ESPECIAL/IGREJA MESSIANICA: Tetsuo Watanabe deixa legado de fé, arte e cultura

 

Passados poucos mais de três meses da morte do presidente mundial da Igreja Messiânica no Japão, Tetsuo Watanabe (1940-2013), os membros brasileiros continuam praticando suas orientações como, por exemplo, sentir gratidão por todos os momentos. Watanabe deixou um legado de fé por onde passou. Natural de Tóquio, Tetsuo Watanabe chegou ao Brasil em 1962 como missionário da Igreja Messiânica, onde fez a difusão pioneira do Johrei e dos Ensinamentos de Mokiti Okada (chamado por Meishu-Sama entre os messiânicos) em vários estados do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, tornando-se um líder entre os messiânicos, devido ao seu carisma e sua grande espiritualidade.

 

No Brasil, Solo Sagrado está localizado as margens da Represa Guarapiranga (foto: divulgação)

 

Tornou-se presidente da Igreja Messiânica no Brasil em 1976 com apenas 35 anos, liderando a Igreja no Brasil por 30 anos, até 2006, quando recebeu o título de Presidente de Honra da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. Após isso, se dedicou exclusivamente ao cargo de presidente mundial da instituição na Sede do Japão, o qual vinha exercendo até o dia 5 de outubro do ano passado, data de seu falecimento.

Ao longo de sua carreira missionária, promoveu a expansão da Igreja Messiânica não só no Brasil, como em muitos países da Europa e África, além de liderar a construção do Solo Sagrado de Guarapiranga, localizado na zona Sul de São Paulo.

Em 1976, como presidente da Igreja Messiânica no Brasil, Tetsuo Watanabe mostrou aos brasileiros a importância da peregrinação aos três Solos Sagrados do Japão nas cidades de Atami, Hakone e Kyoto, roteiro iniciado em 1970, quando partiu a primeira caravana Brasiléia rumo ao Solo Sagrado do Japão com o objetivo de reencontrar com Meishu-Sama (nome religioso de Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica).

 

Tetsuo Watanabe promoveu a expansão da Igreja Messianica não só no Brasil como também em outros países (foto: divulgação)

 

Desde que passou a incentivar a ida de brasileiros, houve um grande aumento no número de caravanas, que passou para cinco por ano. Esse número vem aumentando gradativamente.

Em 2010 foram 383 brasileiros ao Japão divididos em oito caravanas. No ano seguinte foram 638 em 11 grupos. Este ano a previsão é que cerca de 800 brasileiros participem de 17 caravanas. No total, mais de 10.200 membros brasileiros visitaram o Japão por intermédio das caravanas organizadas pela Igreja Messiânica.

No ano 2000, Watanabe tornou-se presidente da Igreja Messiânica Mundial e passou a ocupar a hierarquia mais alta dentro da igreja, recebendo o título de reverendíssimo. Mesmo com muitos afazeres na Sede Geral do Japão, fazia questão de receber todos os estrangeiros cumprimentando um por um. E, com esforço incansável, incentivava os membros que encontrava a compartilhar a alegria de peregrinar a Sede Geral do Japão.

Atualmente, além de visitar os três Solos Sagrados do Japão, os caravanistas brasileiros visitam também museus e templos budistas e xintoistas no sentido de conhecerem de perto a cultura japonesa, e fazem encontros de intercâmbio com messiânicos japoneses.

 

Ikebana– Como presidente da Fundação Mokiti Okada – instituição ligada à Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Tetsuo Watanabe também foi um grande incentivador da cultura japonesa, principalmente a ikebana e as artes plásticas. A Academia Sanguetsu de Ikebana da Fundação Mokiti Okada, adota o estilo Kado Sanguetsu (Estilo Montanha e Lua), que se caracteriza pela simplicidade e tem sua essência no respeito à Grande Natureza. Objetiva, acima de tudo, a elevação espiritual tanto de quem compõe o arranjo, quanto de quem o aprecia. Assim, no estilo Kado Sanguetsu, a Ikebana não representa apenas algo decorativo, mas possibilita despertar a sensibilidade para o belo, enobrecendo o sentimento de quem o admira. Os alunos aprendem a lidar com a verdadeira essência da vida, a praticar sempre o bem e a se expressar em beleza em todos os aspectos, provando que qualquer coração, por mais insensível ou sofrido que seja, se rende diante da flor, harmonizando-se consigo e com o mundo.

 

Tetsuo Watanabe foi um grande incentivador da prática da Ikebana (foto: divulgação)

 

Hoje, a Academia Sanguetsu está presente em todos os estados brasileiros e alguns países da América Latina, como Chile, Argentina, Peru e Bolívia.

Com quase 40 anos de atuação, a Academia Sanguetsu já formou 90 mil alunos e 900 professores. Tem como responsável o ministro Erisson Thompson Lima (que também foi seminarista da Igreja Messiânica), atual presidente da Associação de Ikebana do Brasil e da Chado Urasenke Tankokai Brazil Association e vice-presidente do Centro Chado Urasenke do Brasil.

 

Seminários – O reverendíssimo Watanabe também foi um grande incentivador do Seminário de Formação Sacerdotal da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, criado em 1º de junho de 1971, com a finalidade de selecionar e preparar jovens por intermédio da formação religiosa integral com vistas à carreira sacerdotal.

Watanabe destacava dois pontos que considerava importante: a formação do elemento humano e a difusão mundial – a divulgação dos ensinamentos a outros países. Principalmente quando estava mais presente no Brasil (antes de se tornar presidente mundial), Watanabe frequentemente promovia encontros com os seminaristas, dando palestras, compartilhando experiências, incentivando-os a trilharem com paixão e determinação o caminho da dedicação exclusiva à Obra Divina.

O Seminário, cuja 38ª turma iniciará suas atividades em janeiro deste ano, começa na Sede Central,em São Paulo– SP, onde os seminaristas que vêm de todos os Estados do Brasil, aprendem o idioma japonês durante dois anos, fazem o teste de proficiência na língua japonesa (JLPT), e depois são encaminhados à Sede Geral no Japão, para continuar seus estudos.

Desde a década de 1970 até o momento, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil já enviou ao Japão 261 jovens brasileiros que, durante um ano e meio, estudaram a língua japonesa, os ensinamentos do fundador da Igreja, e tiveram contato direto com a cultura japonesa. Muitos desses jovens brasileiros tornaram-se bolsistas e estudaram em várias universidades do Japão, como Tsukuba, Hitotsubashi, Keio, Meiji, Rikyo, TUFS, entre outras. Após retornarem ao Brasil, três desses bolsistas se tornaram Tradutores Juramentados no idioma japonês.

Hoje, a maioria dos reverendos orientadores da Igreja vieram do seminário, e muitos brasileiros que passaram pelo seminário atuam em mais de 30 países, tanto na África, como Oceania, Europa, América e Ásia, desenvolvendo a difusão da Igreja Messiânica no exterior.

 

Alimentação saudável – Cidadão Paulistano – título concedido em 9 de maio de 1988, pela Câmara Municipal de São Paulo, Tetsuo Watanabe também tinha como uma de suas preocupações uma alimentação saudável. Não à toa, teve participação de destaque na criação Korin Agropecurária, empresa fundada em 1994 e que desenvolve o método agrícola preconizado por Mokiti Okada.

Além das frutas, legumes e verduras naturais, a empresa produz o mel orgânico, café, água mineral e o Frango Korin, que é o carro-chefe.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

===================================================================

A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

A Igreja Messiânica Mundial foi fundada no Japão em 1º de janeiro de 1935 por Mokiti Okada, chamado pelos messiânicos de Meishu-Sama, que, em português, significa “Senhor da Luz”. No Brasil, a Igreja foi introduzida em junho de 1955 e, atualmente, possui 454 unidades denominadas Johrei Centers. A instituição possui cerca de dois milhões e meio de messiânicos, entre ministrantes de Johrei e simpatizantes, e filiais em mais de 70 países.

O objetivo principal da Igreja Messiânica é a construção do Paraíso Terrestre – um mundo isento de doença, miséria e conflito – criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. Tem no Johrei o seu principal instrumento de difusão religiosa e atua em áreas distintas como arte, educação, cultura e meio ambiente.

Para a concretização do Mundo Ideal, onde haja Verdade-Bem-Belo, os messiânicos se empenham para fazer sempre o melhor, difundindo e trabalhando incansavelmente na busca do equilíbrio individual, por meio do Johrei, cultos, palestras e trabalhos voluntários.

Mais do que uma simples religião, a Igreja Messiânica acredita no seu papel de ultrarreligião devido às várias atividades realizadas em parcerias com instituições que desenvolvem trabalhos embasados nos ensinamentos de Meishu-Sama. São eles: Fundação Mokiti Okada; Centro de Pesquisa Mokiti Okada; Ikebana Sanguetsu; Faculdade Messiânica; Korin Agropecúaria Ltda.; Korin Meio Ambiente; Korin Construtora Novo Mundo e Korin Alimentação.

Meishu-Sama, seguindo o exemplo da natureza, em que tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, iniciou, em 1945, no Japão, a construção de protótipos do Paraíso Terrestre os quais chamou de Solos Sagrados. No Brasil, a Igreja Messiânica conta com um Solo Sagrado localizado em São Paulo, às margens da represa de Guarapiranga (www.solosagrado.org.br). Inaugurado em novembro de 1995, é considerado um dos maiores e mais belos parques de contemplação da natureza existentes no País, sendo frequentado por pessoas de diversas instituições públicas, privadas e religiosas.

 

=======================================================================

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIO 2016: A “Tocha Olímpica Rio 2016” traz muita i... As Olimpíadas Rio 2016 começou cedo para a dupla de publicitários Gustavo Chelles e Romy Hayashi que garantiram o pódio com a criação inovadora e arro...
TÊNIS DE MESA: Chinesa naturalizada brasileira que... A Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa decidiu levar a chinesa naturalizada brasileira, Gui Lin para os Jogos Olímpicos de Londres,...
LINS: Prefeito de Lins destaca importância da 59ª ... A Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins – Abcel – realizou de 3 a 5 de julho, em sua sede, a 59ª Exposição Agrícola de Lins e Região. N...
VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Em Brasília, dep... O deputado Fernando Francischini (Solidariedade- PR) protagonizou uma cena inusitada durante a visita de Suas Altezas Imperiais à Câmara dos Deputados...

9 Comments

  1. Pingback: Jornal Nippak faz reportagem especial sobre reverendíssimo Tetsuo Watanabe - Igreja Messianica Mundial do Brasil

  2. Tive oportunidade, de encontrar com o Reverendo e sentir sua energia
    de amor contagiante, com o pensamento voltado para o século 21,
    onde estará concretizado um novo modelo de civilização, espiritualmente elevada,
    em Verdade, virtude, beleza, dos seus habitantes!!! Com respeito a natureza, e agricultura natural. Um alerta para destruição do planeta pelo egoísmo e materialismo da maioria das pessoas.
    Paulo Adelson Teixeira (Osasco_SP)

  3. Varios momentos de minha vida religiosa tive a permissão de encontrar com o Revmo.Watanabe, desde 1974,em especial o inicio da Difusão da Agricultura Natural
    na região de Rio Claro ,conjuntamente com Rev.Pedro Partezan.No encontro que tivemos em Campinas no mes de agosto de 2013 “PIONEIRO DA SALVAÇÃO’ ele deixou orientações preciosas como: 1-A alimentação mais saudável é a Arca de Noé do século XXI,2-Nos nascemos para elevarmos espiritualmente e aproximar cada vez mais próximos de DEUS,3-Precisamos mudar dia a dia nem que for um ponto por mes.
    Nestas breves palavras quero deixar registrado minha eterna Gratidão ao mestre Revmo.Watanabe.

  4. Desde 1974,tive a permissão de varias vezes encontrar com o Revmo.Watanabe.Especialmente por ocasião do inicio da Difusão da Agricultura Natural na região de Rio Claro,conjuntamente com o Rev.Pedro Partezan,1983 a 1995.Nos dois ultimo encontros ficarão registrado na minha alma,pois aconteceram praticamente um mes antes da sua partida ao mundo espiritual,o que passo a relatar:
    Dia 4-8-2013 no Solo Sagrado dia do meu aniversário,onde tive a permissão de acompanhar com minha esposa e o Deputado Aldo Demarchi o encontro com o Governador de São Paulo Alkimin,sinalizando a importancia da Religião e Politica estarem juntas.
    Dia 25-8-2013 em Campinas no Encontro de Pioneiros da Salvação,passo a registrar tres orietações deixada:
    1-A alimentação Natural é a ARCA DE NOÉ DO SÉCULO XXI;
    2-Nos nascemos para elevarmos espiritualmente e buscar chegar cada vez
    mais próximo de DEUS;
    3-Precisamos mudar cada dia nem que for um ponto por mes;
    Quero deixar registrado a minha eterna gratidão ao Revmo.Watanabe

  5. PRÁ MIM ELE É QUASE INSUBSTITUÍVEL!MARAVILHOSO!!.

  6. Para mim ele sempre estará vivo, através de suas maravilhosas orientações, as quais me esforço em praticar, principalmente a última, q nos foi legada em agosto de 2013, quando de sua última estada conosco aqui no Brasil: “Supremo Deus e Messias Meishu-Sama, muito obrigada! Essa purificação, esse sofrimento estão me purificando e me salvando. Muito obrigada! Receba minha gratidão!”

  7. Fiquei muito feliz, em receber a graça e permissão de participar, juntamente com os membros do Johrei Center Mirinzal-Ma, no encontro de Pioneiros da Salvação em Belém-Pa, onde recebemos com muito amor e carinho as orientações do Revmo. . Watanabe. Muito obrigado Revmo. Watanabe, vamos mandar brasa!

  8. O REVERENDÍSSIMO É SIMPLESMENTE UM EXEMPLO DE FÉ PARA TODOS. SAUDADES. OBRIGADA POR TÊ-LO CONHECIDO.

  9. Foi uma grandiosa pessoa aqui na Terra e, com certeza, continuará nos abençoando

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *