ERIKA TAMURA: Pavilhão Cultural na Embaixada do Brasil em Tóquio

 

No dia 25 de março, fui convidada para um jantar na casa do Embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago. O jantar era uma confraternização de boas vindas à comitiva vinda do Brasil, liderada pelo deputado Luiz Nishimori, do Paraná.

Um ambiente muito agradável visto que o Embaixador e sua esposa, fizeram questão de receber a todos pessoalmente e de forma especial, dando um clima informal ao ambiente.

 

Comitiva brasileira liderada pelo Deputado Luiz Nishimori (foto: Erika Tamura)

 

Durante o discurso do Embaixador, ele nos presenteou com uma ótima notícia: durante a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em frente ao prédio da Embaixada do Brasil em Tóquio, será construído um pavilhão de eventos para que o público em geral se reúnam para assistir aos jogos. Apenas um detalhe inconveniente, os jogos serão, para nós aqui do Japão, às 5 horas da manhã!

Em seu discurso, o Embaixador deixa claro esse detalhe, e com o humor que lhe é peculiar, disse que esse não é horário de visitas para ninguém… Mas ressaltou que para quem se dispuser a ir à frente da Embaixada durante os jogos, serão bem recebidos, e ainda poderá desfrutar do legítimo café brasileiro.

O mais interessante de toda essa notícia é que o projeto do pavilhão foi desenvolvido pelo arquiteto japonês Shiguero Ban. Ban é formado pela Universidade de Artes de Tóquio, e criou o pavilhão japonês para a Exposição Universal 2000 em Hanover na Alemanha, que serviu de inspiração para o pavilhão em Tóquio. E em meio a toda essas novidades, soubemos que Shigero Ban foi o condecorado com a edição 2014 do Pritzker, o prêmio mais prestigiado da arquitetura mundial.

 

Pavilhão Cultural (foto: Erika Tamura)

 

Isso significa que o pavilhão que será construído na Embaixada brasileira, já se tornará famosa por si só. E os brasileiros poderão desfrutar de um projeto com autoria premiada, num pedacinho de Tóquio que representa o Brasil.

O material a ser usado será papelão, e que da mesma forma que o pavilhão construído na Alemanha, o material será reciclado posteriormente.

 

Pavilhão Cultural (foto: Erika Tamura)

 

Era visível a alegria e a empolgação do Embaixador, na apresentação de tal maquete, e ainda mais saber que o pavilhão poderá ser usado como um local para eventos culturais. E assim o Embaixador espera poder incentivar o interesse cultural de todos, mostrando assim a perfeita união entre culturas japonesas e brasileiras.

 

Pavilhão Cultural (foto: Erika Tamura)

 

Na minha opinião, não tem forma melhor de estreitar os laços entre Brasil e Japão. Imaginem um projeto arquitetônico japonês, na Embaixada do Brasil em Tóquio! Perfeito! Não existe simbologia melhor que essa, ainda mais em um evento como a Copa do Mundo de Futebol. E a Embaixada acertou na escolha do arquiteto, na época que Ban foi escolhido, ainda não havia sido anunciado a premiação.

Deixo aqui os meus parabéns ao arquiteto Shigero Ban e à Embaixada Brasileira.

 

 

Erika Tamura

nasceu em Araçatuba e há 15 anos mora no Japão, onde trabalha com desenvolvimento de criação. E-mail: erikasumida@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Catadora de papel   Jornais e revistas, depois de lidas, jogava-os na lixeira. Daí uma catadora pediu-me que reservasse a ela. Duas vezes por semana, passaria e...
CANTO DO BACURI: Uma vida   Não foi com bons olhos que ela viu aquele casamento. Mas, afinal o que ela tinha a ver com aquilo? Nada. Ela ainda era apenas uma crianç...
ERIKA TAMURA: Semana de brasileiros no Japão Tivemos uma semana bastante movimentada no Japão. A visita do presidente do Brasil, Michel Temer, comitivas políticas, comitivas empresariais, tur...
BEM ESTAR: APRECIAR CRIANDO LAÇOS Por vezes a rotina do dia a dia me parece esmagadora, o jornal sempre igual, as mesmas expressões e fatos, as mesmas pessoas no cotidiano. Sint...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *