ESPECIAL: Cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de Esportes acontece hoje na Câmara Municipal

A cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de Esportes, que este ano chega a sua 60ª edição, acontece hoje à noite na Câmara Municipal de São Paulo. Idealizado pelo extinto Jornal Paulista – que mais tarde se uniria com outro tradicional jornal da comunidade nipônica, o Diário Nippak, dando origem ao Nikkey Shimbun (em japonês) e Jornal Nippak (em português), que a partir da fusão encaparam a sua realização – o Prêmio Paulista de Esportes tem como objetivo justamente valorizar e incentivar novos talentos nikkeis e reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados.

 

Objetivo do Prêmio Paulista é valorizar o talento dos atletas e dirigentes esportivos. Arquivo: Jiro Mochizuki

Objetivo do Prêmio Paulista é valorizar o talento dos atletas e dirigentes esportivos. Arquivo: Jiro Mochizuki

 

Trata-se de um dos prêmios mais antigos da comunidade nikkei e que pelo quinto ano consecutivo terá como palco a maior Casa Legislativa do país. Para o vereador Aurélio Nomura (PSDB), “é uma honra e motivo de orgulho abrir as portas da Câmara Municipal para um evento tão nobre”. Segundo ele, a prática de esportes na comunidade se confunde com a própria história da imigração japonesa no Brasil. “No dia de hoje, a Câmara Municipal nada mais faz do que cumprir sua obrigação de homenagear e reverenciar todos os atletas e dirigentes que se destacaram em suas respectivas modalidades. São exemplos que devem ser seguidos e que contribuem para manter a acesa a chama trazida pelos pioneiros”, destaca Nomura. Líder da bancada do PSDB na Câmara, o parlamentar conta que a “história da imigração japonesa no Brasil é sustentada pelo tripé educação, esporte e cultura”.

 

Nomura: “Motivo de honra e orgulho para a Câmara Municipal”

Nomura: “Motivo de honra e orgulho para a Câmara Municipal”

“Mesmo naquela época, os pioneiros já percebiam que não adiantava somente trabalhar. Havia a necessidade de se fortalecer o caráter dos jovens, o que era possível através da prática de esportes”, diz Nomura, acrescentando que “algumas modalidades que nossos antepassados trouxeram na bagagem hoje estão perfeitamente integradas à sociedade brasileira, como o judô, karatê e o beisebol, que aos poucos está caindo no gosto dos brasileiros”.

 

Longevidade – Para Raul Takaki, presidente dos jornais Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, “são 60 anos ininterruptos”. “Pouquíssimos eventos da comunidade nipo-brasileira atingem essa longevidade. A noite de hoje é ainda mais especial pois o Brasil será palco este ano dos Jogos Olímpicos e temos orgulho de poder homenagear os verdadeiros heróis que ajudam a preservar a cultura japonesa através do esporte transmitindo valores como respeito e disciplina”, explicou Takaki, que agradeceu o empenho do vereador Aurélio Nomura e dos patrocinadores King e Fundação Kunito Miyasaka.

 

 

aBRE

 

Divulgação – Os dirigentes agradecem. Para o primeiro vice-presidente da Confederação Brasileira de Sumô e vice-presidente da Federação Sul-Americana, Oscar Morio Tsuchiya, o Prêmio é importante não só por homenagear os atletas como também valoriza a modalidade.

“Como é de conhecimento de todos, a IFS – Federação Internacional de Sumô vem lutando para a inclusão da modalidade como esporte olímpico. Por conta disso, o Prêmio Paulista de Esportes, concedido este ano ao atleta Rui de Sá, de origem não nikkei, e justamente no ano em que se comemora os 60 anos do Prêmio, certamente repercutirá positivamente na internacionalização e divulgação do sumô”, destacou Tsuchiya.

 

premiados

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    60º Prêmio Paulista de Esportes

    Quando: Dia 16 de junho, a partir das 19 horas

    Onde: Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100. Telefone: 11/3396-4000

     

     

    patroc

    Related Post

    SOFTBOL: Maringá ‘A’ é campeã da 17ª Taça Brasil I... A equipe Maringá “A” sagrou-se campeã da 17ª Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes Sub 13, competição realizada nos dias 27 e 28 deste mês, no N...
    GATEBOL: 5º Torneio de Gatebol Copa Nozimoto em Li...   Celebrando o Dia do Município, dia 21, sendo os troféus patrocinados pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer. O ti...
    BEISEBOL: Pará é campeão do 13º Torneio de Brasíli...   Realizado nos dias 29, 30 e 31 de março em Brasília-DF o 13º Torneio de Brasília de Beisebol Adulto, com a participação de 6 equipes: Brasíl...
    COMUNIDADE/BUNKYO: Jantar e lançamento de livro m... Fundado em 17 de dezembro de 1955 como Sociedade Paulista de Cultura Japonesa, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência So...

    One Comment

    1. PARABÉNS aos Realizadores e Homenageados do 60º PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES!!!!
      PARABÉNS, Raul Takaki san, Presidente do Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, e todos que somaram forças!!!
      Teruko Monteiro

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *