ERIKA TAMURA: Momofuku Ando, o criador do macarrão instantâneo

Se você buscar lá no fundo da sua mente, dificilmente lembrará desse nome: Momofuku Ando. Mas se eu falar que ele é o criador do macarrão instantâneo, aquele que no Brasil chama Miojo, mas aqui no Japão é cup lamen, logo todos saberão prontamente do que se trata.

Pois é, Momofuku, revolucionou a indústria alimentícia mundial. Para muitos não é considerado um prato nada saudável, mas na circunstância em que ele foi criado, daremos o devido valor ao cup lamen.

Vou contar a história:

Semana passada, visitei o Cup Noodle Museum, em Yokohama. A princípio, achei que fosse um museu com apelos comerciais, mais voltado para a venda e divulgação da marca do produto.

Engano meu! É um museu interessantíssimo, que conta a história do Sr. Momofuku Ando.

Esse senhor, andava pelas ruas de Tóquio, e percebeu que as pessoas faziam longas filas, para poder comer o lamen. Por que era gostoso? Pode ser, mas a verdade é que na época (pós guerra), o Japão sofria com a fome e o inverno rigoroso, a escassez de comida, fez com que o lamen, pela facilidade de preparo e por ser servido bem quente, era o alimento salvador da época. Momofuku, ficou com aquela imagem, das pessoas com fome e frio, na cabeça, e estudou diversas maneiras para preparar um macarrão instantâneo, pois ele, visionariamente, pensou: O Japão é um país que sofre com calamidades naturais, e agora, com essa crise pós guerra, preciso pensar em algo para que a população possa estocar em caso de algum desastre.

E depois de inúmeras tentativas, ele conseguiu chegar numa receita de cup lamen. Mas aí vieram várias dificuldades burocráticas até montar a sua primeira fábrica. Mas enfim, hoje sabemos que todas as dificuldades foram superadas. O cup lamen é um sucesso!!

Definitivamente, não consigo imaginar a nossa vida no Japão sem cup lamen, afinal, sempre deixamos alguns estocados para o caso de um terremoto, como aconteceu em 2011. Temos que reconhecer que esse lamen ajudou muita gente.

E o museu mostra exatamente isso, pois foi todo elaborado em cima dos conceitos e princípios do sr. Momofuku. São 6 os principais conselhos:

1. Procurar por algo que ainda não exista

2. Aproveitar todas as dicas

3. Desenvolver as ideias

4. Enxergar na horizontal, na vertical e na diagonal

5. Não fique preso no senso comum

6. Não desistir

Achei uma história incrível, toda a jornada de desenvolvimento do cup lamen. Tudo pela cabeça de Momofuku Ando.

E durante o passeio no museu, me deparei com informações que não sabia, o cup lamen foi considerada pela Forbes, a invenção do século. O cup lamen é o número um na lista dos produtos mais lembrados que são feitos no Japão (deixando games, pikachus e sushis para trás).

Agora, o mais sensacional de tudo, como se ainda fosse possível ter mais. Mas tem!!

Acho que, o Momofuku Ando, no alto dos seus 91 anos, estava pensando: Já conquistei o mundo, o que mais me falta? Conquistar o espaço! Sim é isso!!

Pois bem, foi isso que ele fez! Desenvolveu um lamen para a NASA! E pasmen, ele estava com 91 anos! Tudo porque, um astronauta japonês, Noguchi, partiria em expedição espacial, e gostaria de comer um lamen a bordo do foguete. E o Momofuku foi lá e fez!

É para reverenciar tamanha determinação. Um tapa na cara de quem está com 50 anos e acha que está velho para novas descobertas.
Conhecer a história de Momofuku Ando, só me fez acreditar mais ainda que o sucesso é consequência de um grande trabalho.

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 20 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

    Related Post

    SILVIA IN TOKYO: TUBARÕES EM PRAIA DE SHIZUOKA PRAIA DE YAIZU FOI FECHADA NO DIA 10 DEPOIS DE APARECIMENTO DE TUBARÕES       Dois tubarões foram vistos nadando a cerca ...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: MAIS UM FERIADÃO         Olha aí, mais um feriado prolongado... e dos bons!, já que de 5ª feira, ótimo para uma boa emendada. A pre...
    ERIKA TAMURA: Obama em Hiroshima Semana passada, o presidente americano, Barack Obama esteve no Japão para o cumprimento de compromissos oficiais, e na ocasião aproveitou para vis...
    AKIRA SAITO: ESFORÇO DIÁRIO “Miyamoto Musashi escreveu certa vez: Treinar Mil vezes é TAN. Treinar Dez Mil vezes é REN. TAN REN significa disciplina extraordinária.”   M...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *