ERIKA TAMURA: Yuriko Koike, a nova governadora de Tóquio

Recentemente a cidade de Tóquio passou por novas eleições. Yoichi Matsuzoe foi demitido do seu posto de governador, devido a uma denúncia que envolvia o seu nome com o uso do dinheiro público de forma indevida. Com isso, novas eleições foram convocadas, e essa semana tivemos o resultado: Yuriko Koike, ex ministra da defesa, é a mais recente governadora de Tóquio.

Sinceramente, eu não conheço o trabalho da ministra, mas confesso que senti uma pontinha de felicidade, afinal, é a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora de Tóquio. Um cargo importantíssimo, onde na prática é o segundo cargo mais importante do país, devido ao montante econômico circulante em Tóquio, sem contar o PIB da região, que é um dos dez maiores do mundo, ficando atrás somente do cargo de primeiro ministro do país.

A pesquisa de boca de urna, já demonstrava uma certa vantagem da ministra Koike, o que  confirmou que as especulações estavam certas.

Yuriko Koike faz parte do Partido Liberal Democrático, o mesmo do primeiro ministro Shinzo Abe. O que já é um grande avanço, pois o premiê japonês, defende muito a expansão feminina. Já escrevi artigos anteriormente, falando sobre essa visão política do Abe, onde ele defende a ideia de que as mulheres no poder pode ser um grande trunfo. Realmente é um pensamento muito avançado para um país ainda machista e conservador como o Japão. Os mais distraídos podem dizer que os japoneses estão mudando, que aos poucos estão com ideias mais liberais, mas acho que não é bem assim. Os japoneses ainda têm uma cultura machistas sim, e ainda levarão um tempo para se desvencilharem de tais pensamentos. Mas a vitória de Koike, é um passo grande nessa jornada. Ficava triste, na verdade ficava arrasada quando via nos noticiários os argumentos do partido opositor para derrubar Koike, onde diziam que uma cidade como Tóquio não poderia ser governada por uma mulher.

Falo isso, porque já passei por situações onde sofri com o machismo dos japoneses, mas superei tudo. Basta ter competência e flexibilidade que tudo se resolve.

O governador anterior, Matsuzoe, pode ter sido até um bom governador, mas era conhecido por ter ideias homofóbicas, racistas e totalmente ultrapassadas. Não o conheci pessoalmente, não posso falar se isso é verdade ou não, mas a mídia nacional deixava nas entrelinhas o que era subentendido. Matsuzoe, foi pego usando o dinheiro público em viagens luxuosas e compras de brinquedos para o seu filho. Quando as denúncias vieram a tona, ele tentou a todo custo manter o seu cargo, disse que devolveria o dinheiro, e que exerceria o cargo até o fim do seu mandato abrindo mão do salário. Não funcionou! O povo japonês é implacável quando o assunto é corrupção.

Sabendo desse pensamento japonês, seria meio óbvio prever que o candidato do partido rival, no caso candidata (ministra Koike) ganharia tranquilamente as eleições, não é mesmo? Errado. Koike, por ser mulher, teve que enfrentar até mesmo o olhar machista de deputados do próprio partido para poder chegar onde chegou. Mas enfim, ganhou!

Agora vamos ver o seu trabalho, eu acredito muito nesse novo governo, que tem pela frente, a preparação da cidade para as olimpíadas de Tóquio.

Quem dera se no Brasil o nosso maior problema fosse realmente a preparação da cidade para sediar as olimpíadas! Quem dera…

ERIKA TAMURA

ERIKA TAMURA

nasceu em Araçatuba e há 18 anos mora no Japão, onde trabalha no Serviço de assistência aos brasileiros no Japão da Ong chamada Sabja

E-mail: erikasumida@hotmail.com
ERIKA TAMURA

Últimos posts por ERIKA TAMURA (exibir todos)

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Sede própria para o RENGO d...   Shiraishi e dona Toyoko (Foto: Shigueyuki Yoshikuni) Foi realizada nesse domingo, dia 9, na sede da Nipo de Araçatuba, a Assembléia Gera...
    JOJOSCOPE: Força Japão!     11 de Março de 2013. Dois anos depois do terremoto e tsunami que abalou a região nordeste do Japão, o país segue em reconstruç...
    AKIRA SAITO: Pequenos Gestos “A Felicidade estará onde você sentir e não apenas naquilo que você não possui.....”   Geralmente as pessoas se perguntam o que é preciso p...
    ERIKA TAMURA: Tsukiji, o mercado de peixes irá mud... Tsukiji é o maior mercado do mundo de peixes, é onde o leilão de atum virou atração turística, e as suas vielas e a sua acomodação ficou defasado ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *