ERIKA TAMURA: Políticos Nikkeys

Estamos vivendo um cenário político não muito favorável e que não é digno de exemplo para ninguém. Mas na minha opinião, é durante uma crise é que podemos identificar o lado bom da questão.

O que eu quero dizer é que no meio de tantas acusações, especulações, listas intermináveis com nomes de políticos envolvidos em esquemas de corrupção, pode-se fazer uma ressalva, não há envolvimento de nenhum nome político nikkey. E é isso que a comunidade japonesa no Brasil tem que se orgulhar. Por mais que a situação esteja difícil e totalmente desfavorável para alguns, os políticos descendentes de japoneses estão limpos e lutando bravamente pelo futuro do Brasil.

Conheço alguns políticos descendentes de japoneses e que são muito atuantes, outros eu não os conheço pessoalmente, mas sei das histórias, e do legado. E acho que não existe momento melhor do que esse para destacar o trabalho e o empenho de cada um, lembrando da hombridade que envolve todo o trabalho político. Hombridade essa que deveria ser normal, mas que nos dias de hoje é uma qualidade. São os valores atuais.

A imigração japonesa no Brasil, tem mais de 100 anos, o Tratado de Amizade Nipo Brasileira está fazendo 120 anos esse ano, acho que já está mais do que na hora da comunidade japonesa ter mais representantes de expressão em todas as áreas, inclusive política. Temos deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, mas ainda acho pouco, pois já passou da hora da comunidade nikkey ter muito mais representantes, mais voz, mais poder de governabilidade. Além do mais a cultura japonesa propicia para uma educação rígida e disciplinada, ou seja, mais do que ideal para a integração de uma sociedade.

O próprio Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que ficou muito impressionado com o respeito que a comunidade japonesa possui no Brasil, ressaltou inclusive que, ser japonês é sinônimo de honestidade e até citou o termo “japonês garantido”, mostrando-se orgulhoso e satisfeito pelas conquistas do povo japonês no Brasil.

Conheço os trabalhos do Deputado Federal Walter Ihoshi, do Deputado Federal Luiz Nishimori, e posso garantir que são políticos que trabalham em prol do desenvolvimento do país, além de demonstrarem um empenho político que é motivo de orgulho para os descendentes de japoneses.

Em uma outra oportunidade, tive o prazer de conhecer dois prefeitos nikkeys da região de Araçatuba, Jamil Ono, prefeito de Andradina e Marcos Higuchi, prefeito de Valparaíso. São políticos muito atuantes e que fazem a diferença na administração das cidades governadas, conversando com um morador de Andradina, perguntei displicentemente o que ele achava da administração atual da sua cidade, e ele me respondeu que Jamil Ono é um dos melhores prefeitos que Andradina elegeu, pois é um prefeito realmente comprometido com a cidade e preocupado com o povo andradinense.

Todos esses políticos nikkeys, carregam de certa forma, resquícios de uma educação japonesa, onde a honra do nome está acima de qualquer outro princípio, e o fato de carregarem sobrenomes japoneses torna-se um diferencial de qualidade.

Tenho orgulho em poder falar que os políticos nikkeys são “garantido” como disse o Abe, mas mais do que isso é poder ver que nenhum desses políticos têm seu nome relacionado nesse turbilhão de coisas erradas acontecendo no país, e não vejo nada de errado em aproveitar esse momento para dar destaque a nomes como Walter Ihoshi, Luiz Nishimori, Jamil Ono e Marcos Higuchi.

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 20 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

     

     

    Related Post

    MEMAI: UM MESTRE DE SHAKUHACHI VOLTA AO BRASIL   Marco Lienhard, mestre de shakuhachi (flauta japonesa) (foto: jornal memai) A partir desse fim de semana  Marco Lienhard, mestre de shak...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Não se abstenha, cidadão b... Às vésperas da data que deverá se transformar num marco histórico ao país, conforme afirma o historiador Marco Antonio Villa, não poderia deixar de re...
    ERIKA TAMURA: A vida é trem bala Outro dia estava escutando a música "Trem Bala", e a letra me chamou muita atenção. Alguém já reparou? Não sei se é pelo fato de morar tanto te...
    JORGE NAGAO: Rio 2016 e Pra chegar ao Japão OLHEM,  PIADAS IN THE HAICAIS   “O importante não é vencer, é ganhar a medalha de ouro”. (Michael Phelps)     corre,...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *