ESPECIAL: 62ª edição do Prêmio Paulista de Esportes homenageará destaques na Câmara Municipal

Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo – a maior casa legislativa municipal do país – abrirá suas portas para aquele que é considerado um dos mais tradicionais, importantes e longevos eventos da comunidade nipo-brasileira. Trata-se da cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de Esportes, que em 2018 – ano em que a comunidade comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil – completará 62 anos ininterruptos. E a noite de gala do esporte nikkei já tem data marcada. Será no dia 4 de abril, com a presença de autoridades, dirigentes e representantes da comunidade nikkei.

 

62º Prêmio Paulista de Esportes homenageará destaques no dia 4 de abril. Foto: arquivo

 

Idealizado pelo extinto Jornal Paulista – que mais tarde se uniria com outro tradicional jornal da comunidade nipônica, o Diário Nippak, dando origem ao Nikkey Shimbun (em japonês) e Jornal Nippak (em português), que a partir da fusão, em 1998, encaparam a sua realização – o Prêmio Paulista de Esportes, tem como objetivo justamente valorizar e incentivar novos talentos nikkeis e reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados que contribuem e contribuíram para a divulgação e preservação das modalidades trazidas pelos imigrantes pioneiros, como o beisebol, judô e karatê, entre outros esportes. Os homenageados são indicados por suas respectivas associações, entidades e clubes.

 

Passado – Já foram homenageados com o Prêmio Paulista de Esportes alguns dos principais nomes do esporte amador brasileiro, entre eles o ex-mesa-tenista e hoje técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa Hugo Hoyama, que participou de 6 Olimpíadas e 7 Jogos Pan-Americanos – conquistou 15 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 10 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze – além de 18 participações em Campeonatos Mundiais.

Também já foram homenegados o ex-sumotori Cláudio Ikemori, Campeão Mundial na categoria meio-leve em 2003 e a ex-judoca Vânia Ishii – filha de Chiaki Ishii (primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para o judô, bronze, nos Jogos de Munique, em 1972), além do técnico de futebol Wagner Lopes, brasileiro naturalizado japonês que defendeu a seleção nipônica na Copa do Mundo da França, em 1998.

 

Evento é considerado um dos mais tradicionais, importantes e longevos da comunidade nipo-brasileira

 

Tradição – Como sempre faz questão de destacar Raul Takaki, presidente da União Jornalística União Nikkei – que edita os jornais Nikkey Shimbun e Nippak: “Para alguns, pode parecer uma simples placa, mas podem ter certeza que ela carrega o peso e a tradição de seis décadas. Para nós é motivo de orgulho e uma honra muito grande premiar atletas e dirigentes em todos esses anos. Temos sim, orgulho em saber que nenhuma outra premiação chegou tão longe. É uma  honra podermos incentivar e valorizar o trabalho de pessoas que dedicaram e continuam dedicando parte de sua vida para manter viva as tradições japonesas através do esporte”, conta Takaki

Para o vereador Aurélio Nomura (PSDB), importante apoiador do Prêmio, “a Câmara Municipal de São Paulo sente-se honrada em receber mais uma cerimônia de entrega deste importante evento”. “O Prêmio Paulista de Esportes representa um momento de consagração e de gratidão a todos que se dedicam em preservar a cultura japonesa através das modalidades trazidas pelos pioneiros”, observa Nomura.

Este ano, para celebrar os 110 anos da imigração japonesa e também os 20 anos do Nikkey Shimbun/Jornal Nippak, além das 17 modalidades tradicionais, será concedidos sete Prêmios Especiais.

 

O vereador Aurélio Nomura, importante apoiador do evento

 

Indicados – Serão agraciados com o 62º Prêmio Paulista de Esportes os atletas/dirigentes: Paulo Roberto Kiyonaga (Atletismo); André Kazuyoshi Kirihara (Beisebol), Rebeca Diniz Laudino (Softbol), Marco Massahiro Numada (Golfe), Sadatsugu Yamaguchi (Gueitebol), Daniel Fausto Dell Aquilla  (Judô), Morihiro Yamauchi (Karatê), Taeko Takeuchi (Kendô), Midori Kiyohara (Kenko Taisso), Marina Flavia Saieva (Kobudô), Álvaro Yamakawa (Mallet Golf), Lucia Leiko Sumikawa (Park Golf), Cecília Kazuyo Higashi (Rizumu Taisso), Antenor Yuzo Sato (Sumô), Gustavo Watanabe Shimabukuro (Tênis de Campo), Luiz Taro Oyama (Tênis de Mesa), João Yoritoshi Toraiwa (Tiro ao Alvo).

 

Prêmios Especiais: Keizen Ono (Aikidô), Takeshi Matsuda (Atletismo), Toshie Matsuda (Atletismo), Miyoko Higasahi (Golfe), Akira Kawai (Shogui), Ignes Mitsu Shimizu (Atletismo), Antonio Tomihiko Shimizu (Atletismo).

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

    62º PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES

    Quando: Dia 4 de abril, a partir das 19 horas

    Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar)

    Informações pelo telefone: 11/3340-6060

     

     

     

     

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Equipamentos – Parte 1 – Carre... A modernidade dos dias atuais sugere facilidade no acesso para as mais variadas informações de produtos e técnicas seja qual área for o interesse do p...
    TAIKÔ: Genryu Daiko representará o taiko brasileir... A Associação Brasileira de Taikô (ABT) realizou no último dia 10, no Cenforpe (Centro de Formação dos Profisisonais da Educação Ruth Cardoso), em São ...
    NIPPAK PESCA: Vocabulário na pesca II   Continuando o assunto da edição passada, segunda parte do linguajar característico dos pescadores. Muitas das palavras continuam em ingl...
    SHINDO RENMEI: TCC busca explicar atuação de assoc... Depois de ganhar as páginas de livros de autores consagrados como o jornalista Jorge Okubaro (“O Súdito” - Banzai! Massateru!), e Fernando Morais (“Co...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *