ERIKA TAMURA: Seminário Trabalhista em Hamamatsu

No dia 16 de outubro, domingo passado, aconteceu na cidade de Hamamatsu, em Shizuoka, o 4º Seminário Trabalhista, realizado pelo Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu e o Espaço do Trabalhador Brasileiro (ETB).

O evento foi bem produtivo, com informações úteis para a comunidade brasileira no Japão, pena que o interesse não foi tão grande assim. Tinha um público significativo presente sim, mas dada a importância dos temas discutidos no evento, poderia ter casa cheia, pois o assunto diz respeito a todos nós brasileiros, trabalhadores no Japão.

A abertura foi feita pelo Cônsul, José Antonio Gomes Piras, onde foi ressaltada a importância dos temas a serem debatidos.

Assistimos as palestras que o ETB ministrou, mostrando os temas mais abordados em suas consultas trabalhistas, e também esclareceu dúvidas sobre o acordo previdenciário entre Brasil e Japão. Para quem não sabe, o ETB (Espaço do Trabalhador Brasileiro), é uma repartição criada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social do Brasil, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, para atender o trabalhador brasileiro no Japão, dando suporte e informações para o seu amparo.

O especialista em seguro social, Fumio Shimamura falou sobre os benefícios do seguro social e nacional. Contratos de trabalho, foi o tema da palestra do advogado Etsuo Ishikawa. O psicólogo Irineu Jo da ONG SABJA, falou sobre a saúde mental no trabalho. O professor da Universidade de Tsukuba, Edson Urano, falou sobre a importância da qualificação do trabalhador. E, por fim, Luis Carlos Kawasaki, presidente da Yudensetsu, empresa ligada a instalações elétricas, falou sobre empreendedorismo.

Realmente foi um seminário qualitativo, e com certeza ajudou de alguma forma quem estava lá.

É importante ressaltar a preocupação dos organizadores, em relação ao tema, tudo foi pensado de forma pontual, para que o trabalhador brasileiros sinta-se amparado, mesmo vivendo no Japão.

As maiores dúvidas, com certeza, dizem respeito a previdência. Pois a maioria dos brasileiros no Japão, nunca pagou a previdência, e agora com um iminente envelhecimento da população, inclusive os brasileiros que vivem no Japão, há um pânico generalizado, com um afobado pedido de ajuda emergencial. É um assunto bem delicado, cheio de pormenores e que discorre de longos artigos e detalhes importantes, por isso, o ETB tem recebido muitos pedidos de informações sobre esse tema.

A qualificação da mão de obra, falado por Edson Urano, é um tema que eu sempre falei e continuo falando, pois só com a qualificação é que os brasileiros terão a chance de alçarem vôos, e assim sentirem uma segurança empregatícia. Reparem como está tudo ligado, a previdência nada mais é que um pensamento no futuro, a qualificação é uma forma de busca de estabilidade, bem como o pagamento de uma aposentadoria, quando existe segurança, existe também a vontade empreender, e quando tudo começa caminhar bem, a saúde mental no trabalho também vai muito bem. Mas quando uma dessas vértices é quebrada, a primeira consequência visível é a saúde mental sendo afetada.

Trabalho em uma ONG onde é oferecido orientação psicológica aos brasileiros, e o aumento da demanda na busca dessa orientação, significa que algo não vai bem com a nossa comunidade.

Problemas existem aos montes, gente bem intencionada, trabalhando para tentar ajudar a comunidade também tem, basta ver a realização desse seminário como exemplo.

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

    photo1

     

    Related Post

    ERIKA TAMURA: Vivendo e aprendendo no Japão   Essa semana conversei com algumas pessoas que só reclamavam do Japão, mesmo morando neste país há anos, essas pessoas pareciam detestar tudo...
    AKIRA SAITO: BUSHIDO   “O Caminho do guerreiro vai além de suas próprias convicções, pois servir a um propósito maior é a verdadeira essência”   Muitos rela...
    JAPÃO: Notícia de possível renúncia do Imperador A... Hoje, aqui no Japão, fomos pegos de surpresa com uma notícia sobre o imperador japonês. O imperador Akihito anunciou a intenção de abdicar do trono. ...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Senpai/ Kouhai? Hai…... Desde que fui ao Japão pela primeira vez, a parte da relação humana “praticada” naquele país que mais me marcou foi a do Senpai/ Kouhai. Antes, porém,...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *