significa?

Quase todos os dias, recebo e-mail de leitores me perguntando qual é o segredo do povo japonês para se reerguerem. Afinal, o Japão é exemplo de reconstrução, exemplo de fênix, pois tem o poder de renascer das cinzas.
Na minha opinião, o segredo se baseia em um conjunto de grandes e pequenos valores que somados fazem a diferença para o país se sobressair sobre qualquer adversidade. Valores como, o respeito ao próximo, o pensamento sempre priorizando o bem, a força de vontade admirável e foco para não desistir dos objetivos. Mas tem uma característica que admiro muito, e que pode ser o grande diferencial, é uma palavra que os japoneses usam muito por aqui, o GAMAN. Gaman, na tradução literária da palavra seria em português, aturar. Mas vai além disso, é um aturar que envolve paciência com suportar o ruim, na esperança de que algo bom venha depois.

Logo após o tsunami, quando estive visitando abrigos com as vítimas do tsunami em Miyagi, eu vi realmente o poder e a força dessa palavra, quando eu perguntava para as crianças se elas estavam famintas, e elas me responderam que sim, mas dá para fazer um GAMAN, pois estão todos na mesma situação, e ficar reclamando não vai resolver o problema. Isto é, elas estavam com fome sim, mas suportam tudo isso. Um país que tem crianças com esse tipo de pensamento, é um país que está preparado para estar no topo humanitário sempre! Crianças que já sabem o poder da palavra GAMAN, é realmente emocionante!

Admiro quando um japonês fala que uma situação está ruim, mas ainda dá para suportar. Quando eles usam essa palavra, gaman dekiro, ou seja dá para suportar, é porque a situação está realmente crítica, mas aguentam!

Acho isso muito incrível, digno de respeito e admiração certamente, pois vejo muitos brasileiros que vivem aqui, reclamando por coisas bem insignificantes. Por exemplo, logo após o tsunami, em um abrigo aqui em Ibaraki, uma brasileira ganhou um oniguiri (bolinho de arroz) para se alimentar, visto que na época havia uma escassez de alimentos, ela reclamou e disse que só o oniguiri não ia matar a sua fome… Lastimável !!

É claro que o sucesso de uma nação não se baseia somente nisso, ainda mais quando se trata do povo japonês, que possui uma cultura muito rica e cheia de significados. A evolução e o sucesso pode estar amparada numa tríplice estrutura importante: educação, tecnologia e inovação. A educação no Japão tem funcionado veementemente, tem alguns pontos que não concordo, mas isso não vem ao caso, recursos tecnológicos o Japão também possui, mas a inovação eu acredito estar ainda no processo inicial. Inovação tecnológica o Japão tem pioneirismo, mas falo em inovação na forma de interação mundial, de forma globalizada. É um país difícil de lidar nesses termos, por ser muito fechado, mas que agora aos poucos tem percebido a importância de uma abertura econômica, e a importância da quebra de barreiras, para uma melhor integração.

E em tudo isso também entra a palavra GAMAN, pois até mesmo nessas três vertentes estrutural é necessário suportar as adversidades externas, e a palavra inovação assusta um pouco os japoneses mais tradicionalistas e ninguém duvida que eles estão fazendo muito gaman, para poderem pensar num futuro melhor.

A conclusão que tiro de tudo isso é que, GAMAN, tem um significado mais forte, para mim, pode ser traduzido como resiliência. E disso tudo podemos tirar uma grande lição para o sucesso, resiliência com flexibilidade e jogo de cintura. O segredo para começar um Brasil melhor!

De nada adianta reclamar dos políticos, se você cidadão, não fizer a sua parte. A culpa não é dos políticos, e sim da situação favorável na qual você deixou chegar!

 

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

    Related Post

    BEM ESTAR: Limpeza Espiritual Para mantermos sadios, fazemos as devidas higienes, para não contrairmos nenhuma infecção oriundas do meio externo. Cuidamos de nossas aparências f...
    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Último Shinenkai do Rojin Ka...   A partir do próximo ano, a celebração do ano novo será unificada pela administração da ABCEL, Associação Beneficente, Cultural de Esportiva de Lins,...
    SILVIA IN TOKYO: DESEMPREGO CAI PARA 3,3% NO JAPÃO... ÍNDICE DE OFERTA E PROCURA REGISTRA MAIOR ALTA DOS ÚLTIMOS 23 ANOS   A taxa de desemprego no Japão caiu de 3,4% (junho) para 3,3% em julho, i...
    JORGE NAGAO: Contos de Fadas ou de Terror?  " Chapeuzinho Vermelho comeu a Vovozinha. Cinderela fugiu do pai incestuoso. Bela Adormecida engravidou do príncipe encantado enquanto dormia. O...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *