ESPECIAL: Público e parceiros fortes garantem sucesso do 5º Japan Matsuri

 

Realizado nos dias 7 e 8 pela Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco, em sua sede, a quinta edição do Japan Matsuri superou as expectativas dos organizadores. “Realmente foi um dos melhores, se não o melhor Japan Matsuri que já realizamos”, garante o presidente da Acenbo, Sussumu Araki. Considerado o maior evento da comunidade nipo-brasileira da região Oeste de São Paulo, o Japan Matsuri atingiu a meta inicial, que era atrair um público estimado em cerca de 20 mil visitantes nos dois dias.

 

A quinta edição do Japan Matsuri superou as expectativas dos organizadores (foto: Aldo Shiguti)

 

O presidente da ACENBO, Sussumu Araki (foto: Aldo Shiguti)

 

“Na verdade, esse é o número que consideramos ideal para que possamos receber a todos com segurança e comodidade”, explicou Araki, acrescentando que “todos elogiaram não só a organização como a infraestrutura montada no local”. “Quem nos visitou pela primeira vez, ficou admirado”, disse o presidente, lembrando que uma de suas preocupações era que a situação do país, em especial as manifestações que ocorremem São Paulo, respingasse no evento. “Felizmente isso não ocorreu e o movimento tanto para os bazaristas como na Praça de Alimentação também ficou acima das expectativas”, afirma Araki, que destaca também a contribuição de parceiros como o deputado estadual Celso Giglio (PSDB), que empenhou emenda parlamentar através da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e do banco Bradesco.

 

 

Publico estimado foi de cerca de 20 mil pessoas (foto: Aldo Shiguti)

 

 

“O Japan Matsuri cresceu graças aos parceiros, a participação dos cerca de 600 voluntários e ao entrosamento dos associados”, ressalta o presidente da Acenbo, que também foi bastante elogiado ao conferir agilidade à cerimônia de abertura.

 

A cantora Karen Ito foi uma das atrações (foto: Aldo Shiguti)

 

A Acenbo “ousou” nos discursos, permitindo que apenas três oradores usassem o microfone. Além do próprio Sussumu Araki, discursaram o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, e o representante do Bradesco, Olavo Mitsuo.

 

Grupo Todoroki (foto: Aldo Shiguti)

 

Estiveram presentes ainda a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município de Osasco,Sandra Missiano Lapas; os deputados estaduais Celso Giglio (PSDB), Marcos Martins (PT), Osvaldo Verginio (PSD) e Jooji Hato (PMDB), o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Antonio Toniolo; o secretário municipal de Cultura, Fábio Yamato, o presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, e o presidente da Uces (União Cultural Esportiva Sudoeste) e Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis doVale do Ribeira), Toshiaki Yamamura, além do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP).

 

Japan Matsuri reuniu autoridades no palco da ACENBO (foto: Aldo Shiguti)

 

Sussumu Araki abriu a série de discursos lembrando que no próximo dia 18 comemora-se os 106 anos da imigração japonesa no Brasil. “Passado pouco mais de um século, os nipo-brasileiros ainda divulgam a cultura herdada de seus antepassados. Assim a cultura japonesa se manteve viva e encontrou acolhida na sociedade brasileira”, disse Araki, explicando que o Japan Matsuri tem como objetivo divulgar a milenar cultura japonesa sob as mais diversas manifestações, sejam elas artísticas ou gastronômicas”.

 

Pessoal da Acenbo dá duro na cozinha (foto: Aldo Shiguti)

 

“Nossa maior recompensa é o sincero muito obrigado”, destacou Araki, explicando o Japan Matsuri costuma mobilizar cerca de 700 voluntários, “que fazem o evento acontecer unidos, ombro a ombro”. “São pessoas que assimilaram o espírito japonês e se dedicam com afinco para que o objetivo maior seja alcançado”, afirmou o presidente da Acenbo.

 

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (foto: Aldo Shiguti)

 

Marco – O prefeito Jorge Lapas também elogiou a organização da festa. “Acredito neste tipo de evento não só por difundir a cultura japonesa mas também por unir as famílias de Osasco, nipo-brasileiras ou não. Por isso a Prefeitura faz questão de apoiar eventos como esse”, disse Jorge Lapas.

O secretário de Cultura, Fábio Yamato, lembra que a festa foi criada em 2008 por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. “O sucesso foi tanto que decidimos torná-lo regular”, observou Yamato, que incluiu o Japan Matsuri no Calendário de Eventos do Município para possibilitar a captação de recursos com apoio da Prefeitura. “Hoje, o Japan Matsuri é a maior festa cultural de Osasco e um marco para todos nós”, frisou o secretário.

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: 2º Nodojiman da Banda Blue Star celebra s... Realizado no salão da Associação Kyowa (km 81 da Rodovia Fernão Dias), no último dia 16, a segunda edição do Nodojiman da Blue Star, mais uma vez, foi...
INTERCÂMBIO: Universidades japonesas vão receber m...   Cerca de 1.300 alunos chegarão ao Japão todos os anos por programa do governo do Brasil   Segundo a ipcdigital.com - Universidades e ...
KODOMO-NO-SONO: 14º Boi no Rolete espera receber m... A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono realizará neste domingo (29), das 11 às 15 horas, em sua sede, em Itaquera (zona Leste de São Paulo), a 1...
TERCEIRA IDADE: BUNKYO RECEBE INSCRIÇÕES PARA ENCO... Prosseguem, até o dia 14 de fevereiro, as inscrições para o Encontro Mensal da Terceira Idade, evento que visa fortalecer a convivência social e incen...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *