ERIKA TAMURA: Qual o segredo do sucesso?

 

Escuto muitas pessoas falando que o segredo do sucesso é sorte. Eu diria que o segredo do sucesso é um conjunto de coisas que combinadas designam o sucesso. Oportunidade, visão apurada, contatos, competência, dedicação, foco e sorte também, porque não?

Recebo muitos e-mails, mensagens, de pessoas me parabenizando por eu ter sorte em escrever no jornal, me parabenizam por eu ter sorte em trabalhar no que eu gosto. Paro e me pergunto: Como assim, sorte? As noites em claro, que passei estudando não pode ser encarado como sorte, para mim isso é dedicação! Os dias em que todos iam para praias e baladas e eu ia trabalhar, ou estudava em casa, ou estava na faculdade… Sera que isso ninguém vê?

Acredito fielmente que colhemos o que plantamos, e a determinação naquilo em que focamos é essencial para que o sucesso seja atendido.

Retornei ao Brasil, largando tudo no Japão. Emprego estável, amigos, independência, tudo isso para correr atras de um sonho: Montar a minha própria empresa. E estou perto de conseguir. Mas não admito que venham me falar em sorte.

Todas as dificuldades que passei, hoje servem como aprendizado no meu currículo, os meus estudos e a minha dedicação nada disso é em vão. E agora corro ainda mais, me dedico ainda mais, afinal, sair da zona de conforto da trabalho sim, mas também da um revigoramento indescritível.

Lembro de quando eu era criança e como sou muito fã do Ayrton Senna, estava vendo uma entrevista dele, e o piloto explicava como tornou-se um fenômeno nas corridas em dias de chuva, disse que era péssimo piloto quando chovia, então decidiu melhorar essa falha e sabe como? Treinando muito! Foi assim, com dedicação que Ayrton Senna se tornou um ídolo histórico.

Mais recentemente, essa Copa do Mundo no Brasil, mostrou bem a importância dos treinos, da dedicação, do foco. A equipe campeã, não foi a que possui jogadores milionariamente estrelas, e sim foi a equipe com melhor competência coletiva e muito focada no titulo, portanto dedicaram-se com todo o vigor para sagrarem-se campeã. Durante 10 anos a Alemanha não ganhava nada, nem amistoso, e foi assim que tornaram-se focados em único objetivo: Mudar para ganhar!

Muitos falaram sobre a atuação do jogador Cristiano Ronaldo, da seleção de Portugal, pois acharam o seu desempenho fraco. Poucas pessoas sabem, que Cristiano Ronaldo é aficionado por treino. E quando o treino acaba e todos vão embora, ele é o único que fica ate a exaustão.

Portanto o sucesso é consequência de trabalho. Pode ter uma parcela de sorte, mas quando as pessoas não conhecem a historia real, fica muito mais fácil falar amparando-se apenas no quesito sorte. E pronto.

As dificuldades, os desesperos, as inseguranças… Só quem passa por isso sabe o que significa a palavra superação.

Aprendi com a cultura japonesa que superar-se faz parte do cotidiano, e juntamente com a palavra “gaman”, aprendemos aparar de reclamar e trabalhamos mais em cima do objetivo traçado. Gaman, é um super poder japonês, onde a tradução é algo como, tenha paciência! Por exemplo, sei que a situação esta horrível, mas faz um pouco de “gaman” que depois melhora.

Essa tríplice vertente me da uma sustentação vertiginosa, a superação com o “gaman” e a minha família, eis o segredo da Erika, não tem nada caído do céu, nem sorte, existe toda uma estrutura para que a engrenagem funcione e não pare nunca.

 

 

===============================================================

Erika Tamura

nasceu em Araçatuba e há 15 anos mora no Japão, onde trabalha com desenvolvimento de criação. E-mail: erikasumida@hotmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Salve, Borges! – diz Augusto!   Sábado à tarde, saí da Fundação Japão e fui à casa vizinha, a Casa das Rosas. Lá estava o festejado poeta e tradutor Augusto de Campos a...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Palácio da Mãe Joana!   Ai... ai... ai... Está mesmo difícil retomar a Nipônica nos moldes originais... e muito fácil entender porque José Simão apelidou nossa ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: 90 ANOS DO IMINSAI DE GUAIMB...   Cerimônia de abertura - Mesa das autoridadeS (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)   Sacerdote Sadayuki Saito: primeiro ofício (Foto: Sh...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: CRONOGRAMA NO PAÍS DA COPA...   A última notícia relacionada aos estádios para a Copa do Mundo que se iniciará em junho informa que o Itaquerão, o da abertura, não será...

One Comment

  1. Gaman !!!
    E para o português alguma sugestão?

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *