ERIKA TAMURA: Palestra sobre Educação no Japão

Dia 26 de julho, domingo passado, organizei uma palestra com o master coach trainer, Fernando Rosa. O tema: Como potencializar a educação dos seus filhos. O público alvo: pais e educadores.

Fernando, veio ao Japão passear com a família, e entrou em contato com a ONG SABJA e se predispôs a realizar a palestra gratuitamente com o intuito de ajudar a comunidade brasileira no Japão e aumentar seu currículo.

Pois bem, escolhi a província de Gunma, mais precisamente na cidade de Oizumi, pela grande concentração de brasileiros. A palestra totalmente gratuita, deveria despertar o interesse de muita gente, mas compareceram 25 pessoas, um número bom, e que demonstra que essas pessoas são as que realmente estão interessadas no assunto.

É triste? Claro que é! Mas também posso dizer que as pessoas que assistiram a palestra, são privilegiadas, pois agregaram mais um conhecimento as suas vidas.

O que me surpreendeu e me deixou triste, é que a palestra aconteceu justamente no mesmo dia do festival da cidade (matsuri), e algumas mães usaram o festival como uma desculpa para não participarem da palestra. Detalhe, a palestra foi de manhã e o matsuri a tarde, mas enfim, cada um é livre para fazer as escolhas próprias.

Só não acho justo, essas mesmas mães reclamarem que a ONG SABJA não faz nada, não é ativa, e que o consulado e a embaixada brasileira são omissas.

Fernando Rosa, apresentou uma palestra muito dinâmica e que como ele próprio ressaltou, muito mais introspectiva do que didática, afinal, como ele poderia ensinar educadores e pais a educar seus próprios filhos? Ele não fez isso! Ele apenas fez florescer a vontade e o amor em educar. Isso está dentro de cada um, e Fernando trabalhou para que esse dom fosse despertado e incentivado.

Tenho certeza que todos ali saíram de lá com uma nova energia e um amor próprio mais reforçado.

Já assisti inúmeras palestras de várias pessoas que se dizem “palestrantes”, mas que não praticam em nada aquilo que dizem.

E quando o e-mail do Fernando chegou em minhas mãos, eu tive dúvidas sobre a realização da palestra pela ONG SABJA, por isso marquei uma reunião e quis conversar pessoalmente. O resultado da reunião foi positivo, tanto é que a palestra se realizou.

Para o público presente foi importante ouvirem que são pessoas especiais pois delas dependem a formação de outras pessoas. Jovens e crianças não aprendem com o que você fala, e sim com o que você faz, por isso é importante estar atento a cada detalhe.

A impressão que tenho é que a comunidade precisa de mais pessoas como Fernando, não apenas para dar palestras, mas sim para dar uma injeção de ânimo para todos. Levantar a auto estima e ainda resgatar os sonhos que ficaram lá para trás.

Espero poder realizar mais eventos desse tipo, as pessoas que comparecerão podem ter sido poucas, mas foram de qualidade. Pois todos estavam 100% presentes. De nada adianta falar para uma multidão de mil pessoas, sendo que nenhuma está prestando atenção, dispersas com celulares, dormindo…

Por isso digo que prefiro 10 pessoas totalmente concentradas na palestra, do que mil dormindo.

Quero agradecer o Fernando Rosa e toda a sua família, que se disponibilizou em ajudar em tudo. O palestrante, desde o início deixou bem claro que a palestra seria gratuita, e em nenhum momento se preocupou com valores financeiros. Demonstrou que realmente se preocupa com o futuro dos jovens e crianças brasileiras residentes no Japão.

Quantos “Fernandos” mais estão dispostos a ajudar?

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 20 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

     

     

     

     

     

     

     

    Related Post

    ARTIGO: 100 Anos da Imigração Japonesa em Lins Muitos indagam, principalmente pessoa de outras cidades, qual é a população de descendentes de japonês em Lins. Não sei, exatamente, respondo, mas for...
    AKIRA SAITO: SOMOS OLÍMPICOS E AGORA? “Desejar resultados de alto rendimento, com trabalho amador, é algo inviável”   Com as Olímpiadas de Tokyo 2020, a inclusão do Karate e de ...
    MUNDO VIRTUAL: O valor jurídico dos documentos dig... O foco desta abordagem vem da notícia que há pouco tempo foi veiculada em diversos meios de comunicação, sobre o reconhecimento dado pela Justiça da A...
    AKIRA SAITO: Grandes gestos, grandes exemplos   “Verdadeiros Mestres nos ensinam por meios de seus bons exemplos, sem precisar às vezes dizer uma única palavra”   Conviver com Grand...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *