ERIKA TAMURA: O que é SABJA?

SABJA (Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão), é uma Organização não governamental, que atua no Japão em benefício à comunidade brasileira.

O início se deu com a irmã Mori, em abril de 1998, onde ela uniu profissionais que já atuavam em serviços voluntários, em junho do mesmo ano, o Consulado do Brasil em Tóquio estabeleceu o serviço de Consulado Itinerante, e o SABJA começou a acompanharas caravanas para atender outras necessidades da comunidade, como o esclarecimento de dúvidas médicas.

Em 20 de agosto de 2003, a entidade foi reconhecida pelo governo de Tóquio como uma organização sem fins lucrativos (Non Profit Organization-NPO).

Hoje a NPO SABJA é composta por profissionais voluntários de diferentes áreas que atuam em orientações como saúde física e mental, educação sócio-ambiental, leis trabalhistas, acidentes de trabalho e trânsito, seguros e impostos.

O SABJA, possui uma estrutura de trabalho sério, e devido a preocupação com o futuro da comunidade brasileira no Japão, tem feito vários trabalhos para que a comunidade possa escolher um caminho orientado a seguir.

E agora, que estou no Brasil, muitas pessoas me perguntam sobre os trabalhos do SABJA, pois já ouviram falar, mas não conhecem a fundo as propostas da NPO, e quando apresento uma parte dos trabalhos realizados, a reação é de espanto. Ninguém imagina que os brasileiros contam com esse tipo de serviço para assessora-los no Japão.

A intenção é aumentar esse leque de assistência prestada aos brasileiros, e que esse apoio se estenda também ao Brasil, orientando os brasileiros que retornam ao país, e que no começo possa ter algum tipo de dificuldade de adaptação.

Fui convidada a fazer parte do SABJA, e como agora estou no Brasil, faço essa ponte entre Brasil e Japão, onde juntamente com a psicóloga Carla Barros, pretendemos desenvolver os projetos da entidade, transpondo as barreiras geográficas existentes.

Além de que, estou na missão de enriquecer com informações e contatos esse fluxo entre Brasil e Japão, no intuito de poder fazer um trabalho com a comunidade, suprindo na medida do possível, as lacunas existentes.

Não dá certamente, para abraçar o mundo, mas dá para visualizar uma melhoria, e posso garantir que a equipe do SABJA, tem trabalhado para que os brasileiros no Japão possa ter uma melhor perspectiva na qualidade de vida.

Um exemplo disso, é que o SABJA incorporou o Disk Saúde, que estava fadada ao fim, devido a falta de patrocínio e consequentemente sem verbas para a sua manutenção. Mas percebeu-se a importância do Disk Saúde dentro da comunidade brasileira, e com isso todos os esforços para que o serviço não acabe, tem sido utilizados. Por enquanto o Disk Saúde continua atendendo normalmente, mas a busca por recursos financeiros para mantê-lo é grande.

Na minha opinião, tudo o que for feito em benefício à comunidade é válido! Desde pequenos gestos, que podem ser pequenos no tamanho, mas fazem a diferença.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do SABJA, que vai muito além disso que citei, e se expande a cada dia, ou até mesmo quem queira participar dos trabalhos, o site de acesso é: nposabja.org

Fiquem à vontade para conhecer um trabalho bonito, mas por enquanto, pouco divulgado.

 

 

===============================================================

 

 

Erika Tamura

nasceu em Araçatuba e há 15 anos mora no Japão, onde trabalha com desenvolvimento de criação. E-mail: erikasumida@hotmail.com

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUMI: Réquiem a Maria Minami   Os acontecimentos tristes abalam a gente, é claro. Mas há graduações. Como a morte, por exemplo. Uns chocam mais, outros menos. Conformamos ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Cilada de Mestre   Quando a esmola é grande, é bom desconfiar. Mas poucos seguem o conselho. É só assistir ao noticiário para constatar que muitos ainda caem t...
CANTO DO BACURI > Mari Satake: Casamento tardio?     Magda é amiga antiga. Dos tempos em que ainda, acreditávamos que o futuro era todo nosso, cheio de glórias. Naquela época, Mag...
JUSTIÇA: Ministro Massami Uyeda se aposenta em nov...   O primeiro nikkei a galgar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, o linense Massami Uyeda, é obrigado a se aposentar compulsor...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *