ESPECIAL: Acenbo comemora sucesso do 6º Japan Matsuri

Assim como nas edições anteriores, o 6º Festival da Cultura Japonesa de Osasco – Japan Matsuri – mais uma vez confirmou sucesso de público. Realizado pela Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira dse Osasco), em sua sede, nos dias 13 e 14, a festa da cultura japonesa já se consolidou como o maior evento cultural da cidade. Apesar de ainda não ter um número oficial, o presidente da Acenbo, Sussumu Araki, disse nesta segunda-feira ao Jornal Nippak que o balanço foi bastante positivo. “Seguramente podemos afirmar que o evento deste ano superou nossas expectativas”, disse Araki, explicando que a expectativa era atrair cerca de 20 mil visitantes.

 

Convidados e autoridades durante tradicional ritual do Kagami-biraki (Foto: Aldo Shiguti)

Convidados e autoridades durante tradicional ritual do Kagami-biraki (Foto: Aldo Shiguti)

 

Criado pela Acenbo em 2008 por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Japan Matsuri deste ano teve como tema o uso consicente da água. Durante dois dias, os visitantes puderam conferir uma série de atrações como shows, workshops e a gastronomia japonesa.

“O objetivo do Japan Matsuri é preservar e divulgar a cultura japonesa entre os descendentes de japoneses e promover o intercâmbio entre a comunidade e os brasileiros, além de unir os departamentos da Acenbo”, destacou Araki, lembrando que em 2009 o evento foi incluído no Calendário Oficial do Município.

 

Sussumu Araki: “Superou as expectativas” (Foto: Aldo Shiguti)

Sussumu Araki: “Superou as expectativas” (Foto: Aldo Shiguti)

 

Abertura – Não à toa, a cerimônia de abertura, realizada no sábado, contou com a presença de diversas autoridades locais. Estiveram presentes o prefeito Jorge Lapas, os deputados estaduais Celso Giglio (PSDB) e Marcos Martins (PT), o secretário de Cultura, Fábio Yamato e os vereadores Andréa Cristina Capriotti Maier (PSD), Antônio Aparecido Toniolo (PC do B), Olair Prado de Oliveira (PHS), Karen Cristina Gaspar Jovanelli (PT do B), Valdir Pereira Roque (PT) e Aluisio da Silva Pinheiro (PT), além do conselheiro do Bradesco, Milton Matsumoto, do vice-presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Toshio Ichikawa, e do vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Roberto Nishio.

 

O prefeito Jorge Lapas: “Maior festa popular da nossa cidade” (Foto: Aldo Shiguti)

O prefeito Jorge Lapas: “Maior festa popular da nossa cidade” (Foto: Aldo Shiguti)

 

Em seu discurso, Sussumu Araki lembrou que este comemora-se os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 107 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. “A relação entre os dois países conta com mais de cem anos de história. Hoje a comunidade nipo-brasileira está integrada à sociedade brasileira mas ainda tem muito a ofecerer e aprender. E o Japan Matsuri é uma oportunidade de conhecer alguns costumes japoneses que não se apagaram no tempo”, disse Araki.

 

O presidente da Acenbo com Sergio Tsuyoshi Yamato (Foto: Aldo Shiguti)

O presidente da Acenbo com Sergio Tsuyoshi Yamato (Foto: Aldo Shiguti)

 

Ao Jornal Nippak, o prefeito Jorge Lapas destacou a importância do Japan Matsuri. “Primeiro, por ser uma exposição da cultura japonesa, uma cultura muito importante para nós e que muito ajudou nossa cidade. Portanto, essa cultura precisa ser preservada, de forma que o Japan Matsuri, através das exposições culturais, dos shows e da culinária, ajuda a preservar essa cultura, além de ser uma forma de unir as famílias”, destacou Lapas, afirmando que sua administração acredita muito no fortalecimento das famílias.

 

Praça de alimentação no sábado (Foto: Aldo Shiguti)

Praça de alimentação no sábado (Foto: Aldo Shiguti)

 

Grandiosidade – O prefeito ressaltou também a dificuldade de se organizar um evento deste porte. “Por esse motivo, parabenizo todos que direta ou indiretamente participaram da realização deste evento”.

Importante apoiador do Japan Matsuri desde a sua primeira edição, o secretário municipal de Cultura Fábio Yamato também destacou a grandiosidade do evento. “O Japan Matsuri era para ser um evento único, para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa, mas o sucesso foi tanto que não tínhamos como não continuar com essa atividade. Tanto a aceitação por parte da população quanto a demnada meio que nos obrigou a prosseguirmos”, disse Yamato, acrescentando que “sem medo de errar, posso afirmar que o Japan Matsuri é um dos eventos mais bem organizados da nossa cidade”.

 

O secretário de Cultura Fábio Yamato (Foto: Aldo Shiguti)

O secretário de Cultura Fábio Yamato (Foto: Aldo Shiguti)

 

“Hoje, o Japan Matsuri deixou de ser um evento da comunidade nipo-brasileira de Osasco. Independente de sua origem, as pessoas procuram a festa porque ela virou um ponto de encontro, uma referência que não pode deixar de acontecer. E a gente tem muito orgulho de não só participar direta ou indiretamente deste processo como também temos orgulho de ver tantos voluntários ajudando”, assegurou Fábio Yamato.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

18_JUN_-2015-9

18_JUN_-2015-9B

18_JUN_-2015-12A

18_JUN_-2015-12B

Related Post

ELEIÇÕES 2012: Nomura e Kamia preveem dificuldades...   Começou, enfim, a corrida eleitoral. Oficialmente, a campanha para quem conseguiu passar pelo primeiro teste – as convenções partidárias que...
ANDRADINA: Prefeitura de Andradina e Fundo Social ...   Em clima de Natal, a Secretaria de Promoção e Assistência Social do Governo de Andradina e o Fundo Social de Solidariedade realiza a entrega...
AGRICULTURA: FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA PA... O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), coordenador de relações internacionais da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), participou no último di...
SILVIA IN TOKYO: “TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS” EM M... O filme  “Tudo Que Aprendemos Juntos” – chamado em japonês de “Street Orchestra”, dirigido por Sérgio Machado e estrelado por Lázaro Ramos, já passou ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *