Especial/61º PREMIO PAULISTA DE ESPORTES: ‘Vocês são nosso orgulho’, afirma Aurélio Nomura

Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo mais uma vez abriu suas portas para receber a cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de Esportes, que este ano chegou a sua 61ª edição na noite desta terça-feira, 18. E pela primeira vez, com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que compôs a Mesa juntamente com o vereador e líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura (PSDB); Raul Takaki, presidente da Editora Jornalística União Nikkei – que edita os jornais Nikkey Shimbun e Jornal Nippak – o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yasuo Yamada; a vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Teruco Kamitsuji; o vice-presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Jun Suzaki e o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio.

 

Câmara Municipal de São Paulo recebeu o Prêmio Paulista de Esportes pelo sexto ano consecutivo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Abrindo a série de discursos, o presidente do Jornal Nippak saudou dirigentes e atletas e agradeceu a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, além do apoio do vereador Aurélio Nomura, “que pelo sexto ano consecutivo abre as portas da Câmara Municipal São Pauilo para mais uma edição do Prêmio Paulista de Esportes”.

Takaki destacou que os homenageados receberiam uma “pequena lembrança, mas com um peso muito grande”. “Este Prêmio carrega uma tradição de 61 anos ininterruptos e, além de agradecimento, serve de incentivo para que continuem se dedicando”, disse Takaki, lembrando que o Prêmio Paulista de Esportes é um dos mais antigos, se não o mais antigo, da comunidade nipo-brasileira, e tem como objetivo valorizar e incentivar novos talentos nikkeis e reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados que contribuem e contribuíram para a divulgação e preservação das modalidades trazidas pelos imigrantes pioneiros.

 

O cônsul geral do Japão em São Paulo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Tóquio 2020 – Takahiro Nakamae lembrou que a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos da Rio 2016 foi conquistada pela judoca Rafaela Silva. “É com muito orgulho que vejo que os esportes olímpicos japoneses tornaram-se uma tradição não só na comunidade nipo-brasileira como também na sociedade brasileira”, disse Nakamae, acrescentando que o esporte vem sendo uma importante ferramenta no intercâmbio entre os dois países. “Em 2020 acontecerão os Jogos Olímpicos de Tóquio e, para isso, o governo japonês está expandindo o programa ‘Esporte para Amanhã’ cujo objetivo é estreitar as relações entre os países através do esporte.

Importante apoiador do Prêmio Paulista de Esportes, o líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura, iniciou sua fala lembrando que “ultimamente temos recebido pessoas fazendo alguns movimentos contrários ao governo, o que até entendemos, pois não existe essa coisa da unanimidade. “Mas o que a gente vê é uma posição totalmente adversa do que vem se colocando. Vem se provocando e vem se estimulando a baderna, e não o diálogo, a divergência de ideias em plenário. Não permitem, inclusive, a continuidade de questões que estão sendo discutidas com interferências de vaias. Não temos medo de vaias, mas acredito e tenho a convicção que fomos eleitos para, aqui nessa Casa, discutirmos democracia, colocar as nossas ideias e esperar que a população possa apoiar ou não, mas não podemos permitir todo esse movimento que vem se colocando”, criticou o vereador, destacando que “acredito que a cerimônia de entrega do 61º Prêmio Paulista de Esportes serve de alento para lembramos da história dos pioneiros da imigração japonesa”.

 

Aurélio Nomura, líder do Governo na Câmara. Foto: Jiro Mochizuki

 

Superação – “Os nossos pioneiros sentiam, através do esporte, um dos grandes ensinamentos de seus pais, que era forjar o caráter e através do respeito que eles adquiriram de seus maiores hoje nós vemos muitos nikkeis ocupando cargos cada vez mais relevantes em todos os setores da nossa sociedade, seja na Medicina, Engenharia, Área Jurídica, Administração Púbica e na Política, mas sempre uma figura de destaque, mantendo aquela integridade e aquela seriedade de nossos maiores”, afirmou Aurélio Nomura, afirmando que “esse Prêmio expressa apoio, reconhecimento e homenagem a atletas e dirigentes”. “Aliás, para todos aqueles que verdadeiramente dedicaram e dedicam toda uma vida ao esporte amador. Esta atenção e este apreço manifestado pelo desafio de superar os próprios limites são gratas recompensas”, explicou o tucano, acrescentando que o Prêmio, “além de revestir de grande importância, servindo de incentivo para esportistas, clubes e dirigentes, nos faz lembrar, antes de mais nada, dos nossos pioneiros”. “Mesmo tendo que trabalhar de sol a sol nas fazendas de café, com abnegação e determinação os japoneses fizeram questão de passar para os descendentes, filhos e netos quatro lições: a aplicação aos estudos, o gosto pelo esporte, a dedicação pelo trabalho e acima de tudo a honradez, uma qualidade que infelizmente nos faz falta hoje”.

 

Salão Nobre da Câmara Municipal ficou lotado. Foto: Jiro Mochizuki

 

E finalizou: “Vocês são um grande orgulho. São um grande exemplo do legado desses maiores. Esse enfrentamento que está sendo feito pelo país por todos os homens de boa vontade haveremos de reconquistar nosso pais para rumar dentro dos horizontes almejados pelos nossos pais e netos. Sabemos que a prática de esportes, assim como serviu de alento nos tempos difíceis,  também era motivo de confraternização, de refletir o futuro. Como hoje na premiação. Além de rendermos nossas homenagens, estamos presentes para enfrentar e receber o legado dos nossos maiores”, concluiu Aurélio Nomura.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Related Post

    AKIRA SAITO: Resultados do Campeonato Sul-American... Resultados oficiais dos alunos da Associação Shizuoka Goju-kan do Brasil no VII Campeonato Sul-Americano de Karate-do Goju-kai, realiz...
    COMUNIDADE: 10º Nikkey Matsuri espera 40 mil visit... O Nikkey Matsuri, tradicional evento organizado por sete entidades nikkeis de São  Paulo, ultrapassou as fronteiras da zona Norte e conquistou a Améri...
    BEISEBOL: Cooper é campeão da ‘16ª Taça Federação ... A categoria Pré-Junior do Cooper Clube conquistou o título da “16ª Taça Federação Paulista de Beisebol 2016”. A segunda colocação ficou com a equipe d...
    JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA/ESPORTE: Andy Kobayash... Ele nasceu no Brasil, mas com apenas dois anos de idade emigrou com a família para o Japão. Anderson Kobayashi Chromeck, 21 anos, representa no Japão ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *