ERIKA TAMURA: Quem vai acordar o Brasil?

Uma vez escrevi um artigo que dizia sobre os benefícios da crise. Na época o Japão passava por uma forte crise econômica e muitos brasileiros ficaram desempregados, foi a primeira vez que ouvi falar em seguro desemprego no Japão e de uma forma tão recorrente.

Naquela época escrevi que a crise econômica poderia ser usada como uma mola propulsora para os brasileiros saírem da zona de conforto e aproveitarem o tempo livre para estudar. Estudar japonês, tirar habilitações diversas, fazerem cursos, aprimorarem o que já sabiam… Enfim, percebi que quando as pessoas sentem um perigo desconfortavelmente eminente, usam isso para se desenvolverem mais.

Pois bem, acho que a economia brasileira chegou no fundo poço, não sou nenhuma especialista, mas vejo claramente que algo precisa ser feito. Existe uma crise sim, então, já que a população já experimentou forçadamente de quase tudo, não seria a hora de escolher o que é melhor para o país?

Porque critérios, parâmetros e outros argumentos mais, o povo brasileiro possui. Não podemor perder a capacidade de nos indignarmos com o que é errado de fato. Existe corrupção no Brasil? Sim, existe. Existe no Japão? Também existe, não serei hipócrita em dizer que no Japão tudo acontece na mais perfeita ordem. Podemos ver um exemplo atual: o caso da Toshiba, onde os funcionários e os próprios diretores fraudaram vários documentos. A diferença é que, no Japão, quando o caso é descoberto, acaba-se a vida do corrupto. Os diretores foram até a imprensa nacional e pediram desculpas ao povo japonês, eles assumiram a culpa e deixaram os cargos. Aparentemente pode ser apenas isso, depois o povo esquece e eles estarão na ativa novamente. Errado! O povo japonês tem memória, uma vez errado, não existe mais a credibilidade de volta, ou seja, a vida moral desta pessoa está completamente destruída.

E em muitos casos, não é apenas a vida do transgressor apenas que é destruída, mas também de sua família. Li um caso de um político japonês, acusado de corrupção,  que se viu obrigado em mudar de país, pois os filhos passaram a ser discriminados na escola, apontados como os filhos do ladrão. Isso é moralidade. E não isso que está acontecendo no Brasil.

Parece que o povo brasileiro acostumou com tanta bandidagem, que vive anestesiado.

Já que o Brasil vive uma falência política, social e econômica, por que não se tomar uma atitude mais enérgica para que isso mude? Vamos pensar nos benefícios da rise e usar ela a favor do povo.

Tenho um orgulho enorme em ser brasileira, mas essa realidade me entristece, de verdade.

Em maio, participei de um encontro de banqueiros e empresários japoneses com interesse em investir no Brasil. Mas durante o andar do evento, fui murchando na cadeira, era uma mistura de vergonha com indignação. Números e dados totalmente desfavoráveis a qualquer tipo de investidor.

Inacreditável! Afinal, cadê o Brasil do BRICS? O que aconteceu de errado de lá pra cá? Não me venha colocar a culpa no governo, afinal somos democráticos, se o governo está lá é porque o povo votou.

Acredito muito no Brasil, tanto é que meus dois filhos voltaram para o Brasil, pois podem falar o quiserem, mas o Brasil ainda possui uma das melhores qualidades de vida, só é mal administrado.

Os programas do governo, tanto municipal, estadual e federal, são excelentes na sua teoria, pena que durante a sua conduta, tudo se desvia. Oprograma Ciência sem Fronteira é um exemplo para outros países, se funcionasse certinho.

Como todos sabem, me divido entre Brasil e Japão, tento absorver o que há de melhor nos dois países, mas acho que já está se passando da hora do povo dar um basta em tudo o que há de sujo, envergonhador e asqueroso no país.

Ou será que teremos que esperar marinheiros japoneses aportarem em nosso país para dar uma lição de moral e cidadania?

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

    Related Post

    MUNDO VIRTUAL: Armazenamento de dados em condomíni... Nos dias atuais, em nome da praticidade e da segurança, os condomínios passaram a implantar a informatização nas portarias de acesso, garagens e áreas...
    AKIRA SAITO: TER FÉ Este texto creio que cabe perfeitamente para esta semana, apesar dele ter sido publicado em Outubro de 2013.   “Alguns possuem a capacidade d...
    HIDEMITSU MIYAMURA: Reflexões de um nissei brasile...   Sou de Ano Novo. Explico, nasci em 01/01/1944 num pequeno quarto da Pensão Marubayashi de Paraguaçu Paulista na antiga Estrada de Ferro Soro...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Às suas marcas… Pron... Bom, em clima de Olimpíadas, começo esta Nipônica para informar que foi dada a partida, oficialmente, nesta semana, para campanhas às eleições municip...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *