ERIKA TAMURA: Momofuku Ando, o criador do macarrão instantâneo

Se você buscar lá no fundo da sua mente, dificilmente lembrará desse nome: Momofuku Ando. Mas se eu falar que ele é o criador do macarrão instantâneo, aquele que no Brasil chama Miojo, mas aqui no Japão é cup lamen, logo todos saberão prontamente do que se trata.

Pois é, Momofuku, revolucionou a indústria alimentícia mundial. Para muitos não é considerado um prato nada saudável, mas na circunstância em que ele foi criado, daremos o devido valor ao cup lamen.

Vou contar a história:

Semana passada, visitei o Cup Noodle Museum, em Yokohama. A princípio, achei que fosse um museu com apelos comerciais, mais voltado para a venda e divulgação da marca do produto.

Engano meu! É um museu interessantíssimo, que conta a história do Sr. Momofuku Ando.

Esse senhor, andava pelas ruas de Tóquio, e percebeu que as pessoas faziam longas filas, para poder comer o lamen. Por que era gostoso? Pode ser, mas a verdade é que na época (pós guerra), o Japão sofria com a fome e o inverno rigoroso, a escassez de comida, fez com que o lamen, pela facilidade de preparo e por ser servido bem quente, era o alimento salvador da época. Momofuku, ficou com aquela imagem, das pessoas com fome e frio, na cabeça, e estudou diversas maneiras para preparar um macarrão instantâneo, pois ele, visionariamente, pensou: O Japão é um país que sofre com calamidades naturais, e agora, com essa crise pós guerra, preciso pensar em algo para que a população possa estocar em caso de algum desastre.

E depois de inúmeras tentativas, ele conseguiu chegar numa receita de cup lamen. Mas aí vieram várias dificuldades burocráticas até montar a sua primeira fábrica. Mas enfim, hoje sabemos que todas as dificuldades foram superadas. O cup lamen é um sucesso!!

Definitivamente, não consigo imaginar a nossa vida no Japão sem cup lamen, afinal, sempre deixamos alguns estocados para o caso de um terremoto, como aconteceu em 2011. Temos que reconhecer que esse lamen ajudou muita gente.

E o museu mostra exatamente isso, pois foi todo elaborado em cima dos conceitos e princípios do sr. Momofuku. São 6 os principais conselhos:

1. Procurar por algo que ainda não exista

2. Aproveitar todas as dicas

3. Desenvolver as ideias

4. Enxergar na horizontal, na vertical e na diagonal

5. Não fique preso no senso comum

6. Não desistir

Achei uma história incrível, toda a jornada de desenvolvimento do cup lamen. Tudo pela cabeça de Momofuku Ando.

E durante o passeio no museu, me deparei com informações que não sabia, o cup lamen foi considerada pela Forbes, a invenção do século. O cup lamen é o número um na lista dos produtos mais lembrados que são feitos no Japão (deixando games, pikachus e sushis para trás).

Agora, o mais sensacional de tudo, como se ainda fosse possível ter mais. Mas tem!!

Acho que, o Momofuku Ando, no alto dos seus 91 anos, estava pensando: Já conquistei o mundo, o que mais me falta? Conquistar o espaço! Sim é isso!!

Pois bem, foi isso que ele fez! Desenvolveu um lamen para a NASA! E pasmen, ele estava com 91 anos! Tudo porque, um astronauta japonês, Noguchi, partiria em expedição espacial, e gostaria de comer um lamen a bordo do foguete. E o Momofuku foi lá e fez!

É para reverenciar tamanha determinação. Um tapa na cara de quem está com 50 anos e acha que está velho para novas descobertas.
Conhecer a história de Momofuku Ando, só me fez acreditar mais ainda que o sucesso é consequência de um grande trabalho.

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 20 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

    Related Post

    JORGE NAGAO: Chico Anysio, compositor dos bons Muito se falou sobre os mais de 200 personagens criados por Chico Anysio mas quase nada se disse sobre as mais de 200 músicas de sua autoria. 197 dela...
    MUNDO VIRTUAL: Uma compra eletrônica (3) Continuo aqui a abordagem sobre compras eletrônicas, naquilo que considero como mais uma etapa: a escolha do produto a ser adquirido. No momento in...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Lixo, no Brasil? Ai…... Mário estava na sala assistindo àquele programa sobre violência urbana, como se já aguardando pela chegada de Hiroaki, Devido ao trabalho, não tem hor...
    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Curiosidade do karaokê   Ainda não se escreveu tudo a respeito dessa atividade artística. Não se sabe quantos a praticam – só se sabe que são milhares – nem o montan...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *