ERIKA TAMURA: Tokyo Motor Show 2017

Está sendo realizado, essa semana aqui no Japão, o Tokyo Motor Show. A maior feira automobilística da Ásia.

Eu estive presente no dia de imprensa e na abertura oficial, e vou escrever sobre o meu ponto de vista do evento.

O que eu vi e que me chamou muita atenção, foi a forte tendência do mercado para os carros elétricos. Percebi que a potência do motor é importante, mas foi colocada abaixo da preocupação ambiental. Aliás as indústrias automobilísticas têm investido muito no tema: zero emissão de poluentes.

A Toyota trouxe vários carros conceitos, indo muito para o lado dos carros elétricos e funcionais, tanto é que está investindo pesado nos ônibus urbanos híbridos e com acessibilidade para cadeirantes, ressaltando que a Toyota é a principal patrocinadora dos jogos paraolímpicos de 2.020, em Tóquio.

O que falar da Nissan? A Nissan é a empresa (japonesa) que está mais a frente no assunto carro elétrico, tanto é que a stand da Nissan chama a atenção não só pelo tamanho, mas também pelo tom politicamente correto, é claro que tem o GTR (Não poderia faltar), mas o carro chefe é realmente o Leaf, carro elétrico que já é fabricado em série, e vejo muito pelas ruas do Japão. O Leaf está exposto com novo design, moderno e obviamente o seu motor está a mostra, pois ainda é novidade para muita gente, inclusive para mim.

Quando eu falo que notei a tendência das montadoras em reafirmar o conceito dos carros elétrico, é porque eu vi claramente isso até mesmo nas linhas de luxo como: Mercedes Benz, BMW e Lexus. Essas empresas estão ali, com as stands luxuosas, incrementadas, mas a dedicação delas para os carros inteligentes e ecológicos é gritante. Mas não é porque o carro é politicamente correto que ele não é luxuosa, claro que não, afinal estamos falando de três marcas que significam status, achei o carregador de carro elétrico da Mercedes Benz um luxo!

E o slogan da BMW? Adorei! “BMWi Hello, future.”.

Não dá para falar em carros de luxo e deixar a Lexus de fora, aliás foi onde passei mais tempo, eu adoro os carros Lexus, cada detalhe no carro é para dar conforto ao usuário. A fabricante Lexus trouxe os carros elétricos também, mas a impressão que tive é que eles queriam passar a imagem de um estilo de vida Lexus, e não apenas apresentar os carros. A stand estava linda, com algumas obras de arte contemporânea, para agregar valor a sua marca.

A Honda, está com um stand misto, metade composta por carros e a outra metade por motos. E apresentou a tecnologia que não deixa a moto cair, além dos robôs que a empresa está desenvolvendo para facilitar o cotidiano das pessoas.

Tirei algumas fotos, e acho que melhor do que ler, é ver as fotos.

 

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

 

Só para finalizar, a feira acontece a cada dois anos, e vale ressaltar mais uma vez a organização impecável do evento.

Tokyo Motor Show 2017, vai até o dia 5 de novembro em Tóquio, Odaiba no Big Sight.​

 

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *