ESPECIAL/ TEMPLO HONPA HOGWANJI DE MOGI DAS CRUZES: Templo Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes muda de endereço e ganha novas instalações

Uma grande festa marcou a inauguração, no  dia 26 de junho, das novas instalações – o salão principal, o cinerário e a residência da família do monge, além de um salão de festas – do Templo Honpa Hongawanji de Mogi das Cruzes, que foi transferido do centro da cidade – onde estava desde sua inauguração, em 1950 – para o bairro de Jundiapeba. A conclusão das obras, um sonho acalentado pelos adeptos há cerca de 20 anos, só foi possível graças ao empenho e colaboração do empresário Fumio Horii – que doou o terreno e a construção do pavilhão principal, do cinerário, do escritório e da residência do monge – e da família Shibata, que doou o salão de festas.

 

Templo Honpa Hongwanji de Mogi ganha novas instalações. Foto: Aldo Shiguti

Templo Honpa Hongwanji de Mogi ganha novas instalações. Foto: Aldo Shiguti

 

No recém-inaugurado salão principal, destaque para o belíssimo altar e os biombos com coloridos painéis da Terra Pura, obra da missionária Koun Kubo.

Cerca de mil pessoas compareceram à cerimônia, abrilhantada pela presença do emissário da matriz do Japão, o reverendo Joei Nassuno; além do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli; do presidente da Associação Cultural de Mogi das Cruzes, Frank Tuda; do secretário adjunto de Agricultura de Mogi, Kiyoji Nakayama; do vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Jorge Yamashita; do presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi e do presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yasuo Yamada, além do deputado federal suplente do PSD-SP, Junji Abe; do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (Solidariedade) e vereadores, entre eles, Juliano Abe (PSD) e Pedro Komura (PSDB).

 

Fumio Horii ao lado de autoridades e convidados no momento do corte da fita inaugural do templo. Foto: Aldo Shiguti

Fumio Horii ao lado de autoridades e convidados no momento do corte da fita inaugural do templo. Foto: Aldo Shiguti

 

Uma queima de fogos de artifício anunciou o início da cerimônia, onde os adeptos já aguardavam ansiosos numa manhã ensolarada, como se  o próprio buda estivesse abençoando o que viria a seguir. Cortada a fita inaugural do templo, os convidados se dirigiram até o jardim, onde foi descerrada a placa de inauguração dos bustos do casal Fumio e Fusako Horii.

 

O novo Templo Honpa Hongwaji de Mogi. Foto: Aldo Shiguti

O novo Templo Honpa Hongwaji de Mogi. Foto: Aldo Shiguti

 

Gratidão – “Sua doação generosa de construir o templo vem do desejo de gratidão e respeito aos antepassados, seu amor pela filha mais velha, Yukie, que acabou falecendo ainda jovem, e inspirado nas palavras do Mestre Fundador Shinran Shonin que disse: ‘Que a paz prevaleça neste mundo e o Budismo se propague’, expressando o anseio pela paz no mundo e pela verdadeira felicidade. Nós, adeptos do templo Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes, por ocasião da realização ghrandiosa da Cerimônia de Inaguração do novo templo, aqui dedicamos esta estátua com o intuito de manifestar nossa alegria, agradecendo e enaltecendo a grande contribuição do casal Fumio e Fussako Horii, perpetuando as suas realizações”, são alguns dos dizeres gravados na placa.

 

O cinerário: presente para a cidade. Foto: Aldo Shiguti

O cinerário: presente para a cidade. Foto: Aldo Shiguti

 

O filho Hissao discursou em nome da família Horii. “Olhando para esse templo, me recordo o quanto ele foi sonhado e desejado por nossa comunidade. Sonhado não apenas para ser uma simples construção de pedra sobre pedra, mas para ser um lugar de paz, meditação e acolhimento”, disse Hissao, lembrando que “nossa comunidade já possuía um outro templo, mas o desejo de expandir já existia em nossos corações”.

 

Hissao discursou em nome da família. Foto: Aldo Shiguti

Hissao discursou em nome da família. Foto: Aldo Shiguti

 

Hissao explicou que “um terreno fora adquirido na esperança de realizar o sonho, mas, por diversos motivos, a construção do novo templo naquele terreno acabou não se concretizando”. “Então, há aproximadamente dez anos, o ilustre reverendo monge Shimizu partilhou o sonho de nossa comunidade com o sr. Fumio Horii, a quem tenho a honra de chamar de ‘pai’”.

Segundo o filho, Fumio Horii, então, confidenciou ao reverendo Shimizu o sonho antigo que ele e Fusako acalentavam em poder contribuir mais ativamente em prol do templo. “Com muito esforço e dedicação, meu pai passou a transformar o sonho em realidade. E assim ele construiu essa bela obra. Do início ao término da construção, todos os dias ele acompanhou as obras de edificação do tão sonhado e desejado templo. Em nome dos meus irmãos e de toda família Horii, gostaria de dizer que ficamos muito felizes e orgulhosos de ver que nossos pais puderam realizar o sonho e construir um legado”, destacou Hissao, que agradeceu, em nome da família, a inauguração dos bustos em homenagem aos pais, “símbolo de afeto e gratidão por parte dos membros do templo para com a nossa família”.

 

O casal Fumio e Fusako Horii com os filhos. Foto: Aldo Shiguti

O casal Fumio e Fusako Horii com os filhos. Foto: Aldo Shiguti

 

Tesouro – Já no salão principal, onde foi celebrado um culto, os convidados puderam ouvir as palavras do presidente da Associação Mantenedora do Templo Honpa Hongwanji de Mogi, Kenzo Neguishi, e do  emissário da matriz do Japão, o reverendo Joei Nassuno. Neguishi agradeceu a contribuição do empresário Fumio Horii e do Grupo Shibata e lembrou que o templo antigo, inaugurado há 66 anos no centro da cidade, precisava se adequar aos novos tempos, proporcionando aos adeptos mais conforto, pois “na sociedade atual se privilegia a locomoção através do automóvel e continuávamos na mesma rua estreita, sem estacionamento”.

 

O emissário da matriz do Japão. Foto: Aldo Shiguti

O emissário da matriz do Japão. Foto: Aldo Shiguti

 

“Penso que este templo é um tesouro não só para a comunidade local, mas para toda a Federação Sul-Americana. E, no futuro, deverá se transformar num tesouro da comunidade nipo-brasileira residente em Mogi das Cruzes. Espero que continuemos a receber todo esse apoio e generosa contribuição de todos. E que este templo se desenvolva como um importante esteio na vida espiritual de todos”, finalizou.

 

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. Foto: Aldo Shiguti

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. Foto: Aldo Shiguti

 

Em seguida, as autoridades – entre eles o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli – se dirigiram até o prédio do cinerário para o corte da fita inaugural. No local estão depositadas as cinzas dos pais e antepassados dos adeptos. A primeira parte da inauguração terminou com a distribuição de motis.

 

Distribuição de motis encerrou a primeira parte das inaugurações. Foto: Aldo Shiguti

Distribuição de motis encerrou a primeira parte das inaugurações. Foto: Aldo Shiguti

 

Serviço – O novo Templo Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes fica na Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves, km 50, bairro de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes (em frente ao Hotel Paradise Resort). Telefone: 11/4799-0530

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    resized_paradise

     

    resized_shibata

    Related Post

    TÊNIS DE MESA: Hugo Hoyama é homenageado pela Tack... Pela sexta vez nas Olimpíadas, Hugo Hoyama foi homenageado por colegas de seleção e patrocinador no dia 10, com jantar no Restaurante Hiro, na zona Oe...
    CURITIBA: 26º IMIN Matsuri Celebrando a vinda dos imigrantes japoneses ao Brasil, a comunidade Nikkei de Curitiba realizará, nos dias 18 e 19 de junho de 2016, o IMIN MATSURI - ...
    SOCIAL: A Águia de Ouro leva centenas de nikkeis à... Uma das festas mais populares do Brasil, o carnaval traz centenas de foliões japoneses encantados, que não resistiram e vão cair na passarela do samba...
    RIO NIKKEI: Aniversário do Imperador do Japão é co... Em 3 de dezembro de 2016 foi comemorado o Aniversário de Sua Majestade o Imperador Akihito do Japão - que completará 83 anos no próximo dia 23 de deze...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *